andre::rodolfolondero::Sempre quando esta discussão surge, lembro do ditado da avó de um colega: "Cada um goza por onde acha melhor".
ou seja: "Bom, o que vocês acham? Estudar estratégias de jogos acaba com eles ou dá uma sobrevida e competitividade aos mesmos?"
resposta: "Cada um goza por onde acha melhor"
pode até ser uma resposta q se aplica a alguma coisa, mas não a essa discussão específica....
Colega, acho que você precisa gozar mais para entender o que quero dizer

Se você é o tipo de jogador que prefere estudar estratégias antes e durante as partidas, queimando a mufa com cálculos infinitos e a paciência dos demais com APs igualmente infinitas, tudo bem, faz parte! Se você é o tipo de jogador que prefere jogar mais intuitivamente, aproveitando a partida e às vezes rindo da cara daquele que faz mil contas, tudo bem, também faz parte! Cada um goza por onde acha melhor. Preciso desenhar?
Acontece que se criou uma polêmica em torno da incompatibilidade entre as duas formas de jogar. De fato, ela pode existir, mas depende do jogo. Se você pega um jogo como Xadrez, citado no início do tópico, isto com certeza acontecerá, pois Xadrez é um jogo determinista. Entretanto, vários (bons) jogos modernos não são deterministas. Vou utilizar outro exemplo citado no tópico: Stone Age. Também joguei por muito tempo no BGA até encontrar jogadores de carne-e-osso. Confesso que, quando comecei a jogar com meus colegas inexperientes, venci várias partidas, mas outras perdi amargamente. Na verdade, no próprio BGA, percebi que às vezes era mais fácil perder para jogadores casuais do que para jogadores experientes (bem, jogadores menos experientes que eu

). Por que? Porque os jogadores casuais acabam fazendo jogadas incoerentes que estragam completamente seu jogo. Isto seria impossível num jogo determinista, mas bem possível num jogo que envolve algum nível de aleatoriedade.
Por favor, não me entenda mal, não quero dizer que estratégias não existem em jogos como Stone Age, mas a aleatoriedade dificulta você encontrar a estratégia 100% vencedora (basta ver a discussão sobre a starvation, em Stone Age). É por isso que, por exemplo, acho Stone Age muito mais jogo que Tzolk'in. Como Tzolk'in é um jogo determinista, não demorou para os fanáticos do BGA encontrarem a estratégia vencedora. Agora a competição é para ver quem a desenvolve melhor. O jogo perdeu a graça? Um pouco, confesso, mas isto se deve mais ao próprio jogo do que a forma de gozar que cada um busca.