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  4. Coimbra e a pasteurização dos euros italianos

Coimbra e a pasteurização dos euros italianos

Coimbra
  • Lpporto
    889 mensagens MD
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    Lpporto23/11/18 12:25
    Lpporto » 23/11/18 12:25

    Dant Dondarrion::Parabéns pelo texto sempre muito bom!

    Esse jogo está na minha lista de desejo por causa do Lorenzo e Gran Austria que gosto bastante e  por que não é arte do Klemens Franz, Mas só compro se sair aqui e espero muito que venha para mercado nacional.
    Sobre o tema do jogo para mim e igual maioria dos Euro que joguei, vejo o Tema e percebo que tentaram colocar e até colocaram, mas no fim para mim é só pano de fundo, pois fico pensando na pontuação do que se o meeple parece um fazendeiro ou se a ação representa algo no tema do jogo. Tipo Lisboa já vi muitas pessoas falar de ser temático e até acho isso, mas somente se a pessoa quiser que seja temático entrando no tema do jogo.

    eu acho que existe uma pequena diferença aí. Acho que no caso do Vital, ele pensa num tema e como aplicar isso numa mecanica euro. E é claro, vira uma representação super lúdica da coisa. Mas vc pega um Gallerist e tudo faz sentido no tema. Não é tão generico, por mais que seja, ainda, uma representação superficial.
    no caso de Feld, euros italianos não. o cara pensa na mecanica toda e depois cola algo ali. Esse q é meu grande ponto aqui

    1
  • marllongm
    42 mensagens MD
    avatar
    marllongm23/11/18 12:29
    marllongm » 23/11/18 12:29

    Ótimo texto, como sempre!

    Dessa escola italiana escolhi ter apenas o Lorenzo. Ainda estou pensando no Marco Polo, porém mais para usá-lo como Gateway. Essa nova leva não me abriu os olhos.

    Quanto a opção da escolha de design de aparecer todas as cartas concordo totalmente com o diogoilho. Eu iria escrever as mesmas coisas, mas ele foi mais rápido em postar. Acrescento que além de garantir o bom funcionamento do engine build, eleva o nível estratégico e a curva de aprendizado/habilidade. Você pode construir uma estratégia sem depender da sorte, ficando a mercê apenas dos oponentes.

    No Lorenzo, por exemplo, para usar bem as cartas amarelas vc precisa chegar em certo nível de conhecimento das mesmas: quais são, em qual rodada pode aparecer, o que precisa pra garantir as mesmas... Por isso que muita gente que jogou ele 2 ou 3 vezes considera seguir a estratégia das cartas verdes e roxas desbalanceada. A rejogabilidade do jogo está mais nas cartas de líderes, na posição em que as demais cartas saem durante a partida, na aleatoriedade dos dados e claro, na interação entre os jogadores; pois esse jogo existe uma certa marcação.

    2
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto23/11/18 12:31
    Lpporto » 23/11/18 12:31

    diogoilho::Sair todas as cartas NÃO é um problema, principalmente em um jogo de engine builder. Veja por exemplo o Lorenzo, apesar de as cartas sempre sairem, o turno, a altura na torre, e os dados rolados dão variedade ao jogo e tornam uma carta viavel ou não para sua estratégia.

    Mas a certeza q a carta da engine que planeja vai vir torna qualquer estrategia viavel, talvez o custo seja proibitivo qndo surgir e vc prefira se adaptar.
    Agora se vc não sabe se a carta virá ou não, o que pode definir o vencedor eh a mais pura sorte. Pois aquela carta q vc precisava pra combinar com aquela que voce comprou no primeiro turno não veio, mas a do seu amiguinho sim.

    Anachrony, q vc comentou que gostou, eh um bom exemplo de um jogo de engine builder RUIM no sentido que exemplifiquei acima. A aleatoriedade e ordem que sai as construções (se sairem) definem o vencedor pela pura sorte se todos jogadores forem do mesmo nivel. Inclusive o fato de ser um engine builder abaixo da media, acaba estragando tbm a viajem no tempo ( q nada mais eh q um empréstimo ), pois vc frequentemente  nem tera opções de construções que justifiquem ele.



    Eu discordo um pouco com a questão do balanceamento da estratégia pois existe muito mais maneiras de tornar uma estratégia viável além de esperar ou necessitar de uma carta específica. Nesse tipo de jogo, em geral é uma decisão tática dentro de uma estratégia geral. Existem vários jogos que fazem a mesma coisa sem usar todo o deck de cartas. 
    Anachrony eu entendo oq vc diz. A presença da aleatoriedade. Mas no final, acho que isso é uma questão de gosto por total ausencia de sorte. E aí, onde tem aleatoriedade fora do setup tem sorte. Gaia não tem. Terra Mystica não tem, quase todo resto tem. E eu estou de boa de jogar jogos táticos onde vc tem q fazer o melhor com o que aparece. No final, a vitória em geral é dada ao melhor e não a quem deu a cagada na compra. 
    Nisso, o Anachrony tem 1 coisa que me incomoda um pouco, que é a questão dos dados de tecnologia. 

    1
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto23/11/18 12:50
    Lpporto » 23/11/18 12:50

    marllongm::Ótimo texto, como sempre!

    Dessa escola italiana escolhi ter apenas o Lorenzo. Ainda estou pensando no Marco Polo, porém mais para usá-lo como Gateway. Essa nova leva não me abriu os olhos.

    Quanto a opção da escolha de design de aparecer todas as cartas concordo totalmente com o diogoilho. Eu iria escrever as mesmas coisas, mas ele foi mais rápido em postar. Acrescento que além de garantir o bom funcionamento do engine build, eleva o nível estratégico e a curva de aprendizado/habilidade. Você pode construir uma estratégia sem depender da sorte, ficando a mercê apenas dos oponentes.

    No Lorenzo, por exemplo, para usar bem as cartas amarelas vc precisa chegar em certo nível de conhecimento das mesmas: quais são, em qual rodada pode aparecer, o que precisa pra garantir as mesmas... Por isso que muita gente que jogou ele 2 ou 3 vezes considera seguir a estratégia das cartas verdes e roxas desbalanceada. A rejogabilidade do jogo está mais nas cartas de líderes, na posição em que as demais cartas saem durante a partida, na aleatoriedade dos dados e claro, na interação entre os jogadores; pois esse jogo existe uma certa marcação.

    @marllongm e @diogoilho. O meu problema com todo engine estar disponível, é que o jogo vira um mero algorítimo matemático. Se vc pegar a carta A, H, J e L faz 200 pontos. Se pegar a X, C, D e F faz 205. E aí, a escolha das cartas vira uma tentativa de repetição matemática do número ótimo. Eu não estou jogando, não estou tomando decisões. Eu estou apenas pegando a carta que o autor predefiniu que me dará a melhor combinação possível. O que muda de jogo para jogo é quase que a ordem que eu jogo e os números dos dados que influenciam como eu faço para conseguir pegar tais cartas. 
    Quando entra-se em jogo, 80% das cartas eu tenho que pensar em qual é o melhor engine de pontos para o que está saindo no jogo. Como eu faço a melhor combinação na atual conjuntura. E aí sim eu me vejo resolvendo um puzzle, ao inves de estar fazendo uma ação predeterminada. 

    2
  • marllongm
    42 mensagens MD
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    marllongm23/11/18 12:59
    marllongm » 23/11/18 12:59

    Lpporto::
    diogoilho::Sair todas as cartas NÃO é um problema, principalmente em um jogo de engine builder. Veja por exemplo o Lorenzo, apesar de as cartas sempre sairem, o turno, a altura na torre, e os dados rolados dão variedade ao jogo e tornam uma carta viavel ou não para sua estratégia.

    Mas a certeza q a carta da engine que planeja vai vir torna qualquer estrategia viavel, talvez o custo seja proibitivo qndo surgir e vc prefira se adaptar.
    Agora se vc não sabe se a carta virá ou não, o que pode definir o vencedor eh a mais pura sorte. Pois aquela carta q vc precisava pra combinar com aquela que voce comprou no primeiro turno não veio, mas a do seu amiguinho sim.

    Anachrony, q vc comentou que gostou, eh um bom exemplo de um jogo de engine builder RUIM no sentido que exemplifiquei acima. A aleatoriedade e ordem que sai as construções (se sairem) definem o vencedor pela pura sorte se todos jogadores forem do mesmo nivel. Inclusive o fato de ser um engine builder abaixo da media, acaba estragando tbm a viajem no tempo ( q nada mais eh q um empréstimo ), pois vc frequentemente  nem tera opções de construções que justifiquem ele.



    Eu discordo um pouco com a questão do balanceamento da estratégia pois existe muito mais maneiras de tornar uma estratégia viável além de esperar ou necessitar de uma carta específica. Nesse tipo de jogo, em geral é uma decisão tática dentro de uma estratégia geral. Existem vários jogos que fazem a mesma coisa sem usar todo o deck de cartas. 
    Anachrony eu entendo oq vc diz. A presença da aleatoriedade. Mas no final, acho que isso é uma questão de gosto por total ausencia de sorte. E aí, onde tem aleatoriedade fora do setup tem sorte. Gaia não tem. Terra Mystica não tem, quase todo resto tem. E eu estou de boa de jogar jogos táticos onde vc tem q fazer o melhor com o que aparece. No final, a vitória em geral é dada ao melhor e não a quem deu a cagada na compra. 
    Nisso, o Anachrony tem 1 coisa que me incomoda um pouco, que é a questão dos dados de tecnologia. 

    No caso de um Terraforming sim, devido a quantidade de cartas que rodam durante a partida e alguns outros mecanismos auxiliadores (você não depende de uma carta pra gerar determinado recurso).
    Já no Lorenzo a rotatividade de cartas é muito baixa e alguns recursos vc so consegue ativando as cartas. Você poderia construir uma engine build de gerar dinheiro e nunca aparecer a carta que transforma dinheiro em pontos. Ou vice versa. É um tipo de jogo que ficar a mercê de oportunidades táticas pode ser muito custoso. Valeria muito mais apenas apostar apenas nas cartas verdes e roxas que dão ponto certo no final do jogo.
    Acredito que um engine build pode funcionar com as duas opções de design, porém vai depender do restante das mecânicas contribuírem para um lado ou para o outro.

    2
  • Ignatius
    287 mensagens MD
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    Ignatius23/11/18 13:02
    Ignatius » 23/11/18 13:02

    Vamos lá. Querem um jogo com interação entre jogadores (não é multiplayer solitaire)? E q se vc for sedento por uma carta, vc vai muito provavelmente pagar alto por ela? Q usa "todas" as cartas? Q as cartas combam (apesar de q nada estratosférico igual foi falado aqui)? Q quase não tem tema? Ainda por cima tem grife e é barato?

    Jorvik! Pronto. Pra q pagar 200 se vc pode pagar 80? E pra q ficar dando blockzinho qdo vc pode furar o olho? kkkkk

    7
  • marllongm
    42 mensagens MD
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    marllongm23/11/18 13:07
    marllongm » 23/11/18 13:07

    Lpporto::
    marllongm::Ótimo texto, como sempre!

    Dessa escola italiana escolhi ter apenas o Lorenzo. Ainda estou pensando no Marco Polo, porém mais para usá-lo como Gateway. Essa nova leva não me abriu os olhos.

    Quanto a opção da escolha de design de aparecer todas as cartas concordo totalmente com o diogoilho. Eu iria escrever as mesmas coisas, mas ele foi mais rápido em postar. Acrescento que além de garantir o bom funcionamento do engine build, eleva o nível estratégico e a curva de aprendizado/habilidade. Você pode construir uma estratégia sem depender da sorte, ficando a mercê apenas dos oponentes.

    No Lorenzo, por exemplo, para usar bem as cartas amarelas vc precisa chegar em certo nível de conhecimento das mesmas: quais são, em qual rodada pode aparecer, o que precisa pra garantir as mesmas... Por isso que muita gente que jogou ele 2 ou 3 vezes considera seguir a estratégia das cartas verdes e roxas desbalanceada. A rejogabilidade do jogo está mais nas cartas de líderes, na posição em que as demais cartas saem durante a partida, na aleatoriedade dos dados e claro, na interação entre os jogadores; pois esse jogo existe uma certa marcação.

    @marllongm e @diogoilho. O meu problema com todo engine estar disponível, é que o jogo vira um mero algorítimo matemático. Se vc pegar a carta A, H, J e L faz 200 pontos. Se pegar a X, C, D e F faz 205. E aí, a escolha das cartas vira uma tentativa de repetição matemática do número ótimo. Eu não estou jogando, não estou tomando decisões. Eu estou apenas pegando a carta que o autor predefiniu que me dará a melhor combinação possível. O que muda de jogo para jogo é quase que a ordem que eu jogo e os números dos dados que influenciam como eu faço para conseguir pegar tais cartas. 
    Quando entra-se em jogo, 80% das cartas eu tenho que pensar em qual é o melhor engine de pontos para o que está saindo no jogo. Como eu faço a melhor combinação na atual conjuntura. E aí sim eu me vejo resolvendo um puzzle, ao inves de estar fazendo uma ação predeterminada. 

    Te entendo totalmente. Tanto que se n tiver outros fatores para interferirem nisso eu também não vou curtir a experiência. Por isso que engine build n está dentro das minhas mecânicas favoritas.
    O Lorenzo se salva aqui em casa pq tem marcação e as cartas de líderes tbm dão um norte diferente.
    Mas já virei a cara para o Newton pq me pareceu que tem praticamente zero interação.

    0
  • marllongm
    42 mensagens MD
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    marllongm23/11/18 13:18
    marllongm » 23/11/18 13:18

    Ignatius::Vamos lá. Querem um jogo com interação entre jogadores (não é multiplayer solitaire)? E q se vc for sedento por uma carta, vc vai muito provavelmente pagar alto por ela? Q usa "todas" as cartas? Q as cartas combam (apesar de q nada estratosférico igual foi falado aqui)? Q quase não tem tema? Ainda por cima tem grife e é barato?

    Jorvik! Pronto. Pra q pagar 200 se vc pode pagar 80? E pra q ficar dando blockzinho qdo vc pode furar o olho? kkkkk

    Kkkkkkkk
    Eu entrei nessa vibe ultimamente. Venho vendendo meu euros solitaire por causa da roteirização deles. Percebi que os jogos que ficam na coleção são os que tem alta interação entre os jogadores. Onde o nível do jogador aumenta o desafio do jogo para todos.
    Solitaire (um pouco interativo talvez) cativo só o Gaia Project. Esse jogo tem a capacidade de apresentar um novo desafio em toda a partida.

    0
  • Lpporto
    889 mensagens MD
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    Lpporto23/11/18 13:24
    Lpporto » 23/11/18 13:24

    marllongm::
    Ignatius::Vamos lá. Querem um jogo com interação entre jogadores (não é multiplayer solitaire)? E q se vc for sedento por uma carta, vc vai muito provavelmente pagar alto por ela? Q usa "todas" as cartas? Q as cartas combam (apesar de q nada estratosférico igual foi falado aqui)? Q quase não tem tema? Ainda por cima tem grife e é barato?

    Jorvik! Pronto. Pra q pagar 200 se vc pode pagar 80? E pra q ficar dando blockzinho qdo vc pode furar o olho? kkkkk

    Kkkkkkkk
    Eu entrei nessa vibe ultimamente. Venho vendendo meu euros solitaire por causa da roteirização deles. Percebi que os jogos que ficam na coleção são os que tem alta interação entre os jogadores. Onde o nível do jogador aumenta o desafio do jogo para todos.
    Solitaire (um pouco interativo talvez) cativo só o Gaia Project. Esse jogo tem a capacidade de apresentar um novo desafio em toda a partida.


    Marllon, Quer euro com alta interação: Brass. Se quiser marcamos na GoB um dia e te apresento ele

    2
  • marllongm
    42 mensagens MD
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    marllongm23/11/18 13:56
    marllongm » 23/11/18 13:56

    Lpporto::
    marllongm::
    Ignatius::Vamos lá. Querem um jogo com interação entre jogadores (não é multiplayer solitaire)? E q se vc for sedento por uma carta, vc vai muito provavelmente pagar alto por ela? Q usa "todas" as cartas? Q as cartas combam (apesar de q nada estratosférico igual foi falado aqui)? Q quase não tem tema? Ainda por cima tem grife e é barato?

    Jorvik! Pronto. Pra q pagar 200 se vc pode pagar 80? E pra q ficar dando blockzinho qdo vc pode furar o olho? kkkkk

    Kkkkkkkk
    Eu entrei nessa vibe ultimamente. Venho vendendo meu euros solitaire por causa da roteirização deles. Percebi que os jogos que ficam na coleção são os que tem alta interação entre os jogadores. Onde o nível do jogador aumenta o desafio do jogo para todos.
    Solitaire (um pouco interativo talvez) cativo só o Gaia Project. Esse jogo tem a capacidade de apresentar um novo desafio em toda a partida.


    Marllon, Quer euro com alta interação: Brass. Se quiser marcamos na GoB um dia e te apresento ele

    Opa, super topo! Esse aí tá no meu radar pra conhecer há muito tempo. Vou te mandar uma MP.

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