
O Peão de Tabuleiro avalia: primeiras impressões sobre The Castles of Burgundy
Introdução:
The Castles of Burgundy (TCOB) é um jogo de tabuleiro de estratégia lançado no Brasil pela Grow. Criado por Stefan Feld e com arte de Julien Delval e Harald Lieske, o jogo serve de 2 a 4 pessoas de 12 anos ou mais, em partidas que duram de 30 a 90 minutos.
Mecânicas:
TCOB possui como mecânicas principais a rolagem de dados, a coleção de componentes e colocação de peças.
Componentes:
Caixa:
A caixa de TCOB tem tamanho aproximado ao da caixa do Carcassonne lançado no Brasil também pela Grow. Ambas as caixas têm a mesma profundidade, mas a de TCOB é cerca de 1,5cm mais alta e mais larga. Obs.:não confunda com Domínio de Carcassonne, também lançado pela mesma editora. Se fizéssemos uma média da qualidade do material entre as caixas de papel cartão que acompanham os jogos da Pais&Filhos e as caixas à prova de balas da Mandala/Funbox, o material da caixa de TCOB ficaria próximo do ponto médio entre as duas caixas citadas..
A minha caixa veio com um risco profundo, feito por alguma superfície aguda bem na face frontal da caixa. Como o filme plástico que embalava a caixa estava intacto neste ponto, assumo que o problema não ocorreu por falta de proteção no acondicionamento na loja ou durante o transporte, mas sim durante o processo de produção do jogo. Além disso, todas as quinas da caixa vieram já esbranquiçadas.
Manual:
O manual é confeccionado em um tipo de papel resistente e brilhante, de boa qualidade. As regras são claras, bem dispostas e explicadas no manual, que tem também diversas figuras ilustrando os exemplos. Não pude observar erros grosseiros de português ou de tradução, tampouco incoerências nas explicações.
A iconografia do jogo não é lá muito intuitiva, mas também não é difícil de se acostumar a ela. Acredito que ao final de uma primeira partida as consultas ao manual não serão mais necessárias, pelo menos ao dono do jogo.
Dados:
Os dados de resina são lindos, muito bem feitos, de cores bem destacadas e agradam ao toque.
Marcadores:
Os marcadores são de madeira, aparentam ser de boa qualidade e têm cores vibrantes idênticas às dos dados.
Tiles/Punchboard:
Os punchboards, talvez por economia, vieram com diversos tiles impressos imediatamente adjacentes uns aos outros. Não vejo um grande problema nisso mas, no geral, dificulta um pouco sua remoção do punchboard. Você destaca os tiles da placa, mas eles permanecem grudados uns aos outros. No caso de um corte bem feito, não há problema algum, mas não foi o caso do jogo que chegou para mim. O corte não estava legal, e vários tiles ficaram com rebarbas e rasgos/fiapos de papel, mesmo tendo muito cuidado para desgrudar uns dos outros.
Alguns tiles já vieram com as quinas erguidas e esbranquiçadas, observadas antes de qualquer manipulação, de minha parte, dos punchboards.
O fundo de alguns tiles da mesma categoria/cor tem intensidade de coloração diferente. Não acredito que vá comprometer a jogabilidade, mas me incomodou um pouco.

Os tiles não são muito grossinhos, mas são fáceis de manipular, e parecem ser resistentes o suficiente para não amassarem ou descolarem depois de muitas partidas.
Tabuleiro:
O tabuleiro é feito do mesmo material da caixa, da mesma espessura também. Adequado, eu acho, para sua finalidade. O tabuleiro que chegou para mim veio com algumas manchas pretas, acredito que de tinta, pois não saíram após alguma abrasão feita com minhas unhas. Não vai atrapalhar em nada a jogabilidade, mas pode deixar os mais detalhistas chateados.
De qualquer forma, o tabuleiro é bem bonito e com cores vivas. Não concordo com a opinião que vi em outras resenhas falando sobre sua "feiura".
Tabuleiros dos jogadores:
Os tabuleiros dos jogadores são feitos do mesmo material usado no manual, mas com uma gramatura maior. Também tem cores vivas e me parece bem bonito. Há alguma dificuldade, apenas, para se observar a numeração dos tabuleiros, que fica pouco visível pelo contraste entre as cores dos números e a cor de fundo do tabuleiro.
Alguns dos meus tabuleiros vieram com as quinas desgastadas e esbranquiçadas.
Achei que a gramatura utilizada nos tabuleiros dos jogadores deveria ser maior. Acho que a manipulação irá desgastar este material com alguma rapidez. Eu, particularmente, gosto de tabuleiros de jogador com gramatura semelhante a do tabuleiro central, caso contrário não tem aspecto de tabuleiro.
Insert:
Os inserts que a Grow vem apresentando nas suas últimas edições de jogos modernos são muito bonitos. Este não é diferente. No entanto, o insert de TCOB não me pareceu muito funcional. São 12 nichos e contei 14 tipos diferentes de itens que deveriam ser acondicionados neles, ou seja, mais de um item deveria ser guardado misturado com outro. Eles tiveram o cuidado de fazer alguns nichos mais rasos e outros mais profundos, a fim de acondicionar os itens que possuem diferentes quantidades. Eu tentei usar desta forma, mas mesmo assim os itens mais numerosos ultrapassam as bordas do nicho quando acondicionados. Por fim, o insert tem seus nichos elevados cerca de 2cm do fundo da caixa, uma perda de espaço valiosa. Ainda, o armazenamento do jogo na vertical fica comprometido, pois os tiles e demais itens acabam se misturando ao guardar a caixa assim, e certamente o mesmo ocorreria ao transportá-la. Acabei por descartá-lo e guardei tudo em ziplocks.


Numa avaliação final, gostei do material do jogo, que pareceu ser de boa qualidade apesar de alguns descuidos ocorridos em sua produção. A única exceção a isso foi o insert, que descartei por não ver qualquer vantagem em mantê-lo na caixa. Todo o conjunto da obra do jogo me faz ter vontade de experimentá-lo, de jogá-lo.
Esta foi minha primeira avaliação de primeiras impressões. Espero ter colaborado em sua busca por informações. Todos os comentários e sugestões são bem-vindos.
Seguuura, peão!
Créditos: