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  3. O que você sabe sobre Analysis Paralysis?

O que você sabe sobre Analysis Paralysis?

  • rafa.soliveira
    1226 mensagens MD
    avatar
    rafa.soliveira02/08/18 17:09
    rafa.soliveira » 02/08/18 17:09

    Cayres::
    rafa.soliveira::Tem jogos que não tem como não ter AP, principalmente aqueles em que o tabuleiro sempre está mudando, Brass é um bom exemplo disso. Primeiras partidas, geralmente são mais longas também.

    Agora o que não dá é demorar uma eternidade em jogos como 7 Wonders, Dominion e outros, isso me irrita um pouco, rs

    Contudo, existe algo muito pior que AP, gente que volta a jogada, colocaram a foto de Tikal e me lembrei de uma partida em que isso aconteceu...não foi muito agradável o que aconteceu depois.

    Agora se juntar AP com gente de fica voltando a jogada, ai é pra virar a mesa.


    Mano usa o famoso "cagou perdeu". É só combinar no começo do jogo com todos, passou sua vez já era... Não é permitido voltar.... O primeiro que chorar é só o resto da mesa falar em coro 'cagou perdeu"

    Na realidade isso já é algo entendido desde o primeiro jogo que a pessoa jogou na vida, qualquer um tem que saber isso, mas no caso de dessa partida de Tikal, digamos que a pessoa "esqueceu", e Tikal não é um jogo fácil de voltar jogadas, mas muito fácil de perceber que sua jogada foi ruim, dai tentar voltar gerou uma pequena confusão.
    Cara, isso é tão irritante que me deixa louco quando o Rahdo faz isso em seus vídeos..

    4
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium02/08/18 23:19
    Bombardium » 02/08/18 23:19

    Bom, GRAÇAS A DEUS eu não tenho esse problema no meu grupo... O máximo que acontece é aquele dos turnos finais, as pessoas se concentrarem um pouco mais pra jogar.

    Porém, no TTS, temos um amigo que é foda, não é @Tahlenhexus?

    Mas no meu grupo físico temos algumas regras, por exemplo:

    - Primeira partida de algum jogo novo, a gente deixa voltar e errar sem problemas. Já na segunda, fez, já era. Tem sido assim há um bom tempo e não temos problemas. Só quando erramos alguma REGRA e tem que voltar o jogo por causa disso, aí normalmente todos concordam em voltar.

    - Giramos todos os jogos que nós temos a disposição. Raramente ficamos jogando jogos repetidos muitas vezes exatamente pra todos verem mesa, pois um pode ser o preferido de um do grupo, por mais que não seja o meu. 

    Enfim, sobre o problema citado no tópico, acho ampulheta uma boa ideia, e já vi funcionando.

    3
  • Doidera
    980 mensagens MD
    avatar
    Doidera03/08/18 00:58
    Doidera » 03/08/18 00:58

    Pra evitar isso, pessoal, é muito, muito simples: imponha um tempo limite pra cada turno de cada jogador. Não terminou a jogada no tempo, passou a vez. Simples assim.

    Recomendo os marcadores de tempo eletrônicos da Grow, que marcam 30s, 1min, 2min e 3 min e ainda avisam quando estiver perto de acabar o tempo. Como são baratos, acho um bom custo/benefício.

    1
  • regisfreitas
    160 mensagens MD
    avatar
    regisfreitas03/08/18 10:54
    regisfreitas » 03/08/18 10:54

    Bebezao::Pra evitar isso, pessoal, é muito, muito simples: imponha um tempo limite pra cada turno de cada jogador. Não terminou a jogada no tempo, passou a vez. Simples assim.

    Recomendo os marcadores de tempo eletrônicos da Grow, que marcam 30s, 1min, 2min e 3 min e ainda avisam quando estiver perto de acabar o tempo. Como são baratos, acho um bom custo/benefício.

    Eu tenho dois relógios de areia, acho que combinam mais com o hobby analógico. Um de 30 segundos (que veio com o Barony) que deixo dentro da caixa do Survive (!!), já que esse jogo eu costumo a usar com iniciantes. Sempre deixo o jogador bem livre mas quando vejo q está demorando a ponto de atrapalhar a diversão dos outros participantes eu coloco ele para contar. Também tenho um de 2:30 (eu acho) que veio no Codinomes, esse seria para limitar o tempo total da jogada mas nunca usei pq acho q o stress do iniciante diminuiria sua diversão.

    1
  • Tahlenhexus
    172 mensagens MD
    avatar
    Tahlenhexus03/08/18 11:06
    Tahlenhexus » 03/08/18 11:06

    Bombardium::Bom, GRAÇAS A DEUS eu não tenho esse problema no meu grupo... O máximo que acontece é aquele dos turnos finais, as pessoas se concentrarem um pouco mais pra jogar.

    Porém, no TTS, temos um amigo que é foda, não é @Tahlenhexus?

    Mas no meu grupo físico temos algumas regras, por exemplo:

    - Primeira partida de algum jogo novo, a gente deixa voltar e errar sem problemas. Já na segunda, fez, já era. Tem sido assim há um bom tempo e não temos problemas. Só quando erramos alguma REGRA e tem que voltar o jogo por causa disso, aí normalmente todos concordam em voltar.

    - Giramos todos os jogos que nós temos a disposição. Raramente ficamos jogando jogos repetidos muitas vezes exatamente pra todos verem mesa, pois um pode ser o preferido de um do grupo, por mais que não seja o meu. 

    Enfim, sobre o problema citado no tópico, acho ampulheta uma boa ideia, e já vi funcionando.


    Um só?

    Bom acho que isso com o tempo e experiência com o jogo passa, ainda mais se for pensar em jogadas durante o turno dos outros ou durante a resolução de ações, claro que algumas vezes a ação dos outros pode ter um impacto grande no que tu vai fazer e tu tem que repensar tudo.

    Mas eu pessoalmente ficaria nervoso com a ampulheta além de não achar necessário, não é xadrez isso aqui.

    2
  • tuliobarros
    1702 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros03/08/18 11:53
    tuliobarros » 03/08/18 11:53

    No meu grupo sou eu o mais lento a jogar. Mas eu sou lento em tudo, até na fala. :D

    Não sei se é por over-analyzing ou over-thinking ou slow thinking. hahaha

    Mas há jogos que reduzem o efeito: jogos que a interferência do jogador anterior não altera tanto o meu próximo movimento ou em jogos de leilão em que já dá para ter uma ideia do quando "aquela" peça vale para mim. Infelizmente nem sempre é possível pensar na jogada durante o turno dos outros.

    Mas em jogos despretensiosos a pessoa tem que mudar o estado de espírito e jogar pelo divertimento e sem seriedade. Nesses casos o AP desaparece.

    2
  • Thyoga
    1056 mensagens MD
    avatar
    Thyoga03/08/18 13:25
    Thyoga » 03/08/18 13:25

    regisfreitas::
    Bebezao::Pra evitar isso, pessoal, é muito, muito simples: imponha um tempo limite pra cada turno de cada jogador. Não terminou a jogada no tempo, passou a vez. Simples assim.

    Recomendo os marcadores de tempo eletrônicos da Grow, que marcam 30s, 1min, 2min e 3 min e ainda avisam quando estiver perto de acabar o tempo. Como são baratos, acho um bom custo/benefício.

    Eu tenho dois relógios de areia, acho que combinam mais com o hobby analógico. Um de 30 segundos (que veio com o Barony) que deixo dentro da caixa do Survive (!!), já que esse jogo eu costumo a usar com iniciantes. Sempre deixo o jogador bem livre mas quando vejo q está demorando a ponto de atrapalhar a diversão dos outros participantes eu coloco ele para contar. Também tenho um de 2:30 (eu acho) que veio no Codinomes, esse seria para limitar o tempo total da jogada mas nunca usei pq acho q o stress do iniciante diminuiria sua diversão.

    O do Codinomes é 100 segundos (1min e 40 seg).

    2
  • Doidera
    980 mensagens MD
    avatar
    Doidera03/08/18 17:23
    Doidera » 03/08/18 17:23

    regisfreitas::
    Bebezao::Pra evitar isso, pessoal, é muito, muito simples: imponha um tempo limite pra cada turno de cada jogador. Não terminou a jogada no tempo, passou a vez. Simples assim.

    Recomendo os marcadores de tempo eletrônicos da Grow, que marcam 30s, 1min, 2min e 3 min e ainda avisam quando estiver perto de acabar o tempo. Como são baratos, acho um bom custo/benefício.

    Eu tenho dois relógios de areia, acho que combinam mais com o hobby analógico. Um de 30 segundos (que veio com o Barony) que deixo dentro da caixa do Survive (!!), já que esse jogo eu costumo a usar com iniciantes. Sempre deixo o jogador bem livre mas quando vejo q está demorando a ponto de atrapalhar a diversão dos outros participantes eu coloco ele para contar. Também tenho um de 2:30 (eu acho) que veio no Codinomes, esse seria para limitar o tempo total da jogada mas nunca usei pq acho q o stress do iniciante diminuiria sua diversão.


    Também acho que a ampulheta combina melhor com os jogos de tabuleiro, o grande problema é que tem que alguém ficar de olho nela, enquanto que este jogador poderia estar usando a vez de outro pra ir pensando na sua própria próxima jogada, já que objetivo final é reduzir o tempo que se gasta pensando.

    Nesse ponto, os timers digitais, que alarmam quando expira o tempo são ideais, pois desobriga todos de ficar controlando o tempo.

    Recomendo o da Grow porque ele avisa quando está perto de acabar o tempo e depois alarma de novo quando acaba.

    3
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
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    Bombardium04/08/18 01:07
    Bombardium » 04/08/18 01:07

    rafa.soliveira::
    Cayres::
    rafa.soliveira::Tem jogos que não tem como não ter AP, principalmente aqueles em que o tabuleiro sempre está mudando, Brass é um bom exemplo disso. Primeiras partidas, geralmente são mais longas também.

    Agora o que não dá é demorar uma eternidade em jogos como 7 Wonders, Dominion e outros, isso me irrita um pouco, rs

    Contudo, existe algo muito pior que AP, gente que volta a jogada, colocaram a foto de Tikal e me lembrei de uma partida em que isso aconteceu...não foi muito agradável o que aconteceu depois.

    Agora se juntar AP com gente de fica voltando a jogada, ai é pra virar a mesa.


    Mano usa o famoso "cagou perdeu". É só combinar no começo do jogo com todos, passou sua vez já era... Não é permitido voltar.... O primeiro que chorar é só o resto da mesa falar em coro 'cagou perdeu"

    Na realidade isso já é algo entendido desde o primeiro jogo que a pessoa jogou na vida, qualquer um tem que saber isso, mas no caso de dessa partida de Tikal, digamos que a pessoa "esqueceu", e Tikal não é um jogo fácil de voltar jogadas, mas muito fácil de perceber que sua jogada foi ruim, dai tentar voltar gerou uma pequena confusão.
    Cara, isso é tão irritante que me deixa louco quando o Rahdo faz isso em seus vídeos..

    Eu tenho amigos que não assitem nem o Rahdo e nem o Jack Explicador por causa disso.
    Eu já sou o oposto: prefiro vídeo assim, porque eu sei que não vou cometer aquele erro.

    0
  • rafa.soliveira
    1226 mensagens MD
    avatar
    rafa.soliveira04/08/18 01:17
    rafa.soliveira » 04/08/18 01:17

    Bombardium::
    rafa.soliveira::
    Cayres::
    rafa.soliveira::Tem jogos que não tem como não ter AP, principalmente aqueles em que o tabuleiro sempre está mudando, Brass é um bom exemplo disso. Primeiras partidas, geralmente são mais longas também.

    Agora o que não dá é demorar uma eternidade em jogos como 7 Wonders, Dominion e outros, isso me irrita um pouco, rs

    Contudo, existe algo muito pior que AP, gente que volta a jogada, colocaram a foto de Tikal e me lembrei de uma partida em que isso aconteceu...não foi muito agradável o que aconteceu depois.

    Agora se juntar AP com gente de fica voltando a jogada, ai é pra virar a mesa.


    Mano usa o famoso "cagou perdeu". É só combinar no começo do jogo com todos, passou sua vez já era... Não é permitido voltar.... O primeiro que chorar é só o resto da mesa falar em coro 'cagou perdeu"

    Na realidade isso já é algo entendido desde o primeiro jogo que a pessoa jogou na vida, qualquer um tem que saber isso, mas no caso de dessa partida de Tikal, digamos que a pessoa "esqueceu", e Tikal não é um jogo fácil de voltar jogadas, mas muito fácil de perceber que sua jogada foi ruim, dai tentar voltar gerou uma pequena confusão.
    Cara, isso é tão irritante que me deixa louco quando o Rahdo faz isso em seus vídeos..

    Eu tenho amigos que não assitem nem o Rahdo e nem o Jack Explicador por causa disso.
    Eu já sou o oposto: prefiro vídeo assim, porque eu sei que não vou cometer aquele erro.


    No caso do rahdo, acho que o que irrita é que ele já fala demais, dai ele vem e fica voltando jogada depois de ter explicado o porque ele tinha feito a jogada x, aí ele cancela a joga x, porque ele viu que a jogada y era melhor.

    Sei lá, eu acho que parte do aprendizado em qualquer coisa é cometer erros e vivenciar esses erros, dai você aprende a não comete-los novamente.  

    Ainda mais, no caso do rahdo é que fica aquela sensação que seus vídeos não avançam e isso torna o vídeo maçante em alguns momentos.

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