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Duração
00:43:39
  • Guiugaldini
    22 mensagens MD
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    Guiugaldini20/06/18 01:07
    Guiugaldini » 20/06/18 01:07

    Robinson Crusoe merecia um Reprint!

    2
  • Pharao Framses
    259 mensagens MD
    avatar
    Pharao Framses20/06/18 02:44
    Pharao Framses » 20/06/18 02:44

    marth::
    RMaia8::Nem Trickerion nem Anachrony?   :'(

    Também não joguei eles, mas o Francis ta ai pra se manifestar sobre o Trickerion, e o por que dele não ter posto na listinha.

    Eu joguei várias vezes o Trickerion, ainda não tive a oportunidade de jogar o Anachrony.
    Concordo com o RMaia que o Trickerion, bem como todos os jogos da Mindclash são extremamente temáticos. Gosto tanto do Trickerion que vou pegar o novo financiamento deles no Kickstarter, da edição definitiva...

    O simples fato de que os truques que os(as) mágicos(as) fazem são reais (eu pesquisei, todos de fato existem e na maioria são bem antigos) e os itens necessários para realizá-los fazem sentido já me faz considerar a aplicação do tema muito forte, jogando a versão completa então, que embora mais demorada é muitíssimo mais interessante que a básica, considero um jogo extremamente temático.

    Já falamos rapidamente sobre Trickerion em um programa anterior e nem o mencionei por ter priorizado os jogos do Lacerda e, especificamente, o Kanban. Assim que eu receber o meu Cerebria vou falar com os demais carpetas para fazermos uma jogatina entre 4 pessoas e falarmos deste jogo bem como da Mindclash como editora :)

    1
  • Pharao Framses
    259 mensagens MD
    avatar
    Pharao Framses20/06/18 03:25
    Pharao Framses » 20/06/18 03:25

    AMarquezini::Boa noite, eu escuto o podcast de vocês desde o primeiro e acho que vocês estão evoluindo, parabéns por isso! Mas, infelizmente, eu preciso fazer uma crítica, eu acho que vocês são parciais demais quando se trata de euros, vocês passam a impressão de que odeiam jogos ameritrash, ou que os mesmos são inferiores por não possuírem um enfoque na mecânica. O conceito de diversão é muito amplo, alguns se divertem queimando a cabeça montando estratégias à longo prazo, outros curtem mais o desenrolar de uma aventura e não se frustram com a ocorrência de fatos inesperados... Eu curto os dois estilos e acho que não tem nada de errado em preferir um dos dois, mas talvez fosse melhor que vocês não passassem uma visão tão negativa dos jogos com enfoque temático. Abraço! 

    AMarquezini, fico muito feliz que tenhamos ouvintes que nos aturam deste nossa estréia.
    Tento não ser professoral no programa, mas como vício de profissão, quando escrevo eu sou prolixo, então vamos lá...
    Tendo a discordar, camarada. Não creio que sejamos parciais, muito embora em nenhum momento tenhamos nos comprometido com qualquer grau de imparcialidade já que nossas análises estão embasadas apenas em nossas experiências subjetivas no que toca ao programa. Na verdade, se entendi bem, talvez sejamos mais críticos à "classificação" ameritrash e, pior que ela a de jogos "temáticos" do BGG do que aos jogos classificados sob esta desigação. Explico-me: há toda uma polêmica, por parte dos americanos, que consideram pejorativo o termo "ameritrash" e por esse motivo o BGG criou a categoria de "temáticos"... mas basta ver os jogos classificados no top 100 dela para perceber que talvez ela não classifique lá grandes coisas e talvez esteja na hora de repensarmos essas categorias. O nosso provocativo título "Euros temáticos" foi justamente neste sentido. Mas para o próprio BGG não existem, igualmente "Euros", mas sim jogos de "estratégia". Sem entrar em maiores digressões, quanto às categorias, eu lhe responderia o seguinte, explicando de modo mais detalhado o que procurei comentar no programa: acredito que a designação "ameritrash" é, atualmente, anacrônica, ao menos considerando os jogos mais bem avaliados e criticados dos últimos 10 anos. 
    Um exemplo claro e direto que conheço bem: Arkham Horror (de 2005) foi o jogo que comentamos no último programa como sendo um dos que se propõe a ter um tema, mas que não funciona muito bem neste propósito. Eu tive ele com todas as suas expansões e devo ter jogado umas 15 vezes (o que me dá mais de 100 horas de Arkham Horror no currículo de boargamer :)), mas em muitas ocasiões o que acontecia podia render muitas risadas, mas não fazia muito sentido tematicamente. O principal problema eram os atributos variáveis e os testes "surpresa", ao entrar em um local era impossível saber sobre o que seria o teste, na casa da bruxa poderia a porta podia fechar às suas costas e ser necessário usar combate... ou evasão para fugir de um monstro que aparecia subitamente (e se um estivesse alto, o outro estaria baixo pelo sistema do jogo) ou mesmo sorte (que servia meio que pra destreza e tudo o que não tivesse outra categoria). Além disso, como o sucesso era apenas 33,3333...% (2 faces no d6) não era incomum tentar se preparar para algo e rolar 4 ou 5 dados falhando miseravelmente, o que fazia com que as escolhas no jogo ficassem mais limitadas e, embora eu ainda goste muito do Arkham Horror, as implementações mais recentes como o Eldritch Horror e, sobretudo, o Card Game do Arkham Horror são imensamente superiores em termos temáticos (especialmente o último).
    Claro que é possível se divertir jogando esses jogos, mas tenho a impressão de que houve uma mudança de sensibilidade entre os jogadores ao longo do tempo. Eu joguei Hero Quest, Descent, Imperial Assault (que ainda jogo, só tenho que convencer os rebeldes a encararem a campanha até o fim) e Conan (da Monolith). Digo-lhe que de todos o que eu mais gosto de jogar atualmente (sempre sou o Overlord) é o Conan e o jogo é aleatório pra caramba... mas há um elemento mecânico no uso das "gemas" que faz muito sentido tematicamente e mecanicamente também é muito interessante. Isso tornaria Conan um "euro", por haver uma administração de recursos? Dificilmente, mas mesmo do alto de suas dezenas de miniaturas, rolagens de dados para ataques e tudo o mais, a Monolith incorporou um elemento dos jogos de estilo Euro de modo temático.
    Por ironia, se formos a fundo no tema e consultarmos o Eurogames (2012), do Stewart Woods, no excelente histórico que ele faz dos jogos deste estilo o irônico é que os europeus aprenderam com os americanos a fazer jogos deste tipo a partir de jogos lançados pela finada 3M nos anos 60... ou seja, este campo e, sobretudo, essas classificações são muito dinâmicas e temos que estar abertos a rever nossos conceitos.
    Reitero, é claro que é perfeitamente possível se divertir jogando Munchkin (niguém discute que ele é Ameritrash!), passando 15 horas jogando Twilight Imperium 3 ou fritando o cérebro com o Vinhos, Dungeon Lords ou coisa parecida, todos concordamos quanto a isso. Mas eventualmente à medida que vamos conhecendo jogos diferentes, as percepções que temos sobre eles mudam, bem como de acordo com os grupos que jogamos.
    Pessoalmente, gosto de jogos, não importa muito a categoria e pelo que conheço os camaradas do Carpeta sei que eles também pensam assim. Mas, obviamente, temos nossas preferências, críticas e manias e vamos continuar atormentando educadamente nossos ouvintes com elas por um bom tempo!
    Abraço e até o próximo ;)

    4
  • guilhermezardo0
    210 mensagens MD
    avatar
    guilhermezardo020/06/18 07:40
    guilhermezardo0 » 20/06/18 07:40

    Pharao Framses::
    marth::
    RMaia8::Nem Trickerion nem Anachrony?   :'(

    Também não joguei eles, mas o Francis ta ai pra se manifestar sobre o Trickerion, e o por que dele não ter posto na listinha.

    Eu joguei várias vezes o Trickerion, ainda não tive a oportunidade de jogar o Anachrony.
    Concordo com o RMaia que o Trickerion, bem como todos os jogos da Mindclash são extremamente temáticos. Gosto tanto do Trickerion que vou pegar o novo financiamento deles no Kickstarter, da edição definitiva...

    O simples fato de que os truques que os(as) mágicos(as) fazem são reais (eu pesquisei, todos de fato existem e na maioria são bem antigos) e os itens necessários para realizá-los fazem sentido já me faz considerar a aplicação do tema muito forte, jogando a versão completa então, que embora mais demorada é muitíssimo mais interessante que a básica, considero um jogo extremamente temático.

    Já falamos rapidamente sobre Trickerion em um programa anterior e nem o mencionei por ter priorizado os jogos do Lacerda e, especificamente, o Kanban. Assim que eu receber o meu Cerebria vou falar com os demais carpetas para fazermos uma jogatina entre 4 pessoas e falarmos deste jogo bem como da Mindclash como editora :)

    Quero que vocês me expliquem porque colocar tiles em cartinhas, tentando conectar símbolos, se parece (ou remete a) com a preparação ou a apresentação de uma mágica em um espetáculo.
    Ou é preciso tomar um alucinógeno pra entender essa parte do tema do Trickerion, ou não entendo nada sobre jogos temáticos.

    0
  • bhenrique
    508 mensagens MD
    avatar
    bhenrique20/06/18 11:05
    bhenrique » 20/06/18 11:05

    parabens pelo podcast, tenho achado bem bacana as discussões. 
    Essa específica de categorizar um jogo sendo temático ou não acho bem interessante e confesso ter bastante dificuldade nessa categorização rs... a exemplo de muitos aqui, eu acho trickerion absurdamente temático, pois é um jogo que me envolve no tema que ele propõe, no entanto percebi até uma certa indignação em algumas respostas discordando dessa afirmação. 
    O ponto que acho curioso e dificil , é que um jogo ser temático ou não pra mim depende um pouco também do nivel de envolvimento de quem joga rs... se você for reduzir o tema na execução de suas mecanicas: em colocar peças, mover miniaturas, baixar cartinhas e conectar pontos, nenhum jogo será temático.

    Claro que em alguns jogos o tema se demonstra mais forte, mais envolvente que em outros, mas vocês não acham que também pode haver um movimento inverso? dos jogadores se envolverem em temas de jogos mesmo onde esses temas não estão tão envolventes? 

    parabens galera, virei ouvinte

    2
  • CassioLemos
    293 mensagens MD
    avatar
    CassioLemos20/06/18 11:41
    CassioLemos » 20/06/18 11:41

    bhenrique::parabens pelo podcast, tenho achado bem bacana as discussões. 
    Essa específica de categorizar um jogo sendo temático ou não acho bem interessante e confesso ter bastante dificuldade nessa categorização rs... a exemplo de muitos aqui, eu acho trickerion absurdamente temático, pois é um jogo que me envolve no tema que ele propõe, no entanto percebi até uma certa indignação em algumas respostas discordando dessa afirmação. 
    O ponto que acho curioso e dificil , é que um jogo ser temático ou não pra mim depende um pouco também do nivel de envolvimento de quem joga rs... se você for reduzir o tema na execução de suas mecanicas: em colocar peças, mover miniaturas, baixar cartinhas e conectar pontos, nenhum jogo será temático.

    Claro que em alguns jogos o tema se demonstra mais forte, mais envolvente que em outros, mas vocês não acham que também pode haver um movimento inverso? dos jogadores se envolverem em temas de jogos mesmo onde esses temas não estão tão envolventes? 

    parabens galera, virei ouvinte

    Hoje ainda tive que convencer mais o Matheus que o Fresco é temático. O jogo é fraco, mas temático ele é. O cara acorda cedo pra poder garantir mais produtos na feira. Acordando cedo, fica de mau humor. Mistura tintas e usa elas pra pintar. As mecânicas são essas, e tematicamente é isso que acontece também. Concordo totalmente contigo, claro que se a gente reduzir em "retirar uns tiles pra ver a pintura, juntar cubinhos coloridos, etc..." não tem como ser temático. Em Zombicide eu rolo um dado, não dou um tiro, não é temático! hahaha
    Como dizia em outro comentário aqui, a questão da diversão é bem subjetiva, assim como esse envolvimento com o tema. Alguns jogadores podem jogar pensando muito tematicamente no que está fazendo, enquanto outro podem estar enxergando apenas as mecânicas. E ninguém tá errado, cada um tem seu jeito.
    Abraço!

    2
  • bhenrique
    508 mensagens MD
    avatar
    bhenrique20/06/18 12:25
    bhenrique » 20/06/18 12:25

    CassioLemos::Hoje ainda tive que convencer mais o Matheus que o Fresco é temático. O jogo é fraco, mas temático ele é. O cara acorda cedo pra poder garantir mais produtos na feira. Acordando cedo, fica de mau humor. Mistura tintas e usa elas pra pintar. As mecânicas são essas, e tematicamente é isso que acontece também. Concordo totalmente contigo, claro que se a gente reduzir em "retirar uns tiles pra ver a pintura, juntar cubinhos coloridos, etc..." não tem como ser temático. Em Zombicide eu rolo um dado, não dou um tiro, não é temático! hahaha
    Como dizia em outro comentário aqui, a questão da diversão é bem subjetiva, assim como esse envolvimento com o tema. Alguns jogadores podem jogar pensando muito tematicamente no que está fazendo, enquanto outro podem estar enxergando apenas as mecânicas. E ninguém tá errado, cada um tem seu jeito.
    Abraço!

    perfeito... é exatamente o que penso rs

    1
  • guilhermezardo0
    210 mensagens MD
    avatar
    guilhermezardo020/06/18 12:54
    guilhermezardo0 » 20/06/18 12:54

    Vou explicar: jogos temáticos não são somente os jogos com um tema peculiar e design gráfico aprimorado, mas sim os jogos em que as mecânicas transparecem o tema. O jogador tem que se sentir imerso no tema do jogo ao executar as mecânicas.

    Se a arte e o tema do jogo fossem critérios para se definir se um euro é temático ou não, Russian Railroads seria um jogo temático! 

    São poucos os euros temáticos que conheço.

    Por mais que Trickerion e Anachrony sejam jogos ótimos, com temas originais e visual belíssimo, as mecânicas são desconectadas do tema. 

    Não dá para comparar com, por exemplo, Dungeon Petz, em que o jogador enxergar os imps coletando os recursos na feira dos petz e depois enxerga as necessidades dos petz e os próprios petz nas jaulas! No Dungeon Lords é a mesma coisa (um pouco mais fraco no quesito tema, comparado com o DP, na minha opinião). No The Gallerist, o jogador vê as obras se acumulando na galeria a sua frente e vê também os visitantes se dirigindo pra sua galeria, ou saindo dela. No Agricola é possível ver a sua fazenda montada no final. No Alquimistas é possível ver os ingredientes sendo misturados pra fazer a poção no caldeirão.

    Já que foi dado o exemplo do zombicide, que se aplica pra Dungeon Crawlers em geral, nesse caso é evidente o tema do jogo: o jogador consegue ver e imaginar as miniaturas se locomovendo pelas dungeons, como se fosse uma mini representação da realidade do jogo.

    No Twilight Struggle, por exemplo, por mais que não seja um euro, o tema transborda do jogo. No mapa, nas cartas, nos eventos históricos.

    E no Trickerion? Vou fazer a mágica "serrar uma pessoa". Coloco um token de coraçaozinho numa carta, conectando com um diamante de outro token que havia colocado antes ali e ganho o diamante e 10 pontos. Agora vou fazer a mágica "desaparecimento de uma pessoa", coloco um outro token, agora de copas, numa outra cartinha, e ganho mais um diamante e 15 pontos. Agora vou fazer a mágica "coelho na cartola". Coloco um token de espadas numa outra carta, ganho mais um diamante e 12 pontos. 

    É um ótimo euro, não me entendam mal, mas, a despeito da arte muito bonita, é pouco temático!

    2
  • bhenrique
    508 mensagens MD
    avatar
    bhenrique20/06/18 13:36
    bhenrique » 20/06/18 13:36

    guilhermezardo0::Vou explicar: jogos temáticos não são somente os jogos com um tema peculiar e design gráfico aprimorado, mas sim os jogos em que as mecânicas transparecem o tema. O jogador tem que se sentir imerso no tema do jogo ao executar as mecânicas.

    Se a arte e o tema do jogo fossem critérios para se definir se um euro é temático ou não, Russian Railroads seria um jogo temático! 

    São poucos os euros temáticos que conheço.

    Por mais que Trickerion e Anachrony sejam jogos ótimos, com temas originais e visual belíssimo, as mecânicas são desconectadas do tema. 

    Não dá para comparar com, por exemplo, Dungeon Petz, em que o jogador enxergar os imps coletando os recursos na feira dos petz e depois enxerga as necessidades dos petz e os próprios petz nas jaulas! No Dungeon Lords é a mesma coisa (um pouco mais fraco no quesito tema, comparado com o DP, na minha opinião). No The Gallerist, o jogador vê as obras se acumulando na galeria a sua frente e vê também os visitantes se dirigindo pra sua galeria, ou saindo dela. No Agricola é possível ver a sua fazenda montada no final. No Alquimistas é possível ver os ingredientes sendo misturados pra fazer a poção no caldeirão.

    Já que foi dado o exemplo do zombicide, que se aplica pra Dungeon Crawlers em geral, nesse caso é evidente o tema do jogo: o jogador consegue ver e imaginar as miniaturas se locomovendo pelas dungeons, como se fosse uma mini representação da realidade do jogo.

    No Twilight Struggle, por exemplo, por mais que não seja um euro, o tema transborda do jogo. No mapa, nas cartas, nos eventos históricos.

    E no Trickerion? Vou fazer a mágica "serrar uma pessoa". Coloco um token de coraçaozinho numa carta, conectando com um diamante de outro token que havia colocado antes ali e ganho o diamante e 10 pontos. Agora vou fazer a mágica "desaparecimento de uma pessoa", coloco um outro token, agora de copas, numa outra cartinha, e ganho mais um diamante e 15 pontos. Agora vou fazer a mágica "coelho na cartola". Coloco um token de espadas numa outra carta, ganho mais um diamante e 12 pontos. 

    É um ótimo euro, não me entendam mal, mas, a despeito da arte muito bonita, é pouco temático!


    Compreendo e entendo sua opinião mas o que quis dizer é que se aprofundar e se envolver no tema (ou não) na minha opinião não depende só do jogo, depende também dos jogadores, o exemplo do the gallerist foi ótimo, quando joguei fiquei obcecado em enxergar no tabuleiro as formas de pontuar, queria ganhar o jogo e não estava nem aí para o que aqueles tiles e meeples significavam, provavelmente porque o tema não me estimulasse tanto no momento. Minha esposa que ama o tema por ser colecionadora entrou numa imersão quase paralela rs... fazia associação das artes com artes reais etc... já em viticulture por exemplo toda vez que mexo o galinho ja me vejo acordando lá nas vinicolas, sempre que crio um vinho com uma determinada uva faço a associação a um rotulo que tenha ou ja tenha provado e por ai em diante ... com varios jogos diferentes, reações e envolvimentos diferentes... tstruggle que vc falou é outro que amo por conta da imersão, me sinto na guerra fria rs, mas ja joguei com pessoas que estavam cagando pros eventos das cartas, só enxergavam a quantidade de pontuação delas e como iriam usá-las...só liam os eventos pra saber seus efeitos... e não acho isso errado, é a forma que a pessoa interage com aquele jogo. 

    Como vc disse, entendo essa categorização mais cartesiana que é definida pelas mecanicas etc... ou que obedece a definição do rótulo do que é temático ou não, mas como falei eu tenho realmente dificuldade em aceitar essas definições rs ... porque acho que o sucesso do tema de um jogo depende muito mais dos jogadores que das mecânicas e produção

    Resumindo acho o seguinte, todos jogos são abstratos (e realmente todos são uma abstração por isso são jogos rs) até o momento que alguém que esteja jogando se sinta envolvido com o tema proposto
    mas como disse no primeiro post, essa é uma discussão muito interessante e gostosa de se ter, por mexer com abstrações é normal que se gere muitas interpretações e definições diferentes... :)

    4
  • guilhermezardo0
    210 mensagens MD
    avatar
    guilhermezardo020/06/18 13:49
    guilhermezardo0 » 20/06/18 13:49

    bhenrique::
    guilhermezardo0::Vou explicar: jogos temáticos não são somente os jogos com um tema peculiar e design gráfico aprimorado, mas sim os jogos em que as mecânicas transparecem o tema. O jogador tem que se sentir imerso no tema do jogo ao executar as mecânicas.

    Se a arte e o tema do jogo fossem critérios para se definir se um euro é temático ou não, Russian Railroads seria um jogo temático! 

    São poucos os euros temáticos que conheço.

    Por mais que Trickerion e Anachrony sejam jogos ótimos, com temas originais e visual belíssimo, as mecânicas são desconectadas do tema. 

    Não dá para comparar com, por exemplo, Dungeon Petz, em que o jogador enxergar os imps coletando os recursos na feira dos petz e depois enxerga as necessidades dos petz e os próprios petz nas jaulas! No Dungeon Lords é a mesma coisa (um pouco mais fraco no quesito tema, comparado com o DP, na minha opinião). No The Gallerist, o jogador vê as obras se acumulando na galeria a sua frente e vê também os visitantes se dirigindo pra sua galeria, ou saindo dela. No Agricola é possível ver a sua fazenda montada no final. No Alquimistas é possível ver os ingredientes sendo misturados pra fazer a poção no caldeirão.

    Já que foi dado o exemplo do zombicide, que se aplica pra Dungeon Crawlers em geral, nesse caso é evidente o tema do jogo: o jogador consegue ver e imaginar as miniaturas se locomovendo pelas dungeons, como se fosse uma mini representação da realidade do jogo.

    No Twilight Struggle, por exemplo, por mais que não seja um euro, o tema transborda do jogo. No mapa, nas cartas, nos eventos históricos.

    E no Trickerion? Vou fazer a mágica "serrar uma pessoa". Coloco um token de coraçaozinho numa carta, conectando com um diamante de outro token que havia colocado antes ali e ganho o diamante e 10 pontos. Agora vou fazer a mágica "desaparecimento de uma pessoa", coloco um outro token, agora de copas, numa outra cartinha, e ganho mais um diamante e 15 pontos. Agora vou fazer a mágica "coelho na cartola". Coloco um token de espadas numa outra carta, ganho mais um diamante e 12 pontos. 

    É um ótimo euro, não me entendam mal, mas, a despeito da arte muito bonita, é pouco temático!


    Compreendo e entendo sua opinião mas o que quis dizer é que se aprofundar e se envolver no tema (ou não) na minha opinião não depende só do jogo, depende também dos jogadores, o exemplo do the gallerist foi ótimo, quando joguei fiquei obcecado em enxergar no tabuleiro as formas de pontuar, queria ganhar o jogo e não estava nem aí para o que aqueles tiles e meeples significavam, provavelmente porque o tema não me estimulasse tanto no momento. Minha esposa que ama o tema por ser colecionadora entrou numa imersão quase paralela rs... fazia associação das artes com artes reais etc... já em viticulture por exemplo toda vez que mexo o galinho ja me vejo acordando lá nas vinicolas, sempre que crio um vinho com uma determinada uva faço a associação a um rotulo que tenha ou ja tenha provado e por ai em diante ... com varios jogos diferentes, reações e envolvimentos diferentes... tstruggle que vc falou é outro que amo por conta da imersão, me sinto na guerra fria rs, mas ja joguei com pessoas que estavam cagando pros eventos das cartas, só enxergavam a quantidade de pontuação delas e como iriam usá-las...só liam os eventos pra saber seus efeitos... e não acho isso errado, é a forma que a pessoa interage com aquele jogo. 

    Como vc disse, entendo essa categorização mais cartesiana que é definida pelas mecanicas etc... ou que obedece a definição do rótulo do que é temático ou não, mas como falei eu tenho realmente dificuldade em aceitar essas definições rs ... porque acho que o sucesso do tema de um jogo depende muito mais dos jogadores que das mecânicas e produção

    Resumindo acho o seguinte, todos jogos são abstratos (e realmente todos são uma abstração por isso são jogos rs) até o momento que alguém que esteja jogando se sinta envolvido com o tema proposto
    mas como disse no primeiro post, essa é uma discussão muito interessante e gostosa de se ter, por mexer com abstrações é normal que se gere muitas interpretações e definições diferentes... :)

    Concordo. Sempre depende do envolvimento do jogador, certamente. Mas não podemos negar que uns jogos são mais temáticos do que outros. ;)
    Euros são jogos que pecam nesse sentido. Eu acho que são poucas as exceções. É do gênero, não tem muito o que fazer. As mecânicas são colocadas em primeiro lugar.

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Robinson Crusoé: Aventuras na Ilha Amaldiçoada - Carpeta #S01E16 - Euros temáticos
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