De certa forma, sempre acompanhei os seus posts e tópicos, @professor. E devo confessar que discordo de muitas coisas q vc escreve. Faz um tempo que acho q vc sempre acaba caindo em contradições (e acredito que não sou o único). E, assim como o @joaoclaudio disse, acho que é possível trazer novas pautas e abordar temas polêmicos sem todo o tom de julgamento.
Se você não se importar, vou citar alguns exemplos de como esse tema é estranho quando vindo de vc (e em nenhum momento tenho a intenção de ofender a sua pessoa -na verdade, medo de te ofender sempre foi um dos motivos de eu nunca responder suas postagens-):
Aqui vc diz:
professor:(...) libertar-se desse grilhão e deixar as pessoas serem felizes da maneira que elas quiserem com o jogo que elas quiserem ao tempo em que você mesmo(a) vai procurar ser feliz à sua maneira.
Palavras muito bonitas. Eu entendo que vc acredita que cada um deve jogar de sua maneira, e que não devemos ditar como os outros devem jogar ou como se portar nas jogatinas. Cada um deve fazer, colecionar, jogar (ou seja, participar do hobby) como preferir.
Todavia, algumas postagens atrás eu li isso:
professor:O habito de esperar que alguém sempre lhe explique as regras do jogo é um comportamento que denota no minimo uma falta de comprometimento com o ato de jogar.
professor:Por fim eu queria dizer apenas: parem de pedir explicação de regras, preguem a bunda na cadeira e leiam a droga do manual.
Nada contra vc não gostar de jogadores que sempre pedem a explicação... mas o q vc fez nessa postagem não eh exatamente o contrário do que você prega agora? Qual o problema de existir algum jogador que não curte tanto ler manuais? Na minha opinião, afirmar que "sempre pedir para alguém lhe explique as regras é uma falta de comprometimento com o hobby" é tão válido quanto "sempre jogar os jogos dos outros (ou seja, não investir dimdim) é uma falta de comprometimento com o hobby";
E, a tentativa de "linkar" a não leitura de manuais com os "retratos da Leitura no Brasil" é, no mínimo, questionável. Você parte de um pressuposto (ou pelo menos passa a ideia) de que "se você não lê manuais, vc tb não gosta de leitura". Manuais, livros e gibis são coisas completamente distintas, vc gostar (ou não) de um, não significa que vc gosta (ou não) dos outros. Novamente, imho, essa comparação soa até meio ofensiva. Muitas pessoas que eu conheço gostam de jogar e nem tanto de ler manuais... eu não vejo problemas em ler manuais e explicar as regras aos outros, tudo perfeito. E, em nenhuma hipótese, eu me considero "mais empenhado com o ato de jogar".
Mas, voltando ao assunto, eu mesmo não tenho problema algum em ter um jogador no grupo q NUNCA lê um manual. Caso, em alguma jogatina, precisamos que todos os jogadores já saibam as regras, avisamos a pessoa e, caso ela decida não ler o manual, simplesmente pedimos para que ela não participe da partida (mas tudo bem assistir). A mesmíssima coisa que faríamos com uma pessoa que sempre lê os manuais mas, por algum imprevisto, não poderia fazer apenas nessa jogatina. Sem nenhum tipo de drama... e sem nenhum julgamento sobre a pessoa apresentar uma "falta de comprometimento".
Em outra postagem sua (sobre perseguição em jogos, jogador alvo, etc) vc responde alguns comentários com:
professor:Quando estamos falando de crianças eu ainda tenho esperanças. Quando se trata de adultos, o esforço de fazer algo a respeito quase sempre não vale a pena.
Acredito que aqui eu deparo com outra das "minha maneira de jogar/fazer as coisas eh a mais correta". Atualmente participo de 2 grupos "com encontros regulares", em ambos rola uma piada interna que envolve "perseguir" um jogador. E eu tenho certeza que esse jogador se diverte pakas com isso pq, ahnnn... bom, esse jogador sou eu (como esse post demonstra bem, eu sou chato pakaraleo!).
Nem toda partida precisa ser um quebra-cabeça para fazer mais pontos. Nem toda partida precisa ser competitiva. Qdo vc e o outro usuário tratam as pessoas que jogam dessa maneira como "infantis" ou "crianças", seria a mesma coisa que eu definir quem joga sempre de uma maneira séria e competitiva como "velhos chatos que não sabem lidar com uma brincadeirinha". E, não... eu não acho que esse seja o caso. Não julgo a maneira de jogar de ninguém. Acho que cabe a cada grupo decidir o que diverte mais. E eu me recuso a definir alguém que não joga do meu jeito como "infantil" ou qualquer outro termo pejorativo.
Sobre isso, jogar com um "jogador alvo" no grupo tem suas vantagens: ajuda a jogadores novos no grupo a se sentirem mais a vontade com a galera, jogadores inexperientes (que, geralmente, podem ter mais dificuldades nos jogos) não se sentem tão frustrados ao perder jogos (que, muitas vezes podem desmotivar a pessoa em grupos mais "competitivos") quando, ao perder, ainda conseguem fazer parte da "derrota do Jogador Alvo".
Again... nada contra suas preferências (ou dos seus grupos), mas aqui você também demonstra um ar de julgamento contra aqueles "não praticam o hobby de sua maneira".
Com esses posts em mente, vejamos algumas situações hipotéticas de como essas postagens (a atual e as dos exemplos) são contraditórias:
- Eu entrei agora no hobby. Estou gostando bastante... Sempre tento jogar o maximo que posso! Vou para os eventos, vejo os vídeos....
- Qtos manuais vc leu?
- Bom, para falar a verdade eu não gosto muito de ler manual...
- Não ler manual denota, no minímo, uma falta de comprometimento com o ato de jogar!
Novamente, dizer que é necessário ler manuais é a mesma coisa de dizer que um jogador precisa comprar jogos. "Ah... mas eh necessário ler manual para se jogar", bom... também eh necessário um jogo. "Outra pessoa pode comprar o jogo"... outra pessoa também pode ler o manual. IMHO, a única coisa que "faz um jogador" eh JOGAR! ^^
- Estou gostando bastante do grupo que me acolheu. Em muitas partidas a galera sempre foca em jogador "x", eh bem engraçado!
- Vc está jogando com crianças?
- Não... todo mundo eh marmanjo lah... Mas ninguém liga, eles até gostam, inclusive o jogador alvo.
- Que infantilidade... Quando estamos falando de crianças eu até tenho esperanças. Quando se trata de adultos, o esforço de fazer algo a respeito, quase sempre, não vale a pena.
Novamente, cada grupo joga do jeito que quiser.... Competitivo, ferrando os amiguinhos sempre que dá, gritando, pelados, etc. Cabe ao jogador encontrar o grupo que atenda suas necessidades. Não acho que existe uma forma correta ou incorreta de jogar, se todos estão se divertindo... qual o problema? Acho que o importante eh JOGAR! ^^