RFreitas::Sven, não há resenha ou comentários sobre o jogo na Ludopedia. Vi aqui procurando como você, e não achei.
Mas vi que vc o avaliou e jogou algumas partidas. Você poderia, por gentileza, dar uma breve resenha?
Agradeço desde já!
Boa tarde, Rafael.
Primeiramente eu não entendo porque este jogo é tão desvalorizado aqui no Brasil. No BGG ele é bem avaliado e os comentários são muito bons.
O jogo consiste em você dirigir e prosperar uma ou mais companhias de trem sendo suas ou não. O jogo tem 5 companhias que são distintas entre si pela cor. Existem as ações que correspondem a cada cor das companhias - azul, verde, vermelho, amarelo e roxo. Cada companhia tem 6 ações, mas no início do jogo são retiradas 2 ações de cores diferentes, de forma que 2 companhias ficam com 5 ações e, no total, 28 ações que farão parte do jogo.
O "tabuleiro" se divide em 2 matrizes. Uma com 4 colunas e 7 linhas e a outra com 4 colunas e 9 linhas. A primeira matriz é composta pelas ações que serão compradas ou disputadas e a segunda é composta pelas cidades. Sim, após fundar uma empresa você passa a ficar responsável por seu crescimento e isso, no jogo, quer dizer comprar cartas que simbolizam os trilhos de interligação entre as cidades que você está adquirindo, para aumentar sua malha ferroviária. Um jogador pode querer adquirir uma ação e o presidente não permitir sua compra. No caso das cidades, cada carta de cidade tem seu preço fixado. As mais caras, na fase de
income lhe dão maior retorno financeiro mas menos pontos de vitória no final do jogo. Aquelas que custam menos lhe dão mais pontos, mas um retorno financeiro menor. Isso porque cada carta possui além de seu preço e seu retorno financeiro, escudos que o jogo chama de "Coast to Coast Symbol". No final do jogo soma-se estes símbolos e os multiplica por $100,00 e então multiplica-se este valor pelo número de ações da companhia que possui em sua mão. Desta forma é que se ganha o jogo, quem tiver mais dinheiro no final.
Outro ponto muito tenso do jogo é que um jogador pode lhe roubar a presidência da companhia que você fundou e isso altera muita coisa, pois as duas pessoas poderão investir na mesma empresa mas o presidente é quem recebe mais. Geralmente, não é recomendável você impedir que outros jogadores comprem ações da sua empresa, às vezes é até negócio perder a presidência. Tudo dependerá da sua estratégia.
O que tenho para lhe dizer é que este jogo é ótimo, aqui em casa é mesa certa, a qualquer hora. Todo nós gostamos.
Basta lhe dizer que o designer é o mesmo que fez o jogo The King is Dead, o Peer Sylvester.
Espero tê-lo ajudado um pouco com este breve relato.
Rodrigo.
Por meio da nossa experiência aqui em casa, eu recomendo muito este jogo.
Volto a frisar - não sei porque aqui no Brasil este jogo é tão desvalorizado. Pode ser a falta de
hype. Aqui, geralmente, vende quando tem
hype.