Ulissesvb::Ulissesvb::Rhedrun:::Antes de tudo, essa é uma opinião baseada apenas em leitura de regras e reviews do Western Legends, que ainda não tive a oportunidade de jogar, e de 2 partidas de Merchants and Marauders.
Dito isso, o Western Legends me pareceu um jogo muito simples pelas regras. Basicamente você anda e faz a ação dos lugares ou duela com alguém. O duelo é bem "bobo" (opinião pessoal): você joga uma carta, eu jogo uma carta, quem jogou a mais alta vence. Não me pareceu um jogo ruim, mas eu realmente achei um pouco bobo no sentido "jogo de aventura mundo aberto". Aparentemente não há muita sensação de evolução (não há xp, upgrades apenas de uns poucos itens) e de descobertas (não há "exploração", quests ou coisas a serem encontradas, como itens, cavernas, coisas ocultas).
Como falei, não joguei, mas do que li, me murchou um pouco. Não parece o meu estilo de jogo.
Nessa vibe, considero jogos como o Xia e o M&M melhores, onde você evolui, compra novas naves/barcos, tem que tentar otimizar rotas para cumprir objetivos/quests. Me parecem ter uma sensação melhor de "aventura de mundo aberto".
PS: Particularmente prefiro Xia ao M&M. Mas jogo ambos feliz.
Obrigado pela excelente análise Rhedrun
Ulissesvb: Pessoal curto muito o M&M e como tenho ouvido falar que o WL também é mundo aberto, gostaria de saber de quem já jogou os dois se conseguem dizer os pontos fortes e fracos de ambos.
Olha Ulisses, falando com um pouco mais de propriedade, eu tenho o M&M e joguei o Western Legends, são realmente muito parecidos mas ao mesmo tempo ambos possuem várias diferenças.
O M&M é muito mais complexo e burocrático, principalmente na questão das batalhas (no meu caso, as vezes até eu evito a batalha porque eu sei que vai ser demorado, sofrido e nem sempre vai valer a pena), e não me leve a mal, eu adoro M&M, mas o fator recompensa é mais difícil de enxergar, é mais difícil e demorado aumentar a reputação e o jogo é muito punitivo caso você perca seu barco ou tripulação.
No caso do Western Legends, também é possível evoluir o personagem comprando armas melhores, montarias melhores, itens variados e, inclusive, fazer upgrade destes itens, sem contar que depois que passamos do 5º Legend Point, nós destravamos a habilidade especial do personagem, o que torna as coisas ainda mais interessantes. Em relação as batalhas, eu simplesmente achei genial, de uma maneira instigante, fazendo com que os jogadores não queiram "fugir" nunca de um duelo, aliás, é isso mesmo que a batalha é, um duelo, cada um "saca" uma carta da mão, na teoria, a mais alta vence, mas é possível jogar outras cartas de reação e combinar com os poderes especiais de cada personagem, trazendo mais emoção e previsibilidade para o jogo. Outro fator muito interessante em relação ao Western Legends, são os mini games do jogo, que permite você jogar uma partida de texas hold'n, mineirar ouro, assaltar banco, gastar o dinheiro no cabaret, tudo de maneira temática e intuitiva.
Concluindo: Western Legends é mais fácil de jogar, de explicar e de colocar na mesa do que o M&M, tem uma sensação maior de recompensa, visto que é mais fácil evoluir na trilha de pontuação, é mais leve e, também, mais divertido. Gostei tanto que já adquiri minha pré-venda da Conclave.
OBS: Eu colocaria mais um jogo com as mesmas mecânicas do M&M e do Western Legends na comparação, o Star Wars: Outter Rim, e classificaria eles da seguinte maneira:
M&M - Simulador de navegação na era da pirataria, batalhas mais complexas e ações mais burocráticas
Star Wars: Outter Rim - É um meio termo entre o M&M e o Western Legends, com batalhas de complexidade média e um pouco mais fluído que o M&M
Western Legends - Jogo fácil de ensinar, extremamente temático e intuitivo e com batalhas rápidas e muito divertidas
Entre estes 3, na minha opinião, o Western Legends é o mais fácil de colocar na mesa e agradaria uma gama maior de jogadores.