Baseado na HQ de Luciano Cunha e tendo como designer o grande Sanderson Virgolino, em O Doutrinador - Cardgame, lançado pela New Order Editora, os jogadores são investigadores que estão colhendo informações sobre políticos corruptos para tentarem levá-los a justiça, mas o Doutrinador não quer saber de justiça, a não ser a da bala.
Cada jogador vai começar com uma mão de cartas e na sua jogada compra duas cartas, e então você irá baixar duas cartas.
Ao baixar as cartas você escolhe se faz isso de forma aberta ou fechada, fazendo de forma fechada, você não mostra para os outros jogadores a carta escondida, guardando a informação secreta para você, já ao baixar a carta aberta, ela fica exposta e sujeita aos ataques inimigos, mas também é a forma de você ativar o poder delas.
Na sua mão, gente honesta tentando ajudar nas
investigações para colocar os corruptos na cadeia.
O baralho é montado de forma que teremos três momentos em que o Doutrinador vai "passar o rodo" nos corruptos da mesa, então quando ao comprar cartas se essas cartas específicas aparecerem, os corruptos de maior valor da mesa são assassinados, isso quer dizer que você perde aquela carta para o descarte.
O bacana aqui é a interação entre os jogadores, o jogo tem muitos efeitos de dar pernada no coleguinha, então você precisa sempre ficar esperto tanto nas cartas abertas quanto nas fechadas dos outros jogadores.
Outra coisa legal são as cartas universo Guará, que são cartas instantâneas que são baixadas sempre abertas, e tem um efeito rápido para dar uma movimentada nos turnos.
Você pode baixar as cartas abertas, com a informação disponível para todos,
ou fechadas, protegendo a sua investigação.
O jogo termina quando o Doutrinador aparece pela terceira vez, como das outras duas vezes os jogadores precisam eliminar o corrupto de maior valor da sua mesa, e após essa eliminação todas as cartas são abertas e contam-se os pontos de todos os corruptos investigados e quem tiver a maior pontuação é o vencedor.
Mais uma vez o Sanderson fez um jogo consistente, rapidinho e que atende bem ao que se propõe, chegando na esteira do filme do Doutrinador que estreou agora em novembro, o jogo de cartas tem tudo para agradar aos fãs do quadrinho e aos jogadores que curtem partidas com bastante interação.
As cartas do universo Guará estão presentes para
dar uma mexida no andamento do jogo.