Chegou o aniversário de um ano de tantas cobranças e finalmente chegaram nossos tão aguardados Belfort e Gold West, como alguns devem ter visto, no dia de ontem o Danilo da Bravo Jogos fez o unboxing dos meus jogos edição VIP (se pode ser chamada assim?) com todos os extras oriundos da incessante espera e eu pude acompanha-lo nessa exposição de grandes expectativas.
Confesso que estava muito ansioso com esse jogo, participo de KS’s e FC’s por aí e já me acostumei a esperar meses oriundos de compras internacionais que são barradas pelos nossos correios, mas esse jogo cara... essa Kronos me fez ficar angustiado dia após dia, em forma de brincadeira eu fazia comentários no “Facebook” da editora cobrando os jogos e posições dela e tentando tirar aqui e ali uma fagulha de esperança de que o jogo viria no dia seguinte, ou no final de semana seguinte, e cada resposta me deixava esperançoso porém ao chegar a data apresentada... nada =/. Vocês conseguiram Kronos, despertaram meu anseio novamente rsrs não sei se propositalmente ou se realmente vocês não tinham o mínimo de controle sobre a situação para dar tantos prazos estimados e falhos, mas eu particularmente prefiro acreditar na segunda opção, não consigo ver maldade nas suas ações e prefiro crer que vocês foram prejudicados e tentaram remediar da melhor forma possível.
Erraram? Sim... confiaram na TMG, fizeram uma pré-venda sem contrato, mudaram o projeto algumas vezes, apostaram em uma fabrica alheia... problemas que os brasileiros já estão cansados de ver, mas ai temos uma grata surpresa, um jogo 100% NACIONAL, e o que a gente espera disso? Claro... meeples de borracha (ou de vela, na pior das hipóteses rsrs), nesse momento eu titubiei e quase desisti da minha compra x.x uso meeples nacionais para playteste e adaptações mas realmente me incomoda muito isso em um jogo “oficial” (vamos colocar assim) e confiei na palavra de vocês que seria feito de madeira! Era o mínimo que eu esperava rsrs.
Finalmente chegamos ao unboxing citado no começo dessa opinião, tensão na mesa, caixa sendo aberta, um trento me olhando pedindo misericórdia (não foi dada, RIP Trento), e ao abrir a caixa vemos um material de qualidade ótima, meeples de madeira muito semelhantes aos originais do Gold West, um olhar de tristeza ao ver que os carrinhos não vieram pintados, mas o formato, tamanho, cores vivas e bem diferenciadas entre as outras porém com pinturas uniformes, caraca será que finalmente teremos meeples de madeira no brasil ? isso pode mudar as editoras nacionais e vai ser ótimo para o nosso pequeno mercado! E as impressões? Também de ótima qualidade, papeis laminados e de boa espessura, cartas que não se dobram facilmente e (à primeira vista) sem diferença de cores, tokens que saem facilmente das placas e de ótima espessura e um logotipo gigante da Kronos no lugar da TMG na capa da caixa, confesso que quando vi isso pensei “xupa TMG, a gente sabe se virar!” rsrs
Enfim, procedimentos parecidos com o Belfort, tudo “desplacando” facilmente, madeiras bem pintadas, peças com boa aparência e qualidade, os adesivos pareceram meio foscos o que pode ser um problema no futuro (provavelmente as imagens vão se desbotar com o tempo parecido com o Caçadores da Galaxia) mas ai saberemos apenas no futuro, tabuleiro lindo, cores vivas e vibrantes pra doer os olhos de quem olhar por muito tempo rsrs realmente não consigo achar o que reclamar da qualidade dos produtos entregues, a Kronos se mostra efetiva em qualidade desde seus Thief’s Markets e Spartacus da vida e dessa vez não foi diferente, há quem possa reclamar das mudanças feitas como a pintura e altura dos componentes que estão um pouco diferentes mas não vejo no que isso impactaria no jogo, e como tudo foi feito com consenso da TMG acredito que são grandes as chances da próxima impressão internacional também ser alterada.
E por fim falaremos dos “mimos” certo? Você que como eu aguardou por 1 ano a entrega dessa pré-venda, que ficou nervoso, ansioso, se arrependeu alguns momentos, acreditou ou não na palavra da Kronos e nos problemas apresentados, mas que não cedeu a tentação de pegar seu rico e suado dinheirinho de volta e investir em outro bom jogo (que não foi difícil de aparecer nesse 1 ano) que já estava na prateleira da sua loja favorita, teve como recompensa dois brindes exclusivos que irão agradar seus jogadores, afinal são “mimos” certo? Cavalo dado não se olha os dentes amigo, seja mais amoroso rsrs. Primeiro para o Gold West e o que eu realmente gostei, 5º jogador \o, minha mesa tem 5 jogadores com frequência, ainda mais em casa, e agora posso colocar esse euro leve com mais facilidade em mesa graças a isso, foi dito que vieram peças a mais de recursos para atender o 5 jogador além das peças equivalentes a ele e o tabuleiro, testarei amanhã já com mesa cheia para ver se teve muito impacto no jogo ou não essa adição, minha previsão é que será mais difícil pontuar no fim do jogo com as trilhas já terá uma maior competição pelo tabuleiro central, veremos... e no Belfort, uma moldura para o tabuleiro principal do jogo que impede que ele se desmonte durante a partida caso alguém esbarre e também tem espaços para cada jogador guardar seus componentes iniciais (anões, elfos e casas), como ficou na mesa? Muito mais bonito do que o jogo em si já é... porém um tanto impraticável, a principio minha moldura não se fecha legal com o tabuleiro deixando ele um pouco torto e apertado demais, tenho receio de acabar machucando o tabuleiro do jogo, e também aumenta bastante o tempo de setup do jogo se quiser colocar todas as pecinhas na moldura, vou tentar achar uma forma mais eficiente de montar isso (pode ser que algumas peças se encaixem melhores que outras) e veremos se isso vai realmente ser utilizado nas partidas.
Enfim é isso, fica ai minha opinião sincera do que vi ontem, ainda não joguei os dois jogos novos mas jogarei muito em breve, o Gold West já conhecia e poderei comparar melhor do que o Belfort e pretendo voltar publicando um pequeno review de cada jogo diferente deste que é apenas uma opinião sobre toda essa situação e os finalmentes de tudo isso, espero que tenham gostado apesar do texto longo e agora começa uma nova jornada pela cobrança na formação de um espaço distante... um abraço a todos e Alea Jacta Est!