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  3. Quantum
  4. (Quantum) Sistema de batalha com cartas?

(Quantum) Sistema de batalha com cartas?

Quantum
  • avatar
    BenNeto11/06/18 10:26
    avatar
    BenNeto
    11/06/18 10:26
    63 mensagens MD

    Alguém já tentou usar cartas no lugar de rolar dados para o combate no Quantum? Algo similar ao sistema de combate de Blood Rage.

    Gosto muito de Quantum e o jogo bastante, mas acho que cartas poderiam ser facilmente usadas em combate no lugar do rolar dados. Removeria parte da sorte do jogo e adicionaria um pouco de blefe e planejamento estratégico ao combate (sabendo que o inimigo possui poucas cartas de combate em mãos ou que o mesmo já usou sua carta de combate mais forte...)

    Rapidamente pensando, seria mais ou menos como em Blood Rage:
    Cada jogador teria X cartas de combate, cada um com um bônus de combate (-1, -2, -3, -4, -5...). Em uma batalha, cada jogador participante colocaria uma carta virada para baixo na mesa ao lado de sua nave/dado (ao invés de rolar dados para saber qual bônus será adicionado). Ambos viram ao mesmo tempo e somam o valor contido na carta ao valor do seu dado/nave. Menor valor vence o combate. As cartas são descartadas. Obviamente seria necessário um sistema de reposição de cartas.

    O que vocês acham?

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  • norDicoBR
    714 mensagens MD
    avatar
    norDicoBR11/06/18 11:15
    norDicoBR » 11/06/18 11:15

    Até entendo mas aí poderia pesquisar outro jogo. 
    O grande atrativo do Quantum são os dados, pois não só são usados pela mecânica base mas também substituem eventuais miniaturas.

    0
  • BenNeto
    63 mensagens MD
    avatar
    BenNeto11/06/18 11:42
    BenNeto » 11/06/18 11:42

    norDicoBR::Até entendo mas aí poderia pesquisar outro jogo. 
    O grande atrativo do Quantum são os dados, pois não só são usados pela mecânica base mas também substituem eventuais miniaturas.

    Mas os dados e mecânicas do jogo continuariam lá (funcionando também como miniaturas), a única coisa que estaríamos removendo seria a rolagem dos dados preto (ataque) e branco (defesa) ao atacar/defender e, consequentemente, sua aleatoriedade. Nós continuaríamos usando os dados coloridos (nave, domínio e pesquisa) e suas ótimas mecânicas normalmente.

    A grande sacada de quantum, pra mim, foi usar o valor dos dados tanto para se mover quanto para determinar sua força de combate, achei isso genial. Entendo que por existirem DADOS no jogo, isso tende a nos forçar a querer rolá-los...

    Particulamente, não gosto muito de miniaturas em jogos, prefiro cartas e dados, no máximo marcadores e cubos, então, Quantum me atraiu logo de cara.

    0
  • Marcos Panontin
    62 mensagens MD
    avatar
    Marcos Panontin11/06/18 12:56
    Marcos Panontin » 11/06/18 12:56

    Acho que vale a pena o teste sim. Seria meio como O Senhor dos Anéis: O Confronto.

    O Designer escreveu um texto falando sobre a criação do jogo, e em uma versão anterior do protótipo não havia a rolagem de dados. Aí uma pessoa comentou "Mas esse jogo com todos esses dados e você não vai rolar nada?" e ele pensou em como implementar.

    1
  • alex2306
    296 mensagens MD
    avatar
    alex230611/06/18 13:14
    alex2306 » 11/06/18 13:14

    norDicoBR::Até entendo mas aí poderia pesquisar outro jogo. 
    O grande atrativo do Quantum são os dados, pois não só são usados pela mecânica base mas também substituem eventuais miniaturas.

    Assino embaixo, os valores dos dados no combate contam muito para deixa o jogo interessante. Sei que é frustante tentar competir com uma nave de força 1 mas é ai que você mostra a logística e até onde vale a pena arriscar estando próximo.

    0
  • BenNeto
    63 mensagens MD
    avatar
    BenNeto11/06/18 16:38
    BenNeto » 11/06/18 16:38

    Marcos Panontin::Acho que vale a pena o teste sim. Seria meio como O Senhor dos Anéis: O Confronto.

    O Designer escreveu um texto falando sobre a criação do jogo, e em uma versão anterior do protótipo não havia a rolagem de dados. Aí uma pessoa comentou "Mas esse jogo com todos esses dados e você não vai rolar nada?" e ele pensou em como implementar.

    Verdade. Também já li o diário de criação do jogo, tanto em inglês como traduzido aqui no ludopedia. Lá ele também conta que resistiu por semanas antes de realmente adicionar a rolagem de dados ao jogo, pois achava o seu jogo elegante demais para ter tanta rolagem de dados. Ele também admite que estava errado e que realmente a adição da rolagem de dados no Quantum foi essencial para o jogo.

    Acontece que naquela época não existia bônus nenhum no combate no jogo, o vencedor se dava apenas com a comparação entre os valores das naves (o menor vencia), completamente determinístico, e isso, segundo o próprio designer, deixava o jogo muito mais demorado, pois os jogadores demoravam uma eternidade para decidir o que fazer, já que o combate já era previamente determinado, parecido com o que ocorre no xadrez. Talvez por isso ele tenha se rendido a rolagem de dados.

    0
  • JulianZG
    84 mensagens MD
    avatar
    JulianZG20/03/21 08:35
    JulianZG » 20/03/21 08:35

    Acho válido testar sim. Mas acredito que isso vai fazer surgir um jogo diferente da proposta final do Quantum. Pra mim, a rolagem de dados foi o que deixou o jogo muito mais interessante. Enquanto você não tem certeza da vitória num combate, o jogo te força a ter em mente um plano B (e ele te permite isso de uma forma muito simples, até mesmo pra iniciantes). Ao mesmo tempo, ele deixa o jogador arriscar, com o pé atrás, e gera a sensação de conquista frente a uma probabilidade ruim. Acho que as cartas tirariam esse sabor - além de deixar o jogador que cometeu algum deslize, sofrer com a recuperação.
    O combate já favorece o atacante. Quem perde o combate cometendo erros, sai duplamente prejudicado (jogou fora uma carta que poderia ser útil em outro momento, e uma nave no tabuleiro). Se fores testar a inclusão de cartas, seria interessante fazer testes com pessoas que nunca jogaram o jogo, e já apresentá-lo com as cartas.
    Boa sorte na experiência!
    Compartilha com a gente os resultados depois, se for possível ✌️

    1
  • BenNeto
    63 mensagens MD
    avatar
    BenNeto05/05/21 11:01
    BenNeto » 05/05/21 11:01

    JulianZG::Acho válido testar sim. Mas acredito que isso vai fazer surgir um jogo diferente da proposta final do Quantum. Pra mim, a rolagem de dados foi o que deixou o jogo muito mais interessante. Enquanto você não tem certeza da vitória num combate, o jogo te força a ter em mente um plano B (e ele te permite isso de uma forma muito simples, até mesmo pra iniciantes). Ao mesmo tempo, ele deixa o jogador arriscar, com o pé atrás, e gera a sensação de conquista frente a uma probabilidade ruim. Acho que as cartas tirariam esse sabor - além de deixar o jogador que cometeu algum deslize, sofrer com a recuperação.
    O combate já favorece o atacante. Quem perde o combate cometendo erros, sai duplamente prejudicado (jogou fora uma carta que poderia ser útil em outro momento, e uma nave no tabuleiro). Se fores testar a inclusão de cartas, seria interessante fazer testes com pessoas que nunca jogaram o jogo, e já apresentá-lo com as cartas.
    Boa sorte na experiência!
    Compartilha com a gente os resultados depois, se for possível ✌️

    Depois de jogá-lo por mais alguns anos, percebi que a rolagem de dados é realmente um dos diferenciais do jogo. A diversão e a incerteza ocasionada pelas rolagens é realmente emocionante.

    Desisti de fazer a substituição da rolagem por cartas, porém ainda tenho feito algumas alterações no jogo e voltei recentemente a trabalhar na minha versão dele (mais uma tradução mesmo e mudança de tema, tendo em vista que meu irmão mais novo "destruiu" os player boards).

    Sinceramente, Quantum permanece meu jogo favorito até hoje. Uma pena que não teve continuidade pela Funforge. Porém li recentemente na BGG que o Designer está tentando revivê-lo.

    1
  • JulianZG
    84 mensagens MD
    avatar
    JulianZG05/05/21 11:49
    JulianZG » 05/05/21 11:49

    Opa! Legal saber. Bom que possa vir uma nova edição. Eu consegui a última a pouco. Questão de meses. Mas tenho um apego nela que nenhuma versão atualizada vai me levar a me desfazer dessa aqui hahahaha 
    Boas jogatinas aí, meu caro! 
    E não esquece de divulgar tua versão quando estiver pronto para expor ela ✌️

    0
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