E ai Ludolindos, tudo bom?
Seguinte, nesse último domingo eu estava jogando Rising Sun com alguns amigos. Três deles ainda não conheciam o jogo, então eu expliquei todas as regras e sendo assim começamos a partida.
Eis que na segunda fase de guerra do jogo, eu (clã Carpa) e um amigo para o qual eu havia acabado de explicar as regras (clã Libélula) iriamos batalhar por Hokkaido que era o último território em guerra. Antes disso, ele iria batalhar no território de Shikoku contra o clã Lótus.
Enquanto essas batalhas se resolviam eu sai da sala para ir ao banheiro e quando voltei, vi que meu amigo da Libélula tinha apostado muitas moedas nessa briga em Shikoku e que ele havia perdido o território. Dai veio o seguinte diálogo:
Eu - Raul, você sabe que a gente ainda vai batalhar em Hokkaido né?
Raul - Sim
Eu - Mas você usou todas as suas moedas? tem muita coisa ai amigo
Raul - Sim, usei
Beleza. Dai o que rolou: antes da minha batalha em Hokkaido eu tinha uma batalha em Kyoto contra o clã da tartaruga. Como eu estava com a Carpa e dispunha de muitas moedas, acabei batalhando e ganhando o terreno com uma certa margem de segurança e deixei poucas moedas para brigar em Hokkaido já que aparentemente meu amigo (para o qual eu havia acabado de explicar o jogo) parecia ter jogado errado na briga anterior dele.
Eis que quando montamos as apostas e levantamos os escudos, ele havia colocado várias moedas em contratar Ronin!
Dai eu obviamente fiquei puto porque considerei aquilo trapaça. Consultando o manual, vimos que ele diz que antes da fase de batalha começar os jogadores devem mostrar ou responder sua quantidade de moedas com sinceridade, mas ele não dizia se durante a fase de guerra nós não podemos revelar nossa quantidade de moedas.
A minha lógica para que esse blefe fosse considerado trapaça foi a seguinte:partir do momento que se inicia a fase de guerra, eu acho que ninguém pode revelar sua quantidade de moedas, pq não faria sentido você falar a verdade caso fosse questionado, o que obviamente resultaria em blefes e não acarretaria em nada nas disputas. Se você na fase de guerra pode mentir sobre a sua quantidade de moedas, é óbvio que você vai mentir e é óbvio que seu adversário vai ficar desconfiado e não vai acreditar.
Portanto eu fiquei realmente incomodado com esse "blefe" porque: 1 - a minha pergunta teve mais fins pedagógicos do que de estratégia mesmo pq ele havia acabado de aprender o jogo e 2 - pelo que entendi o resto da mesa sabia que eu estava sendo lesado e compactuaram com isso e 3 - eu estava jogando convicto de que esse tipo de situação não poderia ocorrer de forma alguma no jogo.
Penso que se questionado sobre a quantidade de moedas na fase de guerra, a resposta correta teria sido "não sei" ou "não posso falar". Como ele respondeu que havia usado as moedas dele, isso acabou interferindo nas minhas escolhas da batalha anterior e me prejudicou na batalha seguinte.
Enfim, o resultado da batalha foi que eu sequestrei três bushis dele mas ele conseguiu colocar 5 ronins contratados contra meus 3 bushis que restaram no território, e ai acabou ganhando em força. Eu me estressei e briguei um pouco com a mesa mas acabei decidindo deixar e levei o jogo em frente, mesmo me sentindo lesionado por algo que pra mim era fora das regras.
Acabou que no fim eu ganhei o jogo e mandei todo mundo p casa do caralh**** hahahaha
Mas enfim, e ai comunidade, afinal, blefar na fase de guerra faz parte do jogo ou é sacanagem? Eu concordo que o jogo te incentiva a fazer alianças e a trair elas na fase de mandados políticos, mas não acho que "blefar" entre nessas mecanicas incentivadas e acabei achando sacanagem do pessoal da mesa.
Enfim, foi trapaça ou não foi?