fernandounb::Eu estou relativamente novo no hobbie e até agora aprendi muito sobre BG e sobre os jogos que fazem a minha cabeça. Acho que essa crítica aos reviews tendenciosos faz sentido sim. O mercado brasileiro se importa em vender, não importa se você se fideliza ou não, o lance é vender o máximo possível e eu fui vítima de muito post tendencioso... Comprei muito jogo que no review era a obra prima do BG e na hora eu descobri que não era nada do que eu tinha lido... Incluindo aí os hypes de editoras que patrocinam estes posts.
Achei o texto excelente deste aqui, mas também achei interessante a discussão.
Acho que precisamos amadurecer em todos os aspectos, desde as editoras ouvindo mais as demandas dos diversos níveis de jogadores aos valores praticados no nosso mercado interno.
Hoje eu me sinto seguro para adquirir jogos de fora da roda dos reviews. Acho que o refinamento no hobbie já ajuda a não sofrer mais disso. Só que, enquanto isso acontece, acabei migrando para canais de fora do Brasil e acabei privilegiando a compra de jogos usados e recorrendo à importações. Praticamente sai da roda de comprar jogo no BR... Acho que vale a análise disso também...
Salve Fernando. Bacana o seu relato, também já passei por isso e acho que vou continuar passando. Se você procurar no youtube pelo canal jogando offline, vai achar um dos melhores canais que já tiveram no Brasil. Um produção bem bacana e um conteúdo bem relevante, ao assistir um video deles já brota uma vontade de também ter aquela experiência, sendo que não há nenhuma garantia que no seu grupo o jogo vai funcionar da mesma maneira.
Na época boa parte dos jogos não tinha sido anunciado no Brasil, então se depois de eu ver o gameplay de mansion of madness e ter ficado louco até conseguir comprar. E depois ter ficado insano fazendo o setup do jogo e no fim das contas ter achado uma porcaria. Não dá para achar que os caras são tendenciosos e estavam fazendo propaganda para que a FFG vendesse mais Mansions of Madness por aqui.
Acho que tirando alguns que recebem jogos, a maioria produz algo sobre um jogo somente por estar empolgado com o jogo e querer dividir aquilo com outras pessoas que podem se empolgar. Jogar todos os produtores de conteúdo em um balaio de pessoas que recebem para falar bem de um jogo meia boca só para vender é desacreditar todo o mercado.
Se coloca no papel da editora: vou trazer um jogo meia boca e vou dar este jogo meia boca para alguns produtores de conteúdo sob o compromisso de fazer críticas positivas. Acho que é um plano meio arriscado, eu prefiro acreditar que o jogo meia boca pra mim, vai servir perfeitamente para outro tipo de jogador.O jogo nacionalizado já tem um filtro que é o público americano e europeu, na maioria das vezes esse jogo foi testado em algum mercado e foi identificado que ele pode fazer sucesso para determinados jogadores.
O que eu acho que muitas vezes os produtores fazem é amenizar nas críticas a jogos nacionais. Eu vejo elogios em alguns jogos que eu realmente fico pensando se eu vi outro jogo. E olha que se eu vou em um evento e tem um protótipo eu gosto de testar para ter uma visão e dar o meu feedback para quem tá apresentando o jogo. Não que eu seja algum especialista em avaliar protótipos é só uma preferência pessoal.