No último feriado me reuni com um fã de wargames para um combate nas areias do deserto africano. Meu colega queria muito guiar os britânicos, então ofereci HELLFIRE PASS ou RESCUE MISSION da expansão DAYS OF THE FOX, dois ótimos cenários, bastante equilibrados (um mais desafiante e outro mais divertido). Ele optou por este último (o divertido). Ele só havia jogado TOI uma vez a muito tempo atrás, mas lembrava da maioria das regras, só estava enferrujado.
Começamos a jogar o RESCUE MISSION e na 3ª RODADA o jogo... acabou! Eu consegui paralisar (pinar) o esquadrão britânico responsável por "ir buscar" o esquadrão americano e se isso acontecer, o jogo acaba porque os americanos não conseguem sair do cenário em 5 rodadas. Foi, obviamente, frustrante para ele, um vivaz apreciador de jogos de guerra.
Ele então quis jogar novamente O MESMO CENÁRIO e com o MESMO LADO, só que desta vez ele trataria de não cometer os mesmos erros.
Vejamos se ele aprendeu a lição...


















ATAQUE DE SUPRESSÃO alemão consegue (inacreditavelmente) PARALISAR o esquadrão americano...
CONCLUSÃO
Como devem ter notado, a primeira partida serviu apenas para meu oponente "calibrar" sua mira e saber exatamente o que NÃO FAZER!
Foi um combate muito ferrenho e ele fez TUDO CERTO, agiu exatamente como manda o protocolo, aliás era para ter vencido a partida, só perdeu no último lance do jogo - era tudo ou nada. Antes da última ação, nos cumprimentamos e desejamos boa sorte.
Os alemães (eu) deram muita sorte, pois é quase impossível PARALISAR um esquadrão de Elite, que defende maravilhosamente bem, ainda mais jogando 5 contra 4, eu considerava essa partida perdida, nunca imaginei que fosse conseguir acertá-lo nessas condições.
Deve ser a 4ª vez que jogo esse RESCUE MISSION, eu sempre gostei dele, mas curiosamente nunca vi os ingleses vencerem. No entanto, ao contrário do que sempre ocorreu, o esquadrão americano sempre chegava ao local da fuga com poucos homens, o que reduzia ainda mais suas chances já que defendiam com menos dados. Desta vez ele chegou INTEIRO, acho que foi a primeira vez que isso aconteceu.
É um cenário muito bacana, super divertido mas um tanto ingrato com os ingleses. Não por força de um balanceamento, RESCUE MISSION é balanceado, no entanto seria preciso dar pelo menos MAIS UMA RODADA para os ingleses, pois 5 rodadas é o tempo exato que os americanos tem para alcançar a saída - contando a quantidade de pontos de movimento.
Se for acrescentada mais uma rodada neste cenário, o foco do combate para os alemães vai mudar: Não basta que eles esperem o esquadrão americano, eles terão que brigar pelos COMANDOS pois precisarão combater ferrenhamente pela INICIATIVA.