rodfmadureira::A Câmara Escura foi bastante utilizada como auxilio, por uma grande parte de pintores (principalmente os mais atentos à detalhes) acho que o mais conhecido a fazer uso do artifício é Vermeer.
É o mesmo principio da fotografia por Pinhole, só que com dimensões gigantescas. Basicamente, uma sala com um buraco minúsculo por onde a luz entra e gera uma imagem projetada (invertida), os pintores faziam "tracing" em cima da imagem projetada.
Acho que esse link pode esclarecer sobre o processo: http://www.bbc.co.uk/history/british/empire_seapower/vermeer_camera_01.shtml
Existem especulações que Caravaggio e da Vinci faziam uso de artifícios similares para conseguirem riqueza de detalhes, mas não há certeza.
Bom, lá vou eu me meter a defender meu ponto de vista, em achar que foi escroto sim. Peguemos o seu exemplo da câmara escura, que acho interessente, é um recurso que de fato era usado, mas que até ai, mesmo que você considere uma forma de "trapaça", e algo que você, como artista, está definindo como vai ser, principalmente no que tange a composição e iluminação da cena como um todo. Creio que o melhor exemplo que posso dar de artista que usa este tipo de processo criativo é o Alex Ross, mas baseado em fotos , quem conhece quadrinho com certeza já ouviu falar de "Reino do Amanhã" da DC Comics, ou "Marvels" da Marvel, e ele faz muito disso. Depois vou ver se pego algumas fotos aqui nas minhas revistas que mostra o processo.
Mais uma vez, como já disse em outros momento, não nego que o Jakub possua talento como ilustrador, mas que rolou uma forçada de barra cruel em diversas das imagens, com uma cópia quase
ipsis litteris. Ele não definiu composição, iluminação das cenas originais, as cenas não eram dele! Ele as traçou e utilizou como se fossem, e isso para mim é desonesto se você não deixa claro para o seu cliente de onde aquilo saiu, e uma hora, como ocorreu, alguém descobre.
PS: achei uma que creio ser bem conhecida