Por Fernando da Taberna do Giba
“Vocês sabem que o impossível é o que o Rogue Squadron faz de melhor.”
–Corran Horn

O E-wing do novo pack de expansão é excelente para inúmeras coisas que são impossíveis aos outros caças.
Uma visão de 360º da E-wing.
O E-wing é um starfighter único que combina a capacidade de equipar tanto um Droide Astromech e uma atualização de sistema, permitindo tanto combinações defensivas com um R7 Astromech em parceria com a atualização Sensor Jammer do pacote de expansão do Shuttle Lambda-classe, ou abrindo o caminho para os truques permitidos pela combinação de Advanced Sensors com R7-T1.
Pelo fato do E-wing possuir um valor base de agilidade de "3" e a opção de equipar uma atualização Astromech Droide, é também o único starfighter no jogo capaz de aumentar o valor de agilidade até "5", com o uso da modificação de dispositivo Stealth Device (da Slave I Expansion Pack) e o R2-F2 Astromech Droid. Contra um adversário atirando em seu E-wing em “3” de distância, isso seria 6 dados defensivos!
Juntamente com o B-wing, o E-wing é o único starfighter rebelde com a capacidade de usar uma ação de barrel em sua barra de ações, que combina bem com o upgrade Advanced Sensors permitindo ao starfighter uma surpreendente gama de movimentos em cada turno. Ao contrário da B-wing, a E-wing possui em seu disco de manobras mais manobras em verde do que as em vermelho. Como resultado, os pilotos de E-wing com valores mais altos em habilidades de piloto e boas ideias sobre como melhor utilizar suas ações e manobras devem ser capazes de enganar seus inimigos (Outmaneuver) em cada rodada e alinhar seus tiros.
Finalmente, quando pilotado por Corran Horn, a E-wing é o único caça que pode realizar um ataque na Fase Final.
Logicamente, esses são apenas alguns exemplos das diferentes formas que uma E-wing molda seu próprio estilo dentro das formidáveis batalhas espaciais em X-Wing!
Construindo para se adaptar
Desenvolvido pela FreiTek Inc. para combinar os melhores elementos tanto da X-wing e A-wing, a E-wing facilmente se posiciona entre os starfighters mais rápidos, resistentes, ágeis e versáteis da rebelião.
Em X-Wing, um E-wing é um dos caças mais customizáveis e adaptáveis da aliança rebelde. Ele pode equipar astromech, torpedos e sistemas de upgrades, e pode fazer um excelente uso de várias modificações diferentes. Isto significa que você pode equipar seu E-wing para executar quase qualquer papel. Significa também que, como um TIE defender, você facilmente poderia equipar seu E-wing com tantos melhoramentos tornando-o um caça cheio de melhorias usando seus pontos de esquadrão com pouco custo.
Por exemplo, Corran Horn é um grande piloto. Ainda, se fosse para ostentar seu E-wing, adicionando Flechette Torpedoes, R7-T1, Outmaneuver, Advanced Sensors e uma modificação Shield Upgrade (do pacote da Millennium Falcon), você ganharia um piloto capaz de se arremessar através de caças inimigos deixando-o mais distante de uma destruição certa. Mas ele também iria custar-lhe cinqüenta pontos de esquadrão, totalmente metade dos seus 100 pontos padrão.
Assim como qualquer nave em X-wing, a chave para voar com uma E-wing é entender como ela funciona dentro de seu esquadrão.
Pela capacidade de permitir atacar duas vezes na mesma rodada, Corran Horn é excelente em enfraquecer seu inimigo e destruí-los com um ou mais tiros em um arco de alcance “1”, e um esquadrão designado a tirar vantagem de seu talento poderia focalizar em restringir a trajetória inimiga, talvez através do uso de Ions tokens.
Alternativamente, você poderia tentar isolar os caças inimigos ao ameaçar eliminar as naves fortemente unidas com alguns tiros de Assault Missiles carregados em sua Z-95 Headhunters, e então quando ele se dispersarem, Corran Horn poderia fecha-los e descarregar para cima deles, um por um. Sua habilidade o faz um dos melhores alvos para um Fire Control System e o melhoramento do talento de piloto Marksmanship. O Fire Control System ira gerar um travar alvo para seu ataque na Fase Final enquanto o Marksmanship ira permitir que leve seus efeitos da Fase de Combate também para a Fase Final.
Por outro lado, você poderia planejar ganhar a iniciativa com um esquadrão que traz um Knave Squadron Pilot, levando-o a trajetória de voo inimigo no início da fase de ativação para limitar as manobras e ações de seu oponente. Ainda, se for equipado com um R2-F2 e um Sensor Jammer, sua Knave Squadron Pilot poderia sobreviver à chuva de tiros inimigo de forma a bloquear a trajetória deles por um bom numero de rodadas a seguir.
Qualquer piloto rebelde procurando os serviços de um bom parceiro deveria considerar recrutar Etahn A’baht à sua causa. Manobrando para cercar seu oponente ou simplesmente voando em formação com seu esquadrão, Etahn A’baht poderia ajudar seus companheiros a converter tiros normais em acertos críticos, fazendo-o um valoroso componente em qualquer esquadrão designado a gerar acertos que não podem ser cancelados para um Tem Numb, quebrar uma formação inimiga com um grupo de Z-95 Headhunters visando cegar os pilotos inimigos, desarmar armas secundárias, ou simplesmente destruir caças inimigos sem grandes rodeios com um Direct Hit! atrás de outro.

Você poderia também decidir evitar táticas e formações de esquadrão, favorecendo uma estratégia de caçar cada nave inimiga individualmente. Aqui, uma vez mais, as estatísticas, upgrades e adaptabilidade da E-wing se torna admirável e leva a uma tremenda força e flexibilidade para a causa rebelde.
Assuma o leme
Poucos starfighters permitem tanta criatividade para explorar a formação de um esquadrão como a E-wing. Suas opções são quase infinitas.