Podium Tabletop #02: Melhores Campanhas
Olá galera, voltando com mais um material do Podium Tabletop, post direcionado a selecionar um top 3 de algum tipo de conteúdo relacionado aos jogos de tabuleiro. Bem, na semana passada eu fiz um material do “Sobre Board” falando sobre os jogos existentes que mereciam um sistema de campanha fora a parte ou incluso no jogo, e hoje venho deixar aqui nesse post meu top 3 de melhores jogos de campanha que joguei.
Para deixar claro alguns pontos, não vou incluir aqui jogos no sistema Legacy, pois se fosse o caso o top seria apenas de jogos nesse estilo, vou colocar apenas jogos que tenham uma rejogabilidade na sua campanha, e também não vou citar alguns jogos que tenho, mas que ainda não joguei a sua campanha ou não cheguei ao final dela, como é o caso do Sword & Sorcery e Shadow of Brimstone, os quais possuo, mas ainda não joguei a campanha, e o Mice and Mystics que não cheguei a concluir. Constarão aqui jogos que joguei toda a sua campanha do começo ao fim.
1°: Pathfinder
Pathfinder cardgame foi para mim um dos melhores jogos de Deck Building que tive a oportunidade de jogar, e a sua campanha é realmente a melhor que joguei. O seu sistema de campanha realmente passa a sensação de se estar em uma sessão de RPG de mesa (sem o fator narrativo, é claro) onde o grupo de heróis vai a todo momento da campanha explorar locais e matar monstros e vilões para completar as missões dadas a eles a cada início de aventura.
Seu sistema de evolução é muito bom, podendo até mesmo ser usada uma ficha de personagem riscável (facilmente encontrada na net para download) para marcar a evolução do seu personagem a cada nova missão. O seu sistema de deck building é muito bem utilizado para representar a evolução do seu personagem durante toda a campanha, onde novas armas, armaduras, itens, aliados e muitas outras coisas são encontrados nos locais de exploração durante todo o jogo, juntamente com o bônus que os jogadores recebem a cada final de missão. É bem notável a evolução do seu personagem a cada jogo, deixando os jogadores ainda mais animados a cada nova partida.
Pathfinder cardgame tem um campanha lançada aqui no Brasil chamada de Mestres Runicso, ela vem com seis caixas de aventuras separadas, onde os jogadores vão indo progressivamente da primeira à última caixa, explorando locais e realizando missões. Cada caixa possui cinco missões jogáveis, e para terminar toda a campanha pode levar um bom tempo de jogatina. No entanto, por mais que esse seja o melhor jogo de campanha que eu tenha jogado, acho que ele tem um ponto franco quanto a sua campanha, para mim, uma campanha deve ter uma história envolvente, que prenda os jogadores no seu desenrolar e os deixe com mais vontade de descobrir o que vem pela frente. Pathfinder cardgame peca nesse ponto, a história da campanha é brevemente contada em pequenos textos em suas cartas de aventuras e missões, deixando as informações vagas em certos pontos, acredito que um livreto contando um pouco mais sobre cada história deixaria o jogo ainda mais envolvente para os jogadores.
2°: Descent: Journeys in the Dark
Para todos que me acompanham, sabem que Descent foi o primeiro Dungeons Crawler que comprei, ele veio da necessidade de suprir a falta que eu estava de jogar D&D, e para mim, esse foi até hoje um dos melhores jogos que joguei, pois mistura mecânicas que lembram muito o D&D, como sua rolagem de dados, movimento em grid, personagens com classes, equipamentos variados e é claro uma campanha.
O sistema de campanha do Descent é muito bom, dando ao jogador por volta de 9 missões na sua campanha (se não me engano). A história que o livro base traz pode ser feita de algumas formas diferentes, dando a possibilidade dos jogadores trilharem caminhos variados a cada nova campanha, o que faz o jogo ter uma rejogabilidade muito boa nesse ponto (diferente de alguns jogos de campanha que possuem uma campanha linear). O sistema de evolução do jogo é também muito bom, onde os jogadores poderão a cada missão pegar equipamentos melhores e ganhar experiência para comprar habilidades da sua classe, tendo assim a possibilidade de formar um kit de equipamentos e habilidades bem variado, de acordo com a vontade do jogador.
Descent só não está no top dessa lista pelo simples motivo de que o Pathfinder simula bem melhor uma partida e campanha de RPG de mesa, porém o descent tem pontos bem superiores ao Pathfinder, como mapas, uma história melhor contada, e claro, as miniaturas.
3°: Arcadia Quest
O Arcadia Quest foi um daqueles jogos que comprei sem muitas pretensões, achei a arte legal, o tema também, e sabia que o jogo tinha um sistema de campanha. Peguei a cópia da caixa base e fui testar. O jogo realmente me surpreendeu bastante em alguns pontos, como por exemplo, por ser uma campanha competitiva, coisa que nunca tinha visto em nenhum outro jogo ainda, e o controle de uma guilda por parte do jogador, dando a ele a possibilidade de controlar três personagens diferentes durante a campanha.
Arcadia Quest tem ótimas mecânicas, o que faz dele um excelente jogo, começando pelo sistema de campanha único, onde os jogadores vão disputar quem faz as missões da aventura primeiro, o confronto PvP entre as guildas e o confronto contra monstros. Seus sistema de evolução é bem bacana, sempre tendo um draft de cartas a cada final de aventura, onde os jogadores poderão usar o seu dinheiro adquirido na aventura para aprimorar os integrantes da sua guilda. Seu sistema de aventuras pode tomar alguns caminhos diferentes, possibilitando aos jogadores fazerem campanhas variadas a cada nova campanha iniciada.
No entanto, Arcadia Quest peca em alguns pontos. O primeiro é um ponto de vista bem pessoal, que é a sua curta campanha, ao total a campanha base tem seis aventuras, eu sei que muitos jogadores não têm o tempo necessário para jogar muito mais que isso em uma campanha, porém para mim ela seria bem melhor se tivesse duas ou três aventuras a mais para fechar a campanha. Um outro ponto que achei um fraco foi a questão da variedade de itens que os jogadores têm para escolher comprar a cada aventura.
Bem, esse é meu top 3 de jogos de campanha. Para mim é bem complicado ter quer fazer um top desses, pois o que alguns jogos pecam em um pouco outros cobrem esses defeitos, o que deixam todos eles com vantagens e desvantagens em determinados quesitos. Foi complicado escolher, mas aí está a lista, espero que tenham gostado do material e um abraço!
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: