Por Fernando da Taberna do Giba
O último banquete é o evento social da temporada, com todos os membros da corte, desde o humilde Mensageiro e a fantasmagórica baronesa White Lady, clamando para fazer uma aparição. Embora cada detalhe do jantar tem sido planejado à perfeição, vários membros da Corte estão a conspirar para tornar este banquete o último - para o rei que é...
A Fantasy Flight Games publicou The Last Banquet, um jogo épico para ser jogado com um grupo um pouco maior – de seis a VINTE E CINCO jogadores.
Em The Last Banquet, cada jogador assume o papel de um membro da corte real, desde o próprio rei, o bardo amigável, a bruxa sedutora ou o sábio senescal. Agindo fora de suas respectivas funções, os jogadores devem usar as ações permitidas para eles para tentar realizar os objetivos das suas equipes. No entanto, você precisará ser criterioso em suas ações, pois o rei está observando de perto para sinais de deslealdade – e nem todos na mesa do banquete estão do seu lado.
Seis Cenários Únicos
The Last Banquet trás seis cenários diferentes projetados para suportar variadas formações de jogadores. Trabalhe para assassinar o rei antes que uma facção rival no cenário The Last Banquet termine a rodada com o assassino de sua facção sentado ao lado do Rei. No cenário The White Maiden’s Lament, a fantasmagórica White Mainden e sua facção tentarão assassinar a rainha, enquanto a facção da rainha tentará afastar o sinistro espectro. Recupere chaves enquanto evita o nefasto duque, para resgatar a princesa no cenário The Missing Princess para seis a dez jogadores.
The Last Banquet é ótimo para jogar com grandes grupos ou em festas, e seus cenários podem acomodar um enorme número de jogadores. Em nossos próximos previews iremos apresentar informações mais detalhadas sobre cada um desses cenários, então fiquem ligados!
Preparando a Festa
Cada jogador recebe uma carta de personagem no início do jogo, determinando o papel que eles irão jogar. Cada carta de personagem contem informações detalhadas sobre seu personagem, como sexo, status social, e comportamento, para melhor ajudá-lo a entrar na personalidade do personagem. As cartas de personagem também providenciam uma observação calorosa ou sarcástica que você poderá usar durante o jogo para saudar o rei, em uma tentativa de conseguir sua graça, ou demonstrar sua insatisfação com o reinado.

Depois das cartas de personagens serem distribuídas, a maioria dos cenários irá pedir que os jogadores se dividam em facções ou times. As facções se reunem separadamente para planejarem o banquete que se aproxima. Por exemplo, no cenário The Last Banquet, cada facção escolherá secretamente um assassino. Cada objetivo da facção será então posicionar seu assassino próximo ao rei no final do turno. Para alcançar esse objetivo, você precisará usar da estratégia com os seus colegas para executar da melhor forma seu plano covarde, e vir com outros planos para impedir as manobras tortuosas de seus oponentes. Mantenha em mente, o Rei não ficará de braços cruzados! Nós falaremos mais dos objetivos do Rei em futuros previews.
Quando você pegar seu lugar na mesa, começa o banquete, estando cercado por olhares atentos de amigos e inimigos. Lembre-se da etiqueta na corte, e esteja certo de empregar toda a astúcia que conseguir reunir.
O Banquete começou
Quando o vinho é servido e a comida colocada sobre a mesa, a festa – e o jogo – começam.
O Anfitrião (determinado pelo cenário) começa a festa passando o cetro, que servirá para marcar o jogador ativo, a um jogador imediatamente a sua esquerda ou direita.
Durante a festa, seu objetivo é usar suas ações dadas e a ajuda de sua facção para manobrar habilmente os outros jogadores e a si mesmo em uma posição para conseguir o objetivo da sua facção. Como fazer isso é com você e os outros membros de sua facção. Talvez você usará a bajulação para apelar aos outros membros da corte, ou talvez você vai depender da furtividade e dissimulação para manipular seus colegas convidados. Você poderia tentar distrair o grupo com a ajuda de uma empolgante música de Bardo, ou uma piada com o Bobo da Corte. Talvez você vai contar com o favor de um patrono para facilitar seu caminho para a vitória. Assim que você entrar na festa, mantenha os olhos abertos para oportunidades!
Ações são usadas para afetar outros membros da corte, muitas vezes, reorganizando-os na mesa. Ações também podem proteger certas pessoas dos efeitos de uma ação, ou mudar a direção em que se move o cetro. A maioria das cartas de personagem tem quatro ações: uma ação básica, ações numeradas de um e dois e um favor.
Realizado Ações: Usando sua ação 2, a rainha troca de lugar com a duquesa. A rainha move para o lugar da duquesa e a duquesa vai para o lugar onde a rainha estava.
Em seu turno, basta selecionar uma ação e ler o texto em voz alta. Então, siga as instruções dadas. Algumas ações são consideradas sob os mais importantes membros da corte. Elas são indicadas com um símbolo a sua direita, não afetando personagens com o Status Social da Realeza.
Ações de favores requerem o consentimento de um patrono – um estimado membro da corte, muitas vezes sendo o rei. Para realizar uma ação de favor em seu turno, você deve pedir a autorização do patrono do cenário. Se o patrono aceitar, você poderá realiza-lo. Se o patrono vetar, seu turno termina e você deverá passar o cetro e sentar-se.
No decorrer do jogo, os jogadores alternam lugares à mesa, às vezes ocupando o mesmo espaço que outros membros da corte. Ações comuns incluem forçar os jogadores de sua escolha a trocar de lugar, trocar de lugar com outros jogadores, ou mover-se adjacente a um jogador de sua escolha. Cada ação tem potencial para aproximá-lo à vitória!