Eu joguei o Elder Sign, mas só uma vez. Me parece bem simples, e bem plausível de ganhar inclusive. De fato não tem tanta tensão, não tem tanta imersão, é um jogo q flui rápido até. Dizem q as expansões dão um bom aumento na dificuldade, maaaaaasss, me parece claro q a Galápagos não tinha intenção de trazer. Agora q a Galápagos mudou de dono, pode até ser.
Já o Eldritch Horror é um baita ameritrash, imersivo, difícil... (Eu até tenho um bom número de vitórias, mas quase tudo contra Azathoth e Yog Sothoth). A rejogabilidade é altíssima, pq mesmo qdo vc joga contra o mesmo ancião, as partidas são muito diferentes. Só o esquema básico de cada um (exemplo: Cabra = tiro porrada e bomba) q é parecido, mas vc usa outros personagens, os portais estão em outro lugar, com outros monstros, cartas do mito são diferentes, e por aí vai. Pra vc ter ideia, eu tenho mais expansões, mas até hj jogo o base + Conhecimento Perdido, e as partidas sempre foram bem diferentes uma da outra, mesmo tendo enfrentado aí um Azathoth umas 5 ou 6 vezes.
Sabe pq o pessoal q fala mal do Eldritch comete essa heresia?
1) Não sabe lidar bem com a falta de sorte dos dados. Os eurogamers mais fanáticos gostam de traçar estratégia sem fator externo q interfira. Não deve ser o seu caso. Se vc não curtisse aleatoriedade, não devia pensar em nenhum dos dois jogos.
2) As partidas são demoradas. Isso acontece pq, pra aumentar a imersão, vc deve ler os textos das cartas, q contam uma narrativa. Dá pra pular a maioria, mas corta o barato do jogo, na minha opinião. O segredo aqui é tentar não jogar em mais do q 4 personagens (dá pra usar 2 pra cada um, se for jogar de 2 pessoas, ou 4 solo). É tipo uma hora por personagem, q deixa o jogo com um comprimento legal.
Mas como o colega de cima disse, os jogos são tão diferentes q cabem fácil os dois na coleção. Se for pra um só, depende do nível de experiência q vc quer ter jogando, se bem rasa (ES) ou bem profunda (EH). Eldritch é meu jogo favorito, fica a dica.