Um guia de analise sobre cada personagem, bem como as vantagens e desvantagens de cada um.
Charlie Kane - O Político
Um dos investigadores mais populares, sua principal função no jogo é de comprar itens e manda-los para outros jogadores, com sua influencia altíssima + sua assistente pessoal ele compra itens com facilidade, e pode envia-los a outros jogadores a distancia, ele é ótimo em jogos com muitos jogadores, não é muito recomendado em jogos com poucas pessoas já que ele é um investigador de suporte. A alta influencia dele também é boa para resolver encontros genéricos em cidade, e encontro na asia na cidade de Tóquio, o item roupas chiques é bem apelativo com ele.
Pontos fortes
-Ótimo suporte (bom em jogos com muitos jogadores)
-Sanidade elevada
-Altíssima influencia (compra toneladas de itens)
-Passiva muito boa (comba com influencia alta)
Pontos fracos
-Ruim em magia
-Pouca vida
-Ruim em jogos com poucos jogadores
-Fraco em batalhas
Silas Marsh - O Marinheiro
Herói bom em espaços navais, ganha ação extra ao se mover nesses espaços e pode rolar 1 dado extra nesse espaço, no geral não é muito bom, principalmente porque os melhores lugares para se investigar costumam ser espaços de cidade, péssimo usuário de magia, mais tem os demais status elevados, tem alta vida e baixa sanidade, seu item rede de pesca não é muito aproveitado já que ele tem vida elevada, portando o redutor de dano da rede de pesca não é muito util. Não recomendado contra o Yog já que se dropa muitos feitiços nele, e menos ainda contra o Cthulhu, pois contra o Cthulhu não é recomendado fazer investigações navais para se evitar a colocação de mais marcadores tetricos, sem contar que a sanidade dele é baixa para se enfrentar o Cthulhu.
Pontos fortes
-Vida elevada
-Habilidades boas (tirando conhecimento)
-Ativa excelente (já que a maior parte das rotas de movimentação são marítimas)
Pontos fracos
-Ruim de magia
-Baixa sanidade
-Péssimo contra Yog e Cthulhu
-Passiva ruim
-Rede de pesca pouco aproveitada
Trish Scarborough - A Espiã
Ótima heroína para se adquirir pista, é forte em combate pois começa com uma arma poderosa, vida elevada, sanidade meio baixa, você pode combinar as habilidades dela, use a passiva para rerrolar dois dados gastando uma pista, depois usa a ativa para recuperar a pista gastando uma ação. Você pode combar com outros jogadores também, passe suas pistas para outros jogadores, depois usa sua habilidade para pegar uma nova pista, a habilidade do charlie de dar uma ação extra para outros jogadores ajuda nessa tatica dela. Suas principais fraquezas são, a baixo conhecimento dela que a torna inapta para magias, e ruim contra o Yog, e também a observação dela é muito alta, o que é um desperdício para uma heroína que não precisa sair atrás de pistas, ela é ótima contra o Azathoth já que se usa muitas pistas contra ele.
Pontos fortes
-Vida alta
-Bom equipamento de combate
-Abundancia de pistas (bom contra azathoth)
-Ativa excelente
Pontos fracos
-Sanidade baixa (não tão boa contra Cthulhu)
-Observação exagerada
-Conhecimento baixo
-Passiva não muito boa, apesar de combar com a ativa, você pouco a usa
Akachi Onyele - A Shaman
Heroina fraca, sua ação é bem inutel, gastar uma ação apenas para ver o próximo portal e troca-lo, é um desperdício de ação em algo pouco proveitoso na pratica, a passiva dela é razoável para se percorrer grandes distancias ao fechar um portal, a magia inicial dela não é lá essas coisas, mais ajuda um pouco a fechar portais bem defendidos, atributos razoáveis para fechar portões, começa com uma pista, sua sanidade e determinação elevada ajuda a enfrentar o Cthulhu.
Pontos fortes
-Alta sanidade
-Alto conhecimento
-Determinação e conhecimento alto é bom para fechar portais
Pontos fracos
-Determinação exagerada para sua sanidade elevada, e para quem pode evitar batalhas com monstros usando sua magia
-Baixa influencia, péssima para comprar itens
-Ação ativa inútil
-Baixa vida
Leo Anderson - O Chefe de Expedição
Forte em combates, tem vida e sanidade altas, ruim para comprar itens e usar magias, sua baixa influencia não comba bem com sua habilidade especial, a sua habilidade passiva também não é muito boa já que dificilmente se fazemos testes em espaços selvagens, fazemos mais em cidades, ela ajuda em encontros de expedição, mais raramente fazemos esse tipo de encontro.
Pontos fortes
-Vida e Sanidade boas
-Bom em combate
-Bom em expedições e em mapas selvagens
Pontos fracos
-Baixo conhecimento e influencia
-Habilidade ativa não comba bem com baixa influencia
-Passiva não tão util já que fazemos poucos encontros em mapas selvagens
Norman Withers - O astrônomo
Habilidade passiva ruim, gastar duas pistas ou 1 pista e uma sanidade só para matar um monstro não vale a pena, em contrapartida tem uma ótima habilidade passiva (principalmente por causa de sua sanidade e determinação elevadas), bom contra azathoth a sua passiva, a principal vantagem desse herói é o seu feitiço "Abasteça a mente" que torna seus heróis mais poderosos, o ponto fraco do Norman e que ele leva tempo para usufrui de sua principal vantagem que é seu feitiço, ainda mais que esse feitiço não é tão fácil de passar no teste pois ele reduz em -1 conhecimento.
Pontos fortes
-Passiva excelente
-Ótimo feitiço inicial
Pontos fracos
-Demora para seu feitiço dar frutos
-Influencia nenhuma
-Determinação exagerada
-Vida baixa, fraco em batalha
Lola Hayes - A Atriz
Distribuição de status ruim, determinação desnecessária já que ela tem alta sanidade é não é uma combatente, conhecimento e observações baixas para uma não combatente, a sua alta influencia é útil, mais ela também torna meio que inútil a sua Derringer já que com sua influencia elevada ela pode comprar facilmente armas melhores, sua ação ativa é uma bosta, dificilmente você a usa, mais a passiva é muito boa garantindo uma rerrolada por rodada.
Pontos fortes
-Já começa com um aprimoramento a sua escolha
-Sanidade elevada
-Passiva boa
-Boa influencia
Pontos fracos
-Status mal distribuídos
-Ativa inútil
-Fraca em combate
-Derringer pouco útil
-Vida baixa
Mark Harrigan - O Soldado
Voltado para o combate, Seus altos status o tornam poderoso em batalha, é um inútil em magias e investigações, e sua baixa influencia o tornam dependente de aliados para poder se equipar melhor, depois que ele gasta o querosene vai precisa de ajuda de aliados para conseguir mais equipamentos de batalha, sua vida elevada comba com sua ativa que é razoável para finalizar ou enfraquecer monstros, sua passiva só é realmente util quando se está enfrentando o Cthulhu. Herói recomendado apenas contra o Cthulhu devido sua passiva, contra outros boss, existe combatentes melhores.
Pontos fortes
-Status de combate elevados
-Vida elevada
-Passiva ótima contra o Cthulhu
Pontos fracos
-Status investigativos péssimos
-Influencia baixa, depende de outros para se equipar
-Passiva inútil contra outros boss
-Baixa sanidade
Lily Chen - A artista marcial
Outra heroína de combate, ação ativa inútil já que tanto a vida quanto sanidade dela é boa, e é melhor gastar uma ação descansando do que redistribuindo vida, itens uteis, mais nada extraordinário, sua passiva pode ser bem poderosa a longo prazo já que você ganha dois aprimoramentos ao invés de um. No geral é um herói de combate mediano sem pontos fortes nem fracos
Pontos fortes
-Vida e sanidade boas
-Bom status de combate
-Pontos fracos
-Status de investigação ruins, influencia ruim para comprar itens.
Jim Culver - O músico
Bom suporte com muitos jogadores, suas habilidade passivas e ativa funcionam nele e em seus aliados, não é recomendado em jogos com poucos jogadores por não tirar muito proveito de suas habilidades, seu conhecimento elevado ajuda na sua magia inicial, tem status bem distribuídos.
Pontos fortes
-Habilidades poderosas quando combadas com outros jogadores (bom em jogos com muitos jogadores)
-Vida elevada
-Bom status
-Conhecimento alto comba com magia
Pontos fracos
-Habilidades não tão boas em jogos com poucos jogadores
-Ruim em adquirir pistas (amenizado por começar com uma pista)
Jaqueline Fine - A Vidente
Ótima aquisitora de pistas, principalmente em jogos com muitos jogadores você pode pegar praticamente uma pista por rodada se alguém pegar algum status negativo na rodada, pode ver também a parte de baixo do status negativo que o outro jogador pegou o que ajuda a se preparar para eventualidades, seu feitiço ajuda também a proteger outros jogadores em combate, seu conhecimento elevado ajuda com o feitiço, mais ela é uma inutil em batalha, e tem uma determinação muito elevada para alguém que tem uma sanidade tão grande e não entra em combate.
Pontos fortes
-Pega muitas pistas facilmente, e tem uma magia boa de suporte(ótima em jogos com muitos jogadores).
-Sanidade elevada
-Boa resolvendo investigações
Pontos fracos
-Péssima em combate
-Influencia ruim
-Determinação desnecessária já que ela tem sanidade alta e não combate
-Vida baixa
-Não muito boa em jogos com poucos jogadores
Diana Stanley - A Cultista arrependida
Seu alto conhecimento e seu item manuscrito arcano não só a tornam a melhor usuária de magia como também a tornam uma forte combatente pois eles combam bem com sua skill perda de vigor, seu hp elevado também é útil em batalhas, seu status de conhecimento e observação a tornam boa em investigações também, suas fraquezas são sua baixa influencia, e principalmente sua baixa sanidade somada com sua péssima determinação, a sua passiva ameniza os danos em sua sanidade. A sua ativa é poderosa mais situacional, sua ativa é meio inútil contra o Cthulhu, Azathoth e Yog (apesar de que esse compensa dando muitas skills para ela, já que ela é boa com spells), contra o Shub a ativa dela é muito boa já que ele invoca muitos monstros, mais o boss que ela é mais forte é o Yig da primeira expansão já que ele invoca muitos cultistas e os cultistas dele são poderosos.
Pontos fortes
-Vida alta
-Boa em investigações
-Excelente em magias
-Forte em combate
-Ativa maravilhosa contra o Yig (boss expansão)
Pontos fracos
-Ativa situacional, ruim em muitos casos
-Influencia baixa, ruim para comprar itens
-Sanidade e determinação baixa tornando vulnerável a danos mentais (amenizado pela passiva)
Esse guia foi feito a partir de minhas pesquisas e opiniões pessoais, comprei meu eldritch a pouco tempo, ainda não fiz muitos testes, se alguém discordar de algo, ou quiser acrescentar alguma coisa, só falar aqui.