Grima::Meus poréns a respeito da estratégia de se comprar 15 jogos nos EUA, 1 vez ao ano, em vez de comprar no Brasil:
1) Me parece mais razoável comprar 1 jogo por mês do que 12 ou 15 jogos por ano. A última opção obriga o comprador a esperar muito tempo para ter o jogo. Me parece mais natural comprar 1 jogo, jogá-lo, e depois comprar outro, do que comprar vários jogos de 1 vez só.
2) Não necessariamente o comprador brasileiro irá pagar o preço do jogo "cheio" por aqui. Há promoções, há leilões, há trocas e há possibilidade de se comprar os jogos usados, barateando, assim, o custo.
3) Os cálculos de valores das compras dos jogos nos EUA foram feito usando o dólar comercial, não o dólar turismo (dá uns 10% de diferença, ou mais). Ainda há o IOF sobre compras no cartão: mais 6%. Só isso já encarece em cerca de 15% ou mais o preço calculado da compra nos EUA.
4) Até acho possível comprar vários jogos de uma vez só, 1 vez na vida, numa viagem para fazer compras, mas não acho interessante a ideia de se viajar todo o ano para o mesmo lugar, só para fazer compras. Os preços nos EUA são realmente muito mais baixos, mas não é a regra para o resto do mundo: na Europa, por exemplo, os preços não são tão baixos, embora ainda sejam mais baixos do que no Brasil, além da passagem e do Euro serem mais caros. O preço da viagem calculado só vale para viagens para destinos "consagrados" de brasileiros nos EUA, que têm muita demanda, como Orlando ou NY por exemplo, visto que para outros destinos internacionais (ou mesmo outros dentro dos EUA) as passagens ficam em cerca de 1000 dólares ou mais.
5) Então, me parece mais "normal" se procurar viagens para destinos variados (o mundo é grande), com vistas a descansar ou se enriquecer culturalmente. Acho (e essa é minha opinião somente) bem monótona a ideia de se viajar sempre para o mesmo lugar e ainda por cima ter que se preocupar em carregar 15 caixas de jogos pra cima e pra baixo. Viagens para fazer compras não são para mim, mas respeito quem goste.
6) Como já foi dito acima, há que se considerar possíveis tributações, por mais que não sejam a regra.
7) O custo da viagem mostrado no exemplo foi feito considerando um final de semana de viagem. Acho muito trabalhoso enfrentar horas de voo e toda a função de uma viagem internacional somente para ficar 1 final de semana no destino. Seria mais aceitável ficar no mínimo uma semana, mas aí o custo já encarece a viagem e distorce o cálculo feito. Claro, estou considerando uma viagem de classe média, em voo comercial e na classe econômica. Não estou considerando viagens em classe executiva ou primeira classe, ou mesmo em jatos privados, visto que, se forem essas as hipóteses, não vejo porque o viajante precisaria se preocupar em economizar 1.000 ou 2.000 reais em uns joguinhos (para esse tipo de viajante, esse não é um valor significativo).
Talvez tenham mais detalhes a serem considerados, se pensar em outros posto aqui posteriormente.
Abraço
Muitos pontos justos. O foco era realmente a viagem para compras. Entendo que nao e uma proposta para todos, mas era uma coisa muito comum que via acontecer com meus amigos. Mas era realmente olhando pela questao puramente financeira, com a chance de curtir algumas coisas não tão comuns.
Vamos la entao:
1 - Nesse caso é um sim e nao, pois existe o problema de disponibilidade. Vamos olha a minha lista de Top 10 de Essen (
https://jadedgamer.wixsite.com/jadedgamer/inicio-1/top-10-jogos-esperados-de-essen-18). Hoje, eu talvez so consiga a pre-ordem do TEotihuacan e talvez o Arcthitects. Jogos que já tenho me esperando la em Atlanta para a semana q vem com alguns mais da GMT que não sairam aqui no Brasil - Space Corps, TALON 1000, Pendragon. Naturalmente foi empurrado para comprar em pilhas de jogos/expansões. Tudo bem que eu tenho o befenficio extra pq a passagem não ser comprada para trazer o jogo, e sendo so uma viagem de negocios que duram de 1 a 3 semanas de cada vez.
2 - O mesmo acontece la no US. Se voce for comprar usado, entao o preco fica ainda mais baixo, pois valor de revenda de jogos no US e muito, mas muito baixo. Mas esse caso e muito, mas muito mais complexo de analisar, e fui pelos preços de jogos na Web aqui e no
https://boardgameprices.com/ la no US.
3 - Justo. Confesso que talvez tenha sido ingenuo da minha parte nao colocar o IOF. Mas os cartoes (pelo menos os meus) me dao um spread de 1 ou 2 centavos no dolar comercial. E por sorte nao tenho taxa de compras internacionais extra. Desculpe por assumir que isso era comum nas contas.
4 - Não acho um argumento justo. O objetivo da viagem e compras (pode ser mais que boardgames, se colocar maquiagem para esposa no esquema a conta fica melhor ainda muito mais rápido.). Não e voce ir numa viagem de férias e colocar o preco dela como custo de compra de Boardgame. E para ser eficiente e ir para onde a passagem e mais barato, e shipar os jogos, ou qq outros produtos para la. Na verdade voce leva duas malas vazias e basicamente vai com a roupa do corpo. E justo dizer que nao e para todos, porque realmenten nao e.
5 - Concordo e e uma questao bem pessoal. E vai com o comentario do item 4. Mas na verdade, eu enviaria tudo para a ultima parada da viagem, e nao precisa carregar de um lugar para o outro.
6 - Justo. No exemplo dado, a tributacao seria 12%, 50% do que passou de USD500,00 se declarado.
7 - Sim. E focando em ser eficiente conseguindo a passagem mais barata. Na verdade, meus amigos que faziam isso usavam milhas em vez de pagar a viagem. Literalmente chegavam la so com a roupa do corpo, ate a mala compravam (Samsonite ou outra boa) que repassavam quando chegavam no Brasil).
Uma historia engracada, e que um dos caras que jogava comingo la em Atlanta trabalha para a Delta... Era impossivel jogar com ele no Fim de semana, pq quase todo fim de semana ele vinha para o Rio de Janeiro para visitar os Pais. Exatamente pq ele não pagava nada para voar, so precisava ter acento vago no voo.
E sim, sabiq que no cenario que bolei havia algumas simplificacoes. Definitivamente as tarifas dos cartoes tipicos do Brasil é algo que não estou tao acostumado, e me basei com algumas coisas q não sejam o normal dos cartoes.
Note que nao e uma proposta de fazer uma viagem relaxante, com espaco para aprimoramento individual, mas sim uma forma de economizar uma grana nos cenarios corretos. Eu sei que no Meu Scythe, so o jogo, mas as expansoes todas X2 acabaram saindo de graca (a revenda da segunda copia no brasil pagou minha copia), e desde entao isso vem me parecendo muito estranho.