sergiohono::
Entendo Ricardo mas considerando o público alvo, quantas pessoas do Hobbie comprariam os dois se ambos forem lançados ? Eu mesmo teria uma difícil escolha a fazer e provavelmente penderia a balança para o Eclipse por ser menos longo e etc. Obviamente os dois não seriam lançados no mesmo tempo então diminuiria um pouco esse problema, mas ainda assim com o mercado brasileiro com tantos lançamentos não é uma questão simples.
Então a empresa que pretende publicar (e tomara que venha pro Brasil) tem que considerar essas questões. É só considerar o preço de dois jogos que eu quero muito: Scythe e o Mansions of Madness. São preços parecidos e jogos totalmente diferentes. Eu queria muito ter uma sobra de caixa para comprar ambos sem problema, entretanto minha realidade hoje é a de ficar sem nenhum dos dois jogos.
Ah, ok. Agora entendi seu ponto de vista, Sérgio. Concordo em um ponto, e discordo no outro.
Discordo que, apesar de tema similar e ambos serem 4x, que ambos, de modo geral, compartilhem o mesmo público. Muita gente gosta de ambos, pelo que cada jogo oferece (meu caso, e acho que o seu também). E normalmente, quem curte TI também curte Eclipse.
Mas nem todo mundo que curte Eclipse necessariamente curte TI - conheço fãs do primeiro que não gostam do segundo por "N" motivos: duração, conflito, altíssima interatividade. Normalmente os eurogamers mais "radicais".
Então, demograficamente falando, acho que sim, há espaço para os dois.
Agora, concordo contigo em todo o restante. Será que nosso mercado atual, ainda mais se levarmos em conta as questões econômica e cambial, comporta dois lançamentos dessa magnitude, em um curto espaço de tempo entre eles? Eu também acho que não.
Abraços.