Um apanhado de perguntas & respostas tiradas do fórum da BoardGameGeek.
Perguntas Frequentes
P: Quantas vezes se pode usar a carta de Portal no Panteão?
R: Apenas uma única vez, assim como é feito com os Deuses.
P: Já que o Portal custa sempre o dobro do custo indicado no espaço de ação do Panteão, as fichas de Oferenda também sofrem alguma modificação? Como o dobro de desconto para ele?
R: Não. Para saber o custo do Portal, basta dobrar o valor do custo pedido, e desse resultado subtraia o desconto da(s) ficha(s) de Oferenda.
P: Se eu construir a Maravilha: Santuário, o desconto para utilizar o Portal será de 2 moedas ou de 4?
R: Duas. O desconto é sempre de um valor fixo.
P: Quando um jogador ativa o Portal, ambos os jogadores vêem as cartas do topo dos montes de Mitologia?
R: Sim. A palavra-chave "revele" refere-se a ambos vêem as cartas do topo de cada monte. Neste instante, se Enki for revelado, o jogador também deve sortear (das fichas que foram descartadas previamente) 2 fichas de Progresso científico. Se Enki não for escolhido, essas fichas voltam à caixa e devem ser misturadas junto às demais.
P: Quando Astarte é invocada, o jogador pode escolher quais moedas usar, do tesouro pessoal ou da Divindade?
R: Sim. Astarte ainda oferece uma proteção contra perca de dinheiro causada pelo seu oponente. No momento que desejar, pode retirar qualquer quantia das 7 moedas depositadas em Astarte, mas não poderá devolvê-las à Deusa. Lembre-se que ao final do jogo, cada moeda que ainda restar sobre ela contará como 1 ponto de vitória.
P: Quando Netuno é invocado, o jogador pode escolher quaisquer fichas militares descartar e isso vai sempre afetar o oponente?
R: Sim. Na verdade essa é uma ótima pergunta. No manual em alemão isto está claro e Bruno Cathala confirma aqui. Uma pena que houve essa lacuna nos manuais em francês e inglês. Em alemão diz que o segundo efeito "sempre afeta o oponente" não importando de que lado foi retirada a ficha militar.
P: Com a possibilidade de desfazer uma Maravilha já construída, descartando a carta que à construiu. As cartas usadas para construir Maravilhas podem ser vistas pelo oponente sempre que ele(a) precisar?
R: Sim. Visto que as cartas utilizadas para a construção de uma Maravilha foram tiradas da estruturação das Eras e portanto, estavam desbloqueadas, viradas para cima. Qualquer jogador pode, quando achar necessário, olhar as cartas viradas para baixo que foram usadas para erguer Maravilhas.
P: Na Era II, é possível descartar uma ficha de oferenda descartando a carta que à carrega?
R: Sim. Através do poder de Zeus, ele permite descartar qualquer carta, virada para baixo ou para cima, em qualquer posição estando esta bloqueada ou não, a carta vai para a pilha de descarte e a ficha que a carta carregava deve voltar para a caixa.
P: É possível utilizar mais de uma ficha de Oferenda para invocar uma Divindade?
R: Sim. Caso possua mais de uma ficha de Oferenda, o jogador poderá gastá-las de uma única vez, se assim preferir.
P: Se eu construir uma Maravilha que me dá o benefício de jogar novamente. Posso pegar assim 2 fichas de Mitologia se disponíveis?
R: Se for possível, sim. Seu turno acaba e começa novamente. Todos os benefícios de fim de turno nestas duas vezes que jogar são resolvidos normalmente, se for possível e estiver disponível.
P: O efeito da ficha de Progresso científico: Maçonaria é aplicado aos Grandes Templos?
R: Não. A Maçonaria só aplica desconto à construção de edifícios cívicos (azul).
P: O Progresso científico: Economia tem alguma influência sobre o Progresso científico: Engenharia?
R: Não. Na Economia o recurso que você não tem e pagaria ao banco por isso, é pago ao oponente. Mas Engenharia não tem a ver com recurso.
P: Quando um Grande Templo é construído através do encadeamento por uma ficha de Mitologia, deve-se descartá-la?
R: Não. Mas as fichas de Oferenda são descartadas quando utilizadas.
P: Quando uma carta possui uma ficha de Mitologia/Oferenda, você pega a ficha se comprar a carta ou quando a carta for revelada (desbloqueada)?
R: Ao final do seu turno, se sua jogada ocasionou revelar alguma carta contendo uma ficha, essa ficha é sua. Se for de Mitologia, você deve imediatamente escolher um deus correspondente e colocá-lo virado para baixo no Panteão em alguma posição à sua escolha. Se for de Oferenda, você deve guardá-la consigo para mais tarde utilizá-la, ou não.
P: Com a introdução da expansão Panteão, uma nova ação entrou em jogo, ativar Deuses. Com isso podemos dizer que mesmo ao final de uma Era, é possível ativar o poder dos deuses que ainda restam no Panteão?
R: Não. A resposta oficial é a de que, uma Era termina quando a última carta da estrutura é retirada. Qualquer turno-extra depois disso é perdido. Se for na Era III o jogo encerra e os deuses não invocados jamais o serão.
P: Quando uma ficha de Oferenda é coletada, esta informação é pública ou podemos virá-la para baixo?
R: Na preparação da Era II é dito que as fichas de Oferendas são colocadas viradas para baixo e logo depois reveladas. Esta informação é pública assim como a quantidade de moedas no tesouro pessoal.
P: Se as fichas de Oferenda são colocadas para baixo, em seguida reveladas, podemos já colocá-las para cima na preparação da Era?
R: Sim. Esta forma sugerida pelo autor foi pensada afim de "sortear" as fichas na estruturação da Era, sem que haja interferência por interesses. Desta maneira se você já quiser colocá-las viradas para cima, lembre-se apenas de sorteá-las ao acaso e seguir uma ordem (ex: esquerda para a direita).