rsalbertos::PaladinoMonge::Fubanga::24:08. Não existe tal coisa como "recurso balizador". Você só tem que aproximar os ingredientes o máximo que der. Do manual:
"Continue applying your exchange rate until none of your resource markers can be moved forward without decreasing the value of another marker to below that spot."
Sim. A ideia de falar recurso balizador é para ilustrar tal afirmação do manual. Fica mais fácil entender a movimentação dos recursos se você considerar que nenhum recurso pode ser decrecido além do espaço que você quer subir com um recurso. Como geralmente a tendência e subir o recurso que se encontra mais afastado e que ele geralmente ira mostrar qual o espaço para multiplicação da pontuacao, achei que seria válido considerar que ele fosse um marco para facilitar esse processo.
Assim como no exemplo dado, eu poderia mover mais os recursos que eu tinha, pois existiam recursos mais a frente na trilha em que eu poderia continuar a utilizar esse rating.
Abraços
É que ficou confuso no seu video essa parte mesmo... vc fala q o recurso balizador NAO PODE ultrapassar outros recursos... pode sim... e assim o recurso ultrapassado passa a ser o alvo da equalização... talvez uma correção no video seria bacana... no seu exemplo vc poderia ter feito mutoooo
Mais pontos
Entendi seu ponto de vista e no exemplo poderia sim ter uma maior pontuação. Contudo a ideia era mostrar como se faz o rating dos recursos.
Se você considerar o último recurso fa trilha que você tem como aquele recurso que você precisa tentar se aproximar dos demais, não há motivos lógicos para que ele ultrapasse um outro recurso (não haverá ganhos reais aos jogador). Assim, bastaria realizar uma equalização de forma mais equilibrada para tentar elevar a posição desse recurso o máximo possível para conseguir uma maior pontuação.
Um ponto interessante é que no manual em alemão (conforme posts existentes na BGG que tratam desse assunto) você não deve criar um novo último recurso (por isso o papel de recurso balizador). No manual em ingles não está tão explicito isso, mas como falei acima, pela lógica, não há ganho ao jogador.
De qualquer forma obrigado pelo toque e pela crítica construtiva dada. Crescemos e melhoramos dessa forma.
Abraços.