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  3. T.I.M.E. Stories
  4. TIME Stories vale a pena?

TIME Stories vale a pena?

T.I.M.E. Stories
  • Clauber
    476 mensagens MD
    avatar
    Clauber31/07/18 12:37
    Clauber » 31/07/18 12:37

    Mclovin::Post muito legal e informativo como de costume!!
    Discordo com alguns pontos e concordo com outros. Também achei Time Stories muito único, definitivamente uma experiência bem legal, mas acho ele longe de me parecer algo totalmente novo, ele me lembra uma sessão coletiva dos livros jogo do Steve Jackson e realmente é feito para simular um adventure da Lucas Arts, como você vem falou.
    Infelizmente as expansões vão decaindo sim e o modelo vai cansando, além da Mercy Case, Prophecy of Dragons é muito maneira. Acho que a melhor forma de conhecer o game é realmente rachando com um grupo, comprando ele sozinho eu acho que definitivamente não vale a pena.
    Acho que o lado que o jogo mais peca, é falhar em gamificar alguns elementos mais como jogo e menos como experiência. A idéia das unidades de tempo como mecanismo de ação, é muito legal, adiciona um sentimento de urgência, até você perceber que ele só existe para estar lá e atrasar o jogo, na segunda e terceira vez que você recomeça, quando você "vê" por trás da cortina de fumaça do mecanismo achei frustrante, ele não adicionava urgência real ou um desafio de gameplay que realmente ameaça seu progresso. Ele esta lá para atrasar a partida e fazer você tirar um pouco mais de tempo do jogo. 
    Sou contra mecanismos que criam barreiras de dificuldade artificiais, que só fazem você trocar mais tempo pelo progresso prejudicando a experiência, tanto em jogos de tabuleiro quanto digitais, por exemplo quando você troca a dificuldade de um jogo e o desenvolvedor só adiciona um modificador de vida absurdo nos inimigos, tornando a progressão lenta. Ou adicionando 500 itens colecionáveis iguais para forçar uma exploração artificial, ou terminar o jogo uma segunda vez sem qualquer modificação na narrativa ou ponto de vista para assistir um novo final. São todos tentativas de estender a vida útil e tentar justificar um preço alto com minimo esforço e infelizmente sinto isso um pouco em TIME Stories. Mesmo sistemas de rpg de livro, tem regras claras que governam esses sistemas, que auxiliam apoiar a porção narrativa com a porção jogo. Acho que o TS não faz isso bem, após ter informações necessárias pra progressão, em todas as partidas durante as segundas e terceiras runs necessárias para terminar o episódio, eu ligava cada vez menos para a história e fui querendo cada vez mais acabar logo para fazer qualquer outra coisa. Então para mim, o jogo não vale uma aquisição individual, o jogo base é praticamente um console que precisa ser alimentado e acho que realmente o unico jeito de fazer isso sem arriscar se frustrar é dividindo os custos.
    Ao final do texto, acho que esse redirecionamento que você cita no seus gostos é aplicado a qualquer gênero, depois que você joga um caminhão de jogos de mecânica X diferentes, vai ser cada vez mais dificil te surpreender, faz parte dum processo normal mesmo.



    Concordo que pode/soa como artificial o uso da limitação do tempo, mas acho isso tão bem aplicado no tema que não me incomoda de forma alguma.

    Abraço.

    1
  • Clauber
    476 mensagens MD
    avatar
    Clauber31/07/18 13:00
    Clauber » 31/07/18 13:00

    Ronin::se não houver problema com o idioma no grupo, vale DEMAIS a pena.


    Concordo que a língua é um limitador importante, já ouvi que em algumas expansões é absolutamente necessário que apenas o jogador que visitou o local veja a carta (por questão de uma mecânica) e a possibilidade de abrir a carta à todos se acaba por completo.

    Abraço.

    1
  • labalbi
    255 mensagens MD
    avatar
    labalbi31/07/18 13:10
    labalbi » 31/07/18 13:10

    Excelente análise. 
    Concordo com tudo . 
    Tenho o jogo e aqui em casa é sensacional . 
    O nível de imersão é muito alto . 

    Outro jogo que se assemelha na discussão custo-benefício é o Mansions of Madness . 
    Eu acho que vale muito a pena . 
    Caro é hamburguer que custa R$ 40 em alguns lugares . 
    O lanche da galera jogando Time Stories é bem mais caro do que a expansão/caso em si ! 
    Façamos um macarrão , então . E nos divertiremos horrores em partidas memoráveis . 
    Ficará sempre na sua memória aquela sua amiga que decidiu ser ousada e levar a galera a entrar numa sala onde estava acontecendo algo sinistro que matou o coleguinha ( exemplo fictício ) ...

    1
  • Yuri Veros
    22 mensagens MD
    avatar
    Yuri Veros31/07/18 14:05
    Yuri Veros » 31/07/18 14:05

    Eu Adoro, e o grupo que estou jogando Adorou! Estamos conseguindo todas as expansões. A Proxima já será a Expediction: Endurante

    1
  • ozdantas
    3 mensagens MD
    avatar
    ozdantas06/08/18 09:02
    ozdantas » 06/08/18 09:02

    Em relação à rejogabilidade, gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência. Já joguei o caso que vem no jogo base (Asylum) e a primeira expansão (Marcy Case) com o meu grupo principal, e já estou com a segunda (A Prophecy of Dragons) em mãos para jogarmos logo logo.

    Se você leu o parágrafo anterior e estranhou que falei em "grupo principal" é porque estamos falando de um jogo legacy e, por conta disso, não há o que se falar em rejogar o mesmo caso, certo? Mas, de certa forma, há como se ter uma experiência semelhante: já joguei com outros 3 grupos o primeiro caso (Asylum) assumindo um papel semelhante ao mestre no RPG, dois desses grupos já estão ansiosos para jogar o segundo caso. Fico responsável por fazer uma playlist bacana, escolhendo as músicas especialmente para cada localidade do caso (já que sei o que vai acontecer), abrir as localidades no mapa e ler a carta introdutória em português (fazendo uma "tradução" em tempo real), bem como auxiliando os jogadores que tenham alguma dificuldade no inglês. Posso garantir pra vocês que ver outro grupo passando pelos mesmos desafios com dificuldades COMPLETAMENTE DIFERENTES é uma experiência quase tão boa quanto jogar pela primeira vez.

    Outro ponto é que existe uma teoria de que todas as expansões se conectam numa história maior, o que faz bastante sentido pra quem já jogou, já que ficam algumas pontas soltas nas histórias. Reviver a experiência do Asylum com outro grupo após ter jogado o Marcy Case me fez observar detalhes bastante pertinentes que tinham passado despercebidos na primeira vez que joguei.

    Enfim, não tem como comparar a "rejogabilidade" de T.I.M.E. Stories com a de outros jogos que não são legacy, mas existem formas, como essa, de tentar ter a experiência do jogo de outras formas, através de outras pessoas. Se você é daqueles que, ao apresentar o seu filme favorito para o seu amigo, fica observando qual vai ser a reação dele naquela sua cena favorita, recomendo a você ter essa mesma experiência jogando Time Stories com outros grupos!  

    3
  • Pedrito
    20 mensagens MD
    avatar
    Pedrito08/08/18 15:19
    Pedrito » 08/08/18 15:19

    Bom pelos comentários vejo que o jogo tem muito mais prós do que contras. 
    E como eu gosto deste tipo de jogo (puzzle), vou torcer para que venha para o Brasil já que o meu problema seria o inglês.

    1
  • renanlima
    5 mensagens MD
    avatar
    renanlima17/08/18 16:37
    renanlima » 17/08/18 16:37

    Cara, só um comentário rapidinho e uma pergunta (curiosidade): parabéns pelo review! Achei muito legal a sua abordagem - falou sobre o jogo, não deu spoilers e, principalmente, sua perspectiva sobre valer a pena (ou não) foi muito racional. Nunca tinha parado para fazer essas comparações entre os valores dos jogos e outras possíveis fontes de lazer, especialmente em termos de uso x tempo disponível. Gostei bastante!

    Curiosidade: você comentou que se cansou um pouco dos "euros" pq eles não proporcionam nada diferente. Essa é uma linha que eu tenho seguido bastante para jogos de video game de forma geral. Mas ainda não me ocorreu (ou não tive a necessidade) de aplicá-la a jogos de tabuleiro. Quais jogos que têm saído no estilo "euro" que tem chamado mais sua atenção? E, em contra partida, quais jogos você recomendaria por proporcionarem uma experiência diferente?

    Abraços!

    1
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto17/08/18 22:28
    Lpporto » 17/08/18 22:28

    renanlima::Cara, só um comentário rapidinho e uma pergunta (curiosidade): parabéns pelo review! Achei muito legal a sua abordagem - falou sobre o jogo, não deu spoilers e, principalmente, sua perspectiva sobre valer a pena (ou não) foi muito racional. Nunca tinha parado para fazer essas comparações entre os valores dos jogos e outras possíveis fontes de lazer, especialmente em termos de uso x tempo disponível. Gostei bastante!

    Curiosidade: você comentou que se cansou um pouco dos "euros" pq eles não proporcionam nada diferente. Essa é uma linha que eu tenho seguido bastante para jogos de video game de forma geral. Mas ainda não me ocorreu (ou não tive a necessidade) de aplicá-la a jogos de tabuleiro. Quais jogos que têm saído no estilo "euro" que tem chamado mais sua atenção? E, em contra partida, quais jogos você recomendaria por proporcionarem uma experiência diferente?

    Abraços!


    Não é nem tanto desanimar, mas um pouco de não animar muito mais com qq coisa q chega.

    Por exemplo, eu amo Rússian Railroads. De paixão. top 10 da vida. Ai qq jogo de alocação de trabalhodor q eu jogo, hj em dia eu penso : é melhor q Russian? Alguma vez na minha vida eu vou preferir jogar esse jogo ao Russian? Pq mesmo sendo top 10 eu não jogo Russian todo mês. Então sempre q eu quero um jogo de alocação eu quero ele. Não enjôo.

    Aí o mesmo vale para outros do gênero. Alocação de dados eu amo o Bora Bora. De movimentação escondido o Fury of Dracula (q não é euro) etc. E no final eu passo a ter apenas aqueles favoritos de cada gênero ao invés de todos q saíram e eu curti.

    Eu falo um pouco isso no review do Tasks of Ganges. Adorei o jogo. Mas estou feliz jogando ele qdo vou num evento ou loja aqui no Rio e amigos levam.

    Dito isso, alguns jogos atualmente tem apresentado algo interessante. O próprio Rajas tem um esquema de "pontuação" bem original. O Invasores do Mar do Norte embora seja simples, apresenta uma alocação/desalocação de trabalhadores q achei única até então.

    Teseu (outro com review) pra mim é O jogo q define inovação no mercado nacional.

    Mas nem só é inovação precisa viver o jogo. As vezes o simples com maestria é válido. Russian q o diga. Não é a toa q Tikal e Méxica fazem sucesso até hj e Azul foi eleito o jogo do ano sem ter nada de inovador

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