Por Fernando da Taberna do Giba
“Estou com você, Vermelho 3.”
–Jek Porkins
Vamos voltar nossa atenção para a segunda nave estelar em miniatura do pacote de expansão, uma escolta de X-wing com um esquema de pintura diferente.
Também, olharemos os novos pilotos exclusivos da X-wing, novos robôs e torpedos que aparecem na expansão, tudo o que vai ser legal no Formato Padrão do jogo, bem como no Formato Cinematográfico e Épico de jogar.
Rogue Saquadron
“Dois caças contra a Estrela da Morte?”
–Derek “Hobbie” Klivian
A Rebel Transport Expansion Pack trás 6 novas cartas de naves para a X-Wing, incluindo quatro pilotos únicos e novos para a franquia do jogo. Entre esses quatro pilotos estão três membros da Rogue Squadron, todos que provaram seu valor durante a Batalha de Hoth: Wes Janson, “Hobbie” Klivian, e Tarn Mison.
O piloto com a habilidade mais alta do trio, Wes Janson irá atirar antes de seus inimigos na maioria das situações. Então, com sua capacidade de remover um token de Foco, Evasão ou Travar o Alvo azul do alvo de seu ataque, Wes Jason poderá provocar seu alvo a desprender-se de um token de foco que ele iria ter preferido segurar para esse ataque, limitando as chances de que ele iria sofrer dano de um tiro de retaliação.
Alternativamente, a habilidade de Wes Janson de remover um token de Travar Alvo azul de um inimigo poderia ajudar a proteger seus pilotos Rebeldes de mísseis e torpedos de qualquer tipo; quando um TIE Bomber tiver um Advanced Proton Torpedos carregado e travado pronto para atirar em um membro de seu esquadrão, são poucos pilotos que você gostaria de ter ao seu lado que não fossem Wes Janson.
“Hobbie” Klivian é um dos dois pilotos de X-Wing presentes no pack Rebel transport Expansion que pode remover um token de stress sem precisar realizar uma manobra verde. Assim que ele adquirir ou liberar um Travar Alvo, “Hobbie” Klivian poderá remover um token de stress de sua nave. Isso quer dizer que ele poderia realizar uma manobra mais arriscada como Koiogran, liberar um Travar Alvo durante seu ataque, e realizar uma nova manobra de Koiogran na sua próxima fase de Ativação.
Dessa forma, “Hobbie” Klivian não apenas estaria apto a deixar seus inimigos dentro de seu alcance de ataque, mas poderia estar apto a estabelecer uma distância apropriada para lançar um tiro com o novo torpedo acompanhado nessa expansão – o Flechette Torpedoes.

Enquanto isso, Julie Tarn pode adquirir um Travar Alvo em qualquer nave inimiga que declara-lo alvo de seu ataque. Assim, de certa forma, a capacidade de Tarn Julie força seu oponente a tomar uma decisão difícil, e pode ser agravada em como você voar em seu esquadrão. Escolherá o seu adversário atacar uma de suas naves mais distantes a fim de evitar desencadear a capacidade do Tarn Julie, ou ele virá com tudo para cima de você? Tão logo você poder manter a X-wing de Tarn Julie intacta no fogo cruzado, você terá um Travar Alvo de graça. Da mesma forma, se você optar por escolher um foco, então é provável acabar tanto com o token de foco quanto de Travar Alvo – a melhor combinação de quaisquer dois tokens para ter antes de seu ataque. Qual a melhor forma de fazer uso desta combinação, caberá a você.


Esses novos pilotos e melhorias oferecem a você um número interessante de considerações para novas táticas. Você irá focar em ser uma isca para a próxima ação de seu oponente? Iria “Hobbie” Klivian manobrar em torno de seus oponentes, carregando-os com tokens de stress aplicados pelos seus torpedos Flechettes ou pelo robô R3-A2, enquanto ele adquiri e libera os seus tokens de Travar Alvo para remover seus próprios tokens de stress? Ou iria Tarn Mison equipar outra de suas melhorias únicas apresentadas nessa expansão como o R2-D6, a fim de tirar proveito de seu talento de Piloto de Elite Opportunist enquanto usa a habilidade de Wes de livrar seu alvo dos tokens de Evasão e Foco?
Jek Porkins
“Eu consigo segura-los.”
–Jek Porkins
A quarta carta de nave única no Pack de expansão de Rebel Transport pertence a um dos preferidos dos fãs – Jek Porkins.
Na trilogia original de Star Wars, Jek Porkins voou com os Red Six e foi o primeiro membro nomeado pela Aliança Rebelde com uma atuação marcante na Guerra Civil Galática.
Em X-Wing, Jek Porkins é representado por uma carta de nave com a habilidade de piloto “7” e uma alocação de talento de elite, acompanhado de uma melhoria para um robô e torpedos. Ele também é o segundo e único piloto na expansão capaz de retirar um token de stress. A qualquer momento que ele receber um token desse tipo, ele pode escolher removê-lo, realizando uma jogada de dados. Se o resultado em um dado de ataque for um acerto, ele recebe uma carta de dano virada para baixo, que passará por qualquer token de escudo que possua.
Como “Hobbie” Klivian, Jek Porkins pode realizar manobras de Kioigran dentro do campo de batalha. Entretanto, onde a habilidade de “Hobbie” de remover um token de stress requer um pouco de planejamento prévio, Jek poderia remover a qualquer momento, entretanto cada vez será uma jogada de sorte.
Entretanto, o fato de ele poder remover um token de stress a qualquer momento em que ele a receba, o permitirá uma série de opções com os seus robôs. Por exemplo, Jek Porkins poderia realizar uma manobra Koiogran com velocidade quatro vermelha, escolher imediatamente remover o token de stress recebido e ainda realizar sua ação. E se ele estiver equipado com Push the Limit, ele poderia receber uma segunda ação e novamente resolver retirar o segundo token de stress, de tal forma que ele não precisaria realizar uma manobra verde para realizar uma ação. Na verdade, Jek Porkins poderia encontrar-se em uma posição de realizar duas manobras Koiogran indo para frente e para trás.
É claro que o custo para remover esses dois tokes de stress poderia ser duas cartas de dano. Neste caso, Jek Porkins poderia estar equipado com o robô R5-D8 do pacote de expansão Y-Wing. Nesse caso, a qualquer momento em que ele sofrer um dano ao tentar remover um token de stress, ele poderia considerar uma das ações para rolar um dado de defesa e assim remover uma carta de dano em qualquer resultado de Focus ou Esquiva.
Um Golpe para a Liberdade da Galáxia
Junto com o transporte GR-75, as novas cartas de nave da X-wing e as melhorias do pacote visam permitir um enorme leque de experiência com a construção de uma esquadra em qualquer dos formatos do jogo. Que você voe ao lado de um transporte GR-75 no modo Cinematográfico ou Épico, ou procure novas estratégias para lançar nos torneios no modo padrão, as novas cartas dessa expansão e suas melhorias irão encorajar os jogadores a olharem com novos olhos para uma de suas X-wings.