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  3. Arcadia Quest
  4. Mestre dos Dados Resenha #69: Arcadia Quest

Mestre dos Dados Resenha #69: Arcadia Quest

Arcadia Quest
  • avatar
    gebson26/06/18 21:29
    avatar
    gebson
    26/06/18 21:29
    1112 mensagens MD

    Mestre dos Dados Resenha #69: Arcadia Quest

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/84e5d_pmxabc.jpg

    Olá galera, voltando hoje para trazer mais uma resenha para o canal, e dessa vez apresentando o jogo Arcadia Quest. O jogo não é novidade, mas está sempre trazendo novos conteúdos para incrementar a sua caixa base.

    Sobre o Jogo

    Arcadia Quest é um jogo com o tema de fantasia medieval distribuído pela CMON (Galápagos Jogos aqui no Brasil) e lançado no ano de 2014, nele cada jogador controla uma guilda composta por três heróis que vão, ao longo de uma campanha, enfrentando diversos desafios para completar determinadas missões e assim, trazer glória e fortuna para a sua guilda.

    Arcadia Quest é um jogo para 2 a 4 jogadores, com uma partida que leva em média de 60 a 90 minutos, dependendo de qual missão está sendo jogada, e que traz um sistema de campanha competitivo muito bem elaborado e divertido para a sua mesa de jogo.

    O jogo possui mecânicas bem similares a um jogo no estilo Dungeons Crawlers, porém os heróis aqui não estarão explorando dungeons, e sim locais pelas cidades de Arcadia. Seu sistema de regras traz mecânicas que podem muito lembrar o estilo de jogo dito acima, como a movimentação de heróis pelo tabuleiro, o confronto com diferentes tipos de criaturas, seja com armas de diversos tipos ou habilidades, o loot ao derrotar essas criaturas, missões a serem feitas pelas guildas de heróis e algo que não se vê nos dungeons crawler, que são as disputas das guildas para fazer as missões antes das outras e receber assim mais recompensas por elas.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/b5fd3_pmxabc.jpg

    Sequência de Turno

    O turno desse jogo é algo bem simples de se fazer, como cada jogador possui três heróis em sua guilda, durante a sua vez ele vai escolher um desses heróis para realizar a ação de se mover, e durante essa ação de movimento ele pode usar portais espalhados pelo tabuleiro e abrir portas e fazer uma ação de ataque, seja essa ação feita contra monstros ou contra heróis de outra guilda, ou a ação de descansar, que faz o jogador ativar todas as habilidades e armas exaustas dos seus heróis de guilda e reviver heróis mortos.

    As ações do turno são basicamente essas, seguindo esse esquema e ativando um herói de cada vez, sendo que o herói de um jogador pode ser ativado quantas vezes ele quiser.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/c0997_pmxabc.jpg

    Componentes

    Arcadia Quest possui componentes bem semelhantes a um dungeons crawler, com tiles, tokens de diversos tipos, muitas cartas, e claro, miniaturas. Abaixo eu vou mostrar todos os componentes presentes na caixa base do jogo e dá uma breve explicação de como eles são usados dentro de jogo.

    Tiles de Mapa

    O jogo vem com 9 tiles frente e verso que são usados para montar os diversos mapas das missões da campanha. Todos os tiles são divididos em 9 quadros pequenos por onde os jogadores poderão se mover. Os quadros dos tiles podem ser de dois tipos, rua ou sala, as ruas são de livre movimento para os heróis, já as salas podem estar trancadas com portas ou não, variando de missão para missão.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/55f35_pmxabc.png

    Alguns dos tiles de mapa do jogo.

    Miniaturas

    Como todo bom jogo no estilo nós temos as miniaturas, mas essas não são quaisquer miniaturas, elas são consideravelmente um pouco maior que o padrão de muitas miniaturas de jogos de tabuleiro e trazem um estilo bem particular de design em seus modelos.

    Ao todo o jogo vem com 37, divididas entre heróis e monstros (12 heróis e 25 monstros) que os jogadores poderão usar nas aventuras, as miniaturas de heróis são únicas, havendo uma para cada herói em específico, já entre as de monstros há algumas repetidas (criaturas comuns) e outras únicas (vilões).

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/7810e_pmxabc.jpg

    algumas miniaturas dos herois.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/57e25_pmxabc.jpg

    Algumas miniaturas de monstros.

    Tokens

    No jogo há uma grande variedade de tokens que podem ser usados para diversos fins diferentes, os tokens do jogo podem variar entre portas, portais, ferimentos, morte, moedas, guildas e de exploração.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/9f93c_pmxabc.png

    Os vários tipos de tokens que vem no jogo.

    Cartas

    As cartas, assim como os marcadores, vêm em uma grande quantidade e em vários tipos diferentes. Abaixo eu vou dá uma breve explicação de como são utilizados os diferentes tipos de cartas em jogo.

    Cartas de Heróis

    As cartas de heróis trazem todas as informações de um herói especifico, mostrando o seu valor de defesa e vida e a sua habilidade única, além de mostrar a sua ilustração e nome do personagem.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/9c2ef_pmxabc.jpg

    Algumas cartas de heróis.

    Cartas de Monstros e Vilões

    As cartas de monstros e vilões trazem as estatísticas e habilidades que cada uma deles possui para serem usadas em jogo. Basicamente as cartas vem com os valores de ataque, defesa e vida dos monstros, além de descrever sua habilidade, caso ele possua.

    O mesmo monstro ou vilão possui uma variedade de cartas para serem usadas nas campanhas de acordo com a atual missão que os jogadores estão jogando, quanto maior for o nível da missão mais fortes vão ficando os monstros. Na parte de baixo de todas as cartas de monstro diz em qual missão aquela carta será usada.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/d9909_pmxabc.jpg

    Algumas cartas dos monstros presentes no jogo.

    Cartas de Melhorias

    As cartas de melhorias são basicamente os aprimoramentos que os heróis das guildas pegarão para ir ficando mais fortes a cada nova missão. Os aprimoramentos podem variar de equipamentos de vários tipos como armas, armaduras ou acessórios, habilidades que vão fornecer algum tipo de efeito e recompensa que podem ser itens ou habilidades que são ganhas após determinadas missões.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/434b0_pmxabc.jpg

    Algumas das varias cartas de melhorias disponíveis no jogo.

    Cartas de Missões

    As cartas de missões determinam quais os tipos de missões os heróis podem fazer durante determinada aventura. Todas as guildas podem fazer missões iguais, porém a guilda que fizer qualquer uma das missões primeiro, ganha um bônus de ouro extra. As missões também são o que determina qual guilda vai ganhar o cenário.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/1684c_pmxabc.jpg

    carta de missão e suas possíveis recompensas para quem a completar.

    Cartas de Maldição

    Cartas de maldições são dadas ao heróis que morreram durante uma aventura, elas dão um efeito negativo ao herói pela próxima aventura ou até que ele use uma poção que possa remover o efeito da mesma. Mais de uma carta de maldição pode ser acumulada em cima do mesmo herói, caso ele morra mais de uma vez na mesma aventura.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/1c4c0_pmxabc.jpg

    Cartas de maldições.

    Considerações sobre o Jogo

    Arcadia Quest é um jogo fantástico, ele traz para a sua mesa de jogo uma experiência dungeons crawler com uma pegada diferente, onde temos um jogo no estilo competitivo ao invés do tradicional coop, dando aos jogadores o controle de três heróis, lutando diretamente contra os outros jogadores e os monstros ao mesmo tempo para realizar missões o mais rápido possível.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/0bd90_pmxabc.jpg

    Um tabuleiro de guilda que ajuda o jogador a melhor organizar seus heróis e melhorias.

    Ele é um jogo muito simples em suas regras podendo ser apresentado até mesmo para novos jogadores, porém a quantidade de três personagens para o jogador tomar de conta pode complicar um pouco a mente dos novatos, mas tirando isso suas regras são bem simples de se aprender. Suas mecânicas são bem visíveis ao estilo dungeons crawler, onde temos rolagens de dados, personagens com diferentes tipos de poderes e uma evolução desses mesmos personagens ao passar das aventuras, tudo o que um bom dungeons pode proporcionar à sua mesa de jogo. Outra grande vantagem desse jogo é a sua campanha não linear, onde os jogadores poderão escolher quais missões querem jogar ao final de cada uma delas, proporcionando assim uma experiência diferente a cada campanha jogada.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/406b2_pmxabc.jpg

    Dados que são usados durante o combate, os pretos para ataque e os branco para defesa.

    Uma das mecânicas do jogo que eu gostei bastante é o ataque de oportunidade, bem conhecido por jogadores de D&D, que dá aos monstros a chance de fazer um ataque aos heróis caso eles fiquem transitando adjacentes a eles; e a grande quantidade de variações de guildas que os jogadores podem fazer, tanto na questão de personagens como na questão de compra de equipamentos e habilidades que eles poderão fazer ao longo da campanha, as possibilidades são muito grandes, e dificilmente os jogadores farão duas guildas iguais.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/21faf_pmxabc.jpg

    Tabuleiro montado para inicio de uma missão.

    Por fim, vou falar um pouco sobre os componentes do jogo, como de costume dos jogos da CMON, todos são de ótima qualidade, mas as miniaturas em particular são o charme do jogo, o seu estilo bem peculiar deixa as miniaturas do jogo bem bacanas e com uma pegada bem legal para o jogo, elas, assim como todas as ilustrações do jogo são bem legais e deixam o jogo com uma cara bem única.

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