Não gosto muito dessa ideia de defender a empresa dizendo que ninguém é obrigado a comprar o jogo. O mundo real é bem mais simples, ninguém nesse processo esta fazendo caridade. O jogador da a grana pq quer o produto e a editora lança o produto pq quer a grana do consumidor, simples assim.
Ninguém lança jogos por caridade e ninguém compra jogos pelo bem estar das editoras nacionais. É uma troca justa, no entanto, a editora sabe o que vai receber desde o momento que anunciou o jogo, já o consumidor não (sim, eu sei que a editora pode imaginar que vai vender 1000 cópias e só vender 10, mas isso na maioria dos casos é um problema da própria editora, que ou trouxe um jogo com pouco apelo para o publico, ou não soube fazer o marketing).
Acho que as grandes editoras nacionais só estão onde estão pq levaram muitas patadas e souberam reconhecer e arrumar os erros. Então, se o produto saiu ruim e abaixo do esperado é necessário sim divulgar, para que a empresa saiba que errou e se esforce para melhorar num próximo título.