Por Fernando da Taberna do Giba

Pagoda é um jogo único de dois jogadores, no qual os jogadores competem para construir as camadas múltiplas de até seis pagodas. Cada jogador tem cinco cartas viradas para cima e duas cartas de face para baixo coloridas, e eles usam estas cartas para construir pilares coloridos e níveis do pagoda. Uma vez que foi colocado um pilar no piso térreo, todos os outros pilares colocados devem ser da mesma cor. Quando alguém colocar o quarto pilar em um nível, ele coloca um tile de piso da cor dos pilares na parte superior. Este tile têm pontos coloridos para indicar qual a cor do pilar que pode ser colocada na parte superior.
Tudo pronto para iniciar o jogo
Pagoda — tabuleiro de arquitetura mostrando os poderes especiais
- Roxo: Preencha sua mão com quatro cartas (ao invés de dois) no final de seu turno.
- Amarelo: No início de seu turno, jogue fora qualquer número de cartas da mesa ou de sua mão e, em seguida, saque tantas cartas para substituí-las.
- Verde: Jogue um par correspondente de cartas para colocar uma coluna de qualquer cor (seguindo as regras normais para a colocação da coluna).
- Azul: Jogue um par correspondente de cartas para colocar um tile de pagoda de qualquer cor (seguindo as regras normais para colocação de tiles).
- Vermelho: Coloque uma quarta coluna na sua vez (seguindo as regras normais para a colocação da coluna).
Jogadores marcam pontos cada vez que colocarem um pilar, com um pilar no primeiro nível valendo um ponto, um pilar no segundo piso dois pontos, e assim por diante. Quando um jogador colocar um tile de piso, ele ganha um ponto, bem como duas ações associadas com essa cor no seu tabuleiro de ação individual. O quarto tile de piso é colocado de ponta-cabeça para mostrar apenas um ponto colorido. Dois pilares podem ser colocados sobre este ponto, cada uma vale cinco pontos e uma vez colocado o pagoda acabou. Depois de três pagodas estiverem acabados, os jogadores terminam a rodada e, em seguida, o jogador com mais pontos ganha.
Visão mais próxima de um Pagoda em construção
Você pode usar poderes assim que ganhá-los, com um limite de um uso por poder em cada turno. Estes poderes concedem-lhe uma flexibilidade, permitindo que você troque (possivelmente) cartas ruins em algo utilizável ou faça algo que seu adversário não esperava que fizesse. Em certo sentido, Pagoda se resume a você ler a mão do seu oponente e tentar não deixar seus tiles em locais onde lhe permitem controlar quais colunas podem ser colocadas em cima dos tiles, e conceder poderes especiais com as quais ela possa jogar sobre você poderes especiais.
Com um tempo de jogo, os pagodas se levantam