não me doí, inclusive escrevi que variantes são válidas e citei exemplos (o próprio 2p do PR, o 2P do 7Wonders, o draft do agricola, entre outras), mas acho que você não leu ou ignorou essa parte.
apenas critiquei a frase "o jogo é seu e faça o que quiser", não é bem assim. não é porque eu compro o Caverna que posso fazer que todo campo de ação pode ser selecionado por qualquer um, independente se já tenha gente lá, e chamar isso de 'variante' só pq eu comprei os componentes do jogo rsrsrs
qto à sua idéia específica, nunca testei, mesmo porque não vi a mínima necessidade dela. mas acredito que o efeito no jogo 3p é tirar um pouco do peso das construções e colocar nos navios em termos de pontuação geral, já que você está forçando produção/embarque à revelia dos jogadores, e gerar um desequilíbrio forte em função de quem começaa já produzindo milho x quem produz índigo. ou seja, em teoria a idéia me parece um tanto quanto ruim, e talvez por isso o designer depois de trocentos play-testes fez o jogo daquela forma e não da que você propos como variante, mas boa sorte na sua tentativa né.... abç
qto a aumentar a rejogabilidade... com tantas opções de construção diferentes e ainda duas expansões... acho que não precisa mudar nenhuma regra não, o jogo é excelente, já foi top 1 da bgg, é um puta euro e de rejogabillidade bem alta.