Descolado::marino::Muito bom o cast. Parabéns!
Só não entendi por que Tide of Iron ficou de fora dos jogos indicados/abordados no programa?
Abraços
É... também confesso ter sentido a ausência do TIDE OF IRON no Podcast. Não teria sentido essa ausência se não tivessem citado CONFLICT OF HEROES e M44, dois jogos no mesmo patamar do TOI, mas como citaram, fiquei realmente frustrado.
Jogos de combate táticos com miniaturas, pelo que pude perceber, são os "ovelhas negras" dos wargames. Isso fica bem claro logo no começo do Podcast. O item "estratégia" é mais valorizado que "tática" e geralmente em jogos com miniaturas a tática fala mais alto.
Quem curte "wargame de verdade" vai encarar um ADVANCED SQUAD LEADER, um CASE BLUE ou até um COMBAT COMMANDER, jogos que tem os tais "4X" (adorei esta definição - não conhecia).
Pra mim, pessoas que jogam ASL e correlatos dificilmente jogam TIDE OF IRON e cia.
Adorei o Podcast, feito por gente que entende do negócio. Uma pena eu não ter caído de amores pelos grandes estratégicos e suas fichinhas.
Concordo com você, Ismael, que o Tide of Iron merecia estar numa lista de jogos pra se falar nesse programa, assim como mais um monte de jogos que curto e não foram falados também.
Sobre as miniaturas, acho que você está equivocado. Eu não sei se as pessoas menosprezam o TOI, ou qualquer outro jogo pelas miniaturas. Acho que é uma questão de preferência, tem gente que prefere uma percepção visual melhor, outros simplesmente ignoram isso e buscam mais a jogabilidade. Eu não tenho problemas com miniaturas, mas é claro que elas não são as mais indicadas pra um wargame que precisa representar diversas unidades diferentes, com diversos atributos diferentes. Na verdade, quando procuro um wargame a última coisa que me preocupo é com miniaturas, fichas, mapa de papel e etc. Pra mim o que importa é a qualidade das regras e mecânicas e a fidelidade histórica.
E pra finalizar, ASL, Combate Commander, Conflict of Heroes e a maioria dos wargames citados no podcast, não são jogos do tipo 4X, apesar de você encontrar alguns desses X's na maioria dos wargames. Nos jogos desse tipo, você precisa conquistar territórios por causa dos recursos, pois eles lhe permitirão construir/melhorar suas unidades para sustentar a tua expansão. Exemplos: Space Empires 4X, Runewars, Twilight Imperium 3, Exodus Proxima Centauri, entre outros.
Apareça pra jogar com a gente um dia desses lá na PUC.
Abraços