raonipires::vitorlegolas::Ziul:::vitorlegolas:::Na real, o texto não me ajudou a esclarecer a diferença.
Eu tenho meu próprio julgamento sobre o que diferencia um do outro, mas como não tenho a pretensão de impor o meu raciocínio como verdade absoluta, não cabe aqui expô-las.
No final das contas, a linha tênue que separa os conceitos de Estratégia e Tática é mais fina que aquela que separa os conceitos de Eficiência e Eficácia. ^^'
Discordo, já fui numa palestra em que o palestrante explicou a diferença entre eficiência e eficácia, sinceramente não entendi nada, pra mim é a mesma coisa kkkkk
Já estratégia e tática eu sempre soube mais ou menos a diferença, mesmo não sabendo explicar em termos técnicos a diferença entre ambos.
Tem um podcast que aborda esse tema de uma forma bem interessante, sugiro que escute caso tenha interesse em tentar entender a diferença entre os dois. (LINK)
HAUHAUHAUHAUHA
Verdade! Acho que me expressei errado. Era pra ser o contrário. Mas já arrumei lá encima. =P
Até pq eu tenho trauma dos conceitos de eficiência e eficácia desde a época do meu curso de Educação Física. Já estratégia e tática eu consigo diferenciar, pelo menos pra mim. ^^'
Vou citar todo mundo por que acho importante esclarecer esses pontos.
Vou exemplificar pra ficar bem mais fácil de entender:
Estratégia e Tática:
Um presidente de uma empresa faz Estratégia, pois seus planos envolvem toda a organização e tem prazo longo.
Um gerente faz a Tática, pois seus planos são baseadas na estratégia e tem impacto limitado e de menor duração.
Os funcionários executam as tarefas que são, geralmente, diárias e baseadas na Tática.
Eficiência: É executar uma tarefa ou planejamento com o menor custo possível.
exemplo: um carro elétrico comum é eficiente: faz um desempenho ok, mas não gera excedentes.
Eficácia: É executar a ação da melhor maneira possível, independente dos custos.
exemplo: um carro esportivo à gasolina:
Efetividade: É a correta execução da Eficiência e Eficácia juntas.
A efetividade é difícil de alcançar, mas esse deveria ser o real objetivo de qualquer projeto.
Discordo um pouco do seu conceito de eficácia. Eficácia é a capacidade de realizar a ação.
Na realidade, eficiência é um coeficiente que varia de 0 a 1*. Em qualquer valor diferente de 0, ele indica que também há eficácia e efetividade.
A eficiência de um motor é medida pela energia (motora) que ele libera, dividida pela energia de entrada (elétrica, química, mecânica etc.). Então, num jogo, a eficiência da sua estratégia é medida pela quantidade de pontos que ela lhe dá. Quanto mais pontos (considerando-se se tratar de um jogos em que marcar pontos é o objetivo) você consegue, mas eficiente é a sua estratégia.
Eficácia é a capacidade de obter o resultado desejado. Se a sua estratégia foi boa e você ganhou, não importa quantos pontos fez, ela foi eficaz. Caso contrário, ela foi ineficaz. Ao contrário de eficiência, que é um parâmetro que varia de 0 a 1, a eficácia é binária: ou é eficaz, ou não é eficaz. Ou seja, ou é 1 ou é 0.
Efetividade me parece um conceito supérfluo e desnecessário no caso de jogos. Mas seria, talvez, a multiplicação da eficiência pela eficácia. Ou seja, não traz muita informação, já que o mais importante é a eficácia (nesse caso). Mas, se você quer comparar vários resultados, a efetividade teria a vantagem de zerar todas as estratégias de alta eficiência e sem eficácia.
Com relação ao ponto do post original, acredito que estratégia e tática se misturam e se confundem, a menos que você esteja falando de uma série de partidas diferentes. Numa única partida, estratégia e tática termina sendo absolutamente a mesma coisa.
* Em circunstâncias muito especiais, ele pode ser negativo ou superior a 1, mas como regra, ele está restrito a este intervalo.