Começo este post pedindo desculpas a todos que acompanham a Liga Capixaba de Formula D, e seus posts que publico aqui, mas este ano foi muito complicado eu conseguir manter assiduamente a publicação dos resultados das nossas corridas por conta de compromissos profissionais, o crescimento da Dungeon Capixaba, que vem tomando boa parte do meu tempo, e o grande número de outros torneios de esportes com jogos de tabuleiro que passamos a organizar este ano. Além da Formula D, que este ano foi para sua quarta temporada de disputa, e da DFL Capixaba, que está em sua terceira temporada, tivemos também os seguintes torneios fazendo suas estreias este ano:
- Liga do Pizza Box Baseball, com 12 jogadores, muitos, mas muitos jogos mesmo (cada jogador fez 10 jogos na fase de classificação), e patrocínio da loja Nerd's, que fica em jardim Camburi, Vitória, ES;
- World Cup Rallyman, com 8 pilotos e 7 etapas simulando o mundial de rali, patrocinado pela loja Boards4U;
E teremos também ainda este ano:
- Volta da França, com Flamme Rouge, com 8 ciclistas e 21 etapas simulando o famoso circuito de ciclismo, que terá patrocínio da Oakenshield Jogos e da Editora Conclave, e em janeiro World Board Surf League, com o Tavarua. Ufa! A exposição está crescendo!
Mas vim aqui falar do campeonato deste ano que está pegando fogo! A disputa é a mais acirrada entre todas as edições de nossa liga, e o resultado final é imprevisível. Vamos falar de corrida por corrida. Lembrando que a liga tem o patrocínio da UZ Games Vitória, a sua loja de games.
GP Mônaco
Depois do GP de Valência, que foi o último que cobri, veio o esperado GP de Mônaco. Digo esperado pq a galera que curte Fórmula 1 sabe que o circuito de Mônaco é muito tradicional, e ganhar aqui, mesmo que seja no tabuleiro, tem um gostinho a mais.
Depois de subir nos andares menores do pódio nas três primeiras corridas, ficando com dois terceiros lugadores e um segundo lugar, Davi "Hulkenberg" Gonçalves, da equipe Renault, finalmente ganhou sua primeira prova no ano. A corrida foi complicada, com dois pilotos abandonando a prova por problemas na suspensão, já que a pista ficou bem suja, mas deixando a disputa bem interessante, já que o líder do campeonato naquela altura, Lorão "Pèrez", chegou em segundo lugar, ficando Wagner Ocón, da Force Índia, em terceiro e fazendo dobradinha de pódio com seu companheiro de equipe.
GP de Hockenheim
Se Mônaco serviu pra mostrar que sabia ganhar prova, Hockenheim foi a confirmação para Davi, ganhando de fora a fora a prova e vendo seu adversário, Lorão, chegando em terceiro, com Flávio "Verstappen" Mendes, da RBR, fazendo seu primeiro pódio na carreira. A prova foi tranquila com apenas um abandono, de Wagner "Ocón", por problemas nos pneus.
GP da Índia, GP de Monza, GP Sotchi
Aqui aconteceu algo de inédito em todas as nossas temporadas da Liga de Formula D. Todas as provas foram disputadas sob chuva desde o início e em todas Lorão "Pérez" ganhou, recebendo por isso o título de "Rei da Chuva". Nessas corridas o desempenho de Davi "Hulkenberg" foi bem abaixo, ficando em 5º lugar na Índia, 3º em Monza e apenas 7º lugar em Sotchi.



Aliás a prova de Sotchi foi a mais bizarra. Isso porque Junin "Sainz Jr.", da Renault, liderava a prova com folga na volta final com Flávio Verstappen em sua cola muito perto, e Lorão "Pérez" bem distante em terceiro. Os dois líderes começaram a abusar dos seus pneus, com Flávio em uma perseguição louca a Junin e este tentando acabar logo com a prova, mas cálculos errados fizeram dos dois rodarem na última curva antes da reta de chegada. Melhor para Lorão que passou os dois na frente dos boxes e ganhou a corrida. Com a vitória ele assumia disparado a liderança da competição, com 76 pontos contra 62 de Davi, apenas com 4 corridas para o fim do campeonato que pareceria ter definido seu campeão de 2018.
GP de Baltimore
Corrida maluca. Assim pode ser definida a prova disputada em um circuito de rua que tem seus boxes NO MEIO do circuito e não na reta da chegada, o que criou uma situação inusitada em relação a troca de pneus macios e até onde eles valiam. Depois de consultado regulamento e visitado fóruns na internet estabelecemos a regra e fomos os 10 pilotos para a corrida, e onde somente QUATRO terminaram a prova! Muitas quebras por conta de motor, algumas por suspensão e somente uma por conta do bico da carenagem. Entre os que abandonaram a prova na volta final estava o líder Lorão, que viu seu adversário, Davi, ganhar a prova e ficar apenas a dois pontos atrás dele. Em segundo chegou Junin "Sainz Jr." pra fazer dobradinha no pódio e em Terceiro Rodolpho Raikkonnen, da Ferrari.
GP de Suzuka
Pista muito rápida onde os motores são testados ao máximo. As atenções estavam todas nos dois pilotos que estavam nas primeiras colocações do campeonato, mas quem se aproveitou na largada foram Douglas "Leclerq", da Ferrari, e Andre "Vandoorne", da McLaren, que dispararam na frente. Na segunda volta Andre decidiu não parar nos boxes e tomou a liderança da prova, mas seu carro foi desgastando e na última curva do circuito foi ultrapassado por Lucas "Ricciardo", da RBR. Completando o pódio chegou Davi, que viu seu adversário Lorão chegar em 5º lugar e com isso ficarem empatados na primeira colocação com 81 pontos faltando apenas duas corridas para o fim do campeonato: Abu Dhabi e Interlagos!
Essa, senhores, é a atual situação do campeonato por pilotos:
1 - Lorão "Pérez" (Force Índia) 81pts
2 - Davi "Hulkenberg" (Renault) 81 pts
3 - Lucas "Ricciardo" (RBR) 59pts
4 - Junin "Sainz Jr." (Renault) 53pts
5 - Flávio "Verstappen" (RBR) 43pts
6 - Wagner "Ocón" (Force Índia) 36pts
7 - Andre "Vandoorne" (McLaren) 34pts
8 - Rodolpho "Raikkonen" (Ferrari) 30pts
9 - Ricardo "Alonso" (McLaren) 24pts
10 - Israel "Vettel" (Ferrari) 12pts
11 - Douglas "Lequerc" (Ferrari) 0pts
Campeonato por equipes:
1 - Renault 134pts
2 - Force Índia 117pts
3 - RBR 101pts
4 - McLaren 59pts
5 - Ferrari 42pts
É isso aí galera, espero ter conseguido colocar vcs a par do que está acontecendo em nossos campeonatos, e prometo que essas duas próximas provas colocarei o post no dia seguinte. Um abraço a todos e agradeço se deixarem comentários abaixo. Lembrando que a liga tem o patrocínio da UZ Games Vitória, a sua loja de games.