Fala Galera!
PaladinoMonge trazendo pra vocês mais uma impressão inicial após jogar um jogo pela primeira vez. E hoje lhes trago minhas impressões do jogo Coimbra, lançado agora em 2018 e que foi muito comentado na Gencon.
Antes de mais nada, vamos aos dados técnicos que serão copiados descaradamente da Ludopedia:
Designers: Flaminia Brasini e Virginio Gigli
Quantidade de jogadores: 2 a 4
Mecânicas: Colecionar componentes, seleção de cartas, rolagem de dados e alocação de dados
Dependência de Idioma: Pouco Texto, facilmente memorizavel
(Coimbra fica muito bonito na mesa)
Coimbra se passa no século 15 e 16, bem na época que Portugal está prosperando, sendo considerado uma das lideranças do mundo, época essa que conhecemos mais como a era dos Descobrimentos. Nesse contexto, nós temos a cidade de Coimbra, que é a capital cultural de Portugal. Os jogadores serão chefes de casas dessa cidade e tentarão no decorrer do jogo, ganhar influência e prestígio ao visitar monastérios ou auxiliar as expedições que Portugal está lançando ao novo mundo.
Coimbra é um jogo de alocação de dados, onde os jogadores tentarão subir em 4 trilhas de prestígio, visando ganhar maiores bonificações, além de buscar influenciar pessoas importantes que auxiliarão o jogador a tornar sua casa a mais importante de Coimbra.
Tema bem bacana né galera? Pois é, mas não se enganem, infelizmente o jogo é bastante abstrato e o tema fica apenas de forma bem superficial. Na verdade, você pode trocar o tema por qualquer outro que o jogo funcionará normalmente. Coimbra acaba sendo aquele euro clássico que focou nas mecânicas e deixou o tema um pouco de lado. O tema tá lá, existe uma trilha de monastérios, expedições que podem ser financiadas, que são locais onde Portugal realmente foi, mas no desenrolar do jogo, você vai focar é em conseguir as bonificações e tentar realizar combos que te beneficie em sua estratégia.
(Bora planejar as navegações de Portugal. Bem, nem tanto)
Dito isso, vou me atentar naquilo que achei que o jogo realmente brilha: suas mecânicas. Mas, antes, gostaria apenas de falar que os designers desse jogo participaram da criação do jogo Lorenzo Il Magnifico, junto com Simoni Luciani.
Agora voltamos ao jogo.
Coimbra se passa em 4 rodadas e, em cada rodada são disponibilizadas 12 cartas para a compra. Ao final da quarta rodada é feita a contabilização de final de jogo.Cada rodada é dividida em 7 fases: a) rolagem de dados; b) seleção de dados (dice Draft); c) resolução da alocação do dado; d) ordenação da trilha de iniciativa para a próxima rodada; e) incoming; f) investimento nas expedições.
Um detalhe importante, é que no tabuleiro do jogador, as fases de cada rodada estão divididas pelas letras de a até f. Isso facilita bastante saber em que momento nós estamos. Além disto, também auxiliam na visualização da fase que os poderes das cartas podem ser ativados.
Vamos ver cada uma dessas dessas fases:
. Fase a (rolagem de dados): O primeiro jogador pega os dados e rola. Fim.
. Fase b (dice drafting): Os jogadores, na ordem do turno, escolherão um dado e já irão realizar sua alocação em um dos 4 espaços disponíveis no tabuleiro. Nesses espaços nós temos 3 onde conterão cartas disponíveis para compra pelos jogadores e o castelo, que terá bônus que os jogadores irão utilizar naquela rodada. Cada jogador escolhe 3 dados, mas 1 de cada vez, ou seja, o primeiro jogador escolhe 1, depois o segundo jogador escolhe outro, e assim por diante.
(O dice drafting é essencial pra vitória)
. Fase c (resolução da alocação): Os jogadores resolvem os dados nos espaços de cima para baixo. Aqui um detalhe bem importante: os espaços têm uma regra de resolução. No espaço do castelo, a ordem é resolvida em ordem crescente, ou seja, do menor para o maior. Então o jogador que colocar o menor número será o primeiro a escolher o bônus. Se houver um dado do mesmo número, quem colocou primeiro, vai primeiro. Nos demais espaços, onde tem as cartas, a ordem é decrescente, ou seja, quem colocou o maior número vai primeiro.
Vamos fazer uma pausa e vamos falar agora sobre os dados. Eles são muito importantes. Isso porque eles impactam no jogo em dois pontos: pela cor e pelo número. A cor do dado vai influenciar o incoming do jogador, lá na fase e. A trilha que será ativada será a da cor do dado. Então, se você pegou um dado cinza e dois amarelos, você irá ganhar o incoming correspondente a essas duas trilhas, sendo que receberá duas vezes o da trilha amarela por ter 2 dados dessa cor. Existe uma exceção que é o dado branco, que é um dado coringa, que pode ser de qualquer cor. O jogador é que irá escolher qual trilha realizará seu incoming (mas ele não ativa poder).
Quanto ao número do dado, ele influenciará quanto que você vai pagar para comprar uma carta (no castelo, os bônus são de graça. Não há nenhum tipo de custo). Então se um jogador colocou um 6, ele terá que pagar 6 de seus recursos para pegar aquela carta.
Vamos continuar com a pausa e agora falar sobre as cartas.
(Os dados e os locais onde eles podem ser alocados. O uso dos números e suas cores são muito importantes)
Assim como os dados, as cartas também são muito importantes no jogo pois elas influenciam a estratégia e quais passos o jogador pode tomar para realizá-la. Isso acontece porque o jogador precisa avaliar o custo delas e seus benefícios. A primeira coisa que preciso falar sobre as cartas, é que elas são compradas por dois recursos diferentes: Dinheiro ou Guarda. O custo, como já foi dito, depende do número do dado. Logo, o jogador precisa verificar qual dos recursos ele terá que gastar para adquirir a carta.
Esse é apenas um dos pontos que faz com que a carta já comece a influenciar o que o jogador vai fazer (a escolha do dado e o recurso a ser utilizado). Mas vai além disso.
Toda carta vai te propiciar a subir um determinado número na sua trilha (as cartas são das cores das trilhas). Mas elas também terão bônus imediatos que o jogador poderá realizar ou ‘poderes’ que o jogador terá para fazer em determinada fase. Essas cartas com poderes terão a letra da fase escrita nela e o jogador deverá colocá-la no espaço indicado de seu tabuleiro. A partir daquele momento, o jogador, naquela fase, poderá utilizar-se desse poder. Esses poderes geralmente são bonificações ou descontos. Por exemplo, na fase C, o jogador pode ter um desconto por comprar cartas com dinheiro. Assim, toda carta comprada com esse tipo de recurso, o jogador teria esse desconto.
Como vocês podem perceber, é muito importante que o jogador veja quais benefícios ele terá, ao adquirir uma carta, e se vale a pena pagar mais para tê-la. Lembre-se, a ordem de compra depende do número do dado e esse número também é o custo da carta.
(As cartas são tão importantes quanto os dados)
Para finalizar, algumas cartas também servirão como um set colection em que o jogador poderá ganhar pontos ao final do jogo. Esse set colection é baseado em uma pequena medalha, com uma determina cor, e quanto mais medalhinhas diferentes você tiver, mais pontos você ganha.
Fim da pausa. Retornemos as fases.
. Fase d (ordenação ordem do turno): Os jogadores contam suas coroas e pela quantidade de coroas é feita a ordenação do turno para a próxima rodada. Quem tem mais coroas fica em primeiro. As coroas são obtidas através dos bônus dos castelos ou em alguns tiles que ficam em cima de algumas cartas. Também existem coroas impressas na ordem, sendo que o primeiro jogador não tem coroa;
. Fase e (Incoming): Os jogadores recebem o incoming correspondente as trilhas das cores dos dados escolhidos naquela rodada. Essa fase é bem interessante e importante para o planejamento da rodada futura. É nesse momento que os jogadores receberão dinheiro ou guarda (que servem para comprar cartas ou investir nas expedições), podem ganhar pontos de vitória ou mesmo andar pela trilha dos monastérios. Também nessa fase, os jogadores podem ter cartas que dão algum tipo de bônus, como por exemplo, ganhar 2 de dinheiro por cada dado amarelo que escolheu. Também vale ressaltar que o jogador realiza essas ações (poder e incoming do dado) na ordem que ele quiser. Aqui você vai tentar maximizar o seu incoming. Pode ser que você consiga andar na trilha do monastério e pegar uma bonificação que aumenta o seu incoming de dinheiro. Logo, receber o dinheiro e depois andar não seria a melhor opção.
. Fase f (expedições): Os jogadores podem investir em uma das 6 expedições disponíveis para aquele jogo. O custo encontra-se nas cartas, mas o recurso depende de qual espaço a carta se encontra (existem 3 espaços para guardae 3 para dinheiro). Essas expedições são pontuações de final de jogo.
(As trilhas de Coimbra. Você não consegue subir em todas igualmente. Escolha sabiamente)
Vocês por acaso perceberam como as fases do jogo se influenciam mutuamente? O jogo é uma intersecção contínua de suas fases. Escolher um dado vai depender da trilha que você quer subir, dos recursos que precisa para comprar determinadas cartas que possam aparecer, sendo que essas cartas irão influenciar as ações que você poderá fazer, subindo sua trilha, andando nos monastérios e dando poderes distintos para o jogador. Mas para comprar as cartas você precisa de recursos, que virão no incoming, que são influenciados pelas cartas e que você recebe pelo dado que pegou.
E isso é o que eu mais gostei em Coimbra. Esse planejamento futuro que você deve fazer a cada rodada, olhando seus recursos, cartas, dados, monastérios, é muito bem feito. Muito bem elaborado. Eu me vi perdido em meus pensamentos, pensando a melhor forma de realizar uma ação com determinada carta que me daria muitos benefícios. Mas para isso precisaria gastar e pegar um dado alto. Nossa, como é divertido.
(Caminho da peregrinação com seus vários monasterios. Andar com fe eu vou, a fe não costuma falhar)
Coimbra entrega ao jogador muitas opções e ele precisa saber ler quais são as melhores, porque não dá pra fazer tudo. É bem cobertor curto. O planejamento futuro, feito a cada rodada, é muito importante e vai separar os homens dos meninos.
Além de tudo isso citado acima, ainda tempo pontuações de final de jogo, com as expedições e set collection. As expedições são uma forma de dar um norte ao jogador. O que ele priorizará em seu jogo e mostrará pelo que ele lutará durante o jogo (cartas, dados, etc).
(Esse jogo é desafiador)
Coimbra é um belo jogo de alocação de dados que desafia o jogador a pensar e se planejar para realizar ações imediatas e futuras, com o objetivo de conseguir mais pontos de vitória.
Se você gosta de jogos com essa pegada, curte alocação de dados e possibilidade de viradas no fim da partida, Coimbra é uma excelente pedida para sua coleção.