Postagem do Canal!
Fruit Salad, lançado no Brasil pela Editora Conclave, é um jogo infantil para 2 a 6 jogadores, com duração de 15 minutos para
crianças à partir de 6 anos.
Em Fruit Salad, queremos fazer uma grande salada de frutas, e cada jogador vai contribuir para essa salada colocando as frutas que possui. E quem souber a quantidade das frutas nessa salada vai acumulando pontos!
Como se joga?
Distribui-se entre os jogadores as cartas de frutas em quantidades iguais, e cada jogador vai segurar sua pilha de cartas de frutas com a face das frutas para baixo.
Em seguida, rolam-se os dois dados do jogo e a partida está pronta para começar, como no exemplo abaixo.
O objetivo do jogo é conseguir mais pontos, sendo que a partida termina quando alguém conseguir 4 pontos ou terminar com as cartas de frutas que estão na sua mão.
Os dados que são rolados vão indicar 2 elementos fundamentais: A fruta e sua quantidade.
Se eu rolar, como no exemplo acima, um morango e o número 4, significa que para vencer essa rodada eu precisarei ter na salada de frutas (as cartas que vão sendo acumuladas no centro da mesa) pelo menos 4 morangos.
Cada jogador na sua vez vai pegar uma carta da sua pilha e coloca-la no centro da mesa com a face de fruta virada para cima, em seguida os próximos jogadores vão fazendo o mesmo.
Quando você desconfiar que já existe na salada de fruta a quantidade da fruta indicada pelo dado você deve colocar a mão sobre as cartas que estão no centro da mesa.
E esse é o elemento fundamental no jogo, tentar contar a quantidade de frutas que vão sendo colocadas no centro da mesa e tentar ser o mais rápido quando achar que a quantidade é a quantidade correta.
Acontece que os dados que foram rolados inicialmente podem ser rolados novamente no decorrer da partida, trazendo um "elemento surpresa", pois a quantidade de frutas pode mudar no meio da partida, e acredite, isso vai acontecer muitas vezes.
Os dados serão rolados novamente se a carta de fruta que alguém colocar no meio da mesa trazer essa indicação, como nas duas cartas abaixo.

Após o dado ser rolado novamente, se alguém desconfiar que já existe aquela quantidade na salada de fruta pode colocar a mão nas cartas.
Se o jogador que colocou a mão estiver certo, ele retira uma carta das que estão no centro para ele, simbolizando seu ponto, e distribui o restante para os demais jogadores.
Se ele estiver errado todas as cartas do centro vão para sua pilha.
Como já mencionamos o jogo termina assim que alguém conseguir 4 pontos ou alguém ficar sem cartas de frutas na sua mão.
Acessibilidade
É um jogo totalmente independente das cores, bastando apenas que o jogador consiga distinguir as frutas e os números, sendo portanto um jogo bem acessível para qualquer tipo de jogador.
Dá para jogar com crianças?
Sim, pois é um jogo voltado para esse público. Como trata-se de um jogo que exige memória, contar e uma certa agilidade, se for jogado com crianças de idades bem diferentes pode acabar favorecendo os mais velhos. Além disso como é necessário colocar a mão nas cartas no centro da mesa isso pode gerar uma certa confusão e disputas acirradas, portanto é bom ficar de olho para evitar algumas confusões.
O que achamos?
Uma pequena latinha, que cabe na palma da mão (e dentro de qualquer bolsa ou mochila) com uma boa produção, certamente é uma boa pedida para a
criançada. Como o jogo prioriza o elemento
memória isso traz de certa maneira um equilíbrio na mesa (se quiser ler uma postagem sobre os motivos para se jogar jogos que envolvem o uso da
memória clique
aqui).
Entretanto o fato da agilidade para se colocar a mão no centro da mesa pode frustrar um pouco se no grupo houverem adultos e crianças.
É um jogo simples, rápido e bonito, que vai agradar a criançada, inclusive podendo ser usado com os menores para ensinar a contar e observar os padrões de frutas.
Mas chega de conversa, é hora de fazermos uma salada de frutas!
Curta e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos e siga nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia, Facebook e no Instagram.