Costumo jogar a maioria dos jogos da minha coleção com a minha esposa (que legalmente tem direito a 50% da minha coleção...hehehe), e um jogo que compramos recentemente foi o Concept. Adoramos a premissa, e já somos fãs de jogos como Dixit, Quest e Imagem e Ação. Mas é um jogo que, pelas regras básicas, só permite um número mínimo de quatro jogadores.
Fizemos algumas adaptações, que achamos que funciona melhor que a regra básica do Manual. Vamos lá!
Para realizar essa variante você irá precisar de duas coisas:
1) Uma ampulheta ou cronômetro: usamos uma ampulheta que comprei no site www.ludeka.com.br, que tem cerca de 1min20seg. A do imagem e ação também pode ser utilizada, mas o tempo é menor (cerca de 1min). Um cronômetro também quebra o galho, mas perde um pouco do charme; Motivo - achamos que se não houver um tempo para formar um conceito o jogo se arrasta indefinidamente, e acho isso um problema, e também porque somos bem competitivos;
2) Um dado de dez lados (1d10): Achamos os conceitos fáceis, muito molezinha. E a pessoa responsável pelo conceito rola 1d10 e verifica qual é o conceito que precisa formar. Se sair um 10 (ou 0 em alguns dados) rola novamente;
Com estes aparatos as principais mudanças são:
a) somente um jogador monta o conceito, ele rola os dados e verifica qual conceito irá ter que apresentar, e após colocar o primeiro marcador do conceito principal (interrogação verde), gira a ampulheta (ou liga o cronômetro);
b) Caso acabe o tempo e ninguém acerte, ninguém ganha ponto e o próximo jogador monta um novo conceito.
c) Caso um jogador acerte, ele ganhará 1 ponto mais 1 ponto se for fácil, dois se for médio e três se for difícil; O que montou o conceito que foi acertado ganha 1 ponto se for fácil, 2 pontos se médio, e três se for difícil;
d) o jogo acaba quando acabarem as fichas de pontuação.
Testamos algumas vezes neste final de semana essa variante e adoramos! Testamos com 2 e 5 pessoas, foi ótimo!