Excelente debate, li todos os comentários.
"De que o cara era ruim, que fez uma cagada ou que não sabia jogar e foi mal instruído?"
Pior coisa é ser mal instruído ou ter um gamer pra pegar no seu pé só pq vc joga sempre jogos diferentes e não ganha nada. Cada um tem sua curva de aprendizado e todos devem respeitá-la. Só jogar pra arrasar é ruim. Mas tb jogar sem pensar em crescer tb é. O legal é saber equilibrar.
Penso que é legal o jogador ter várias experiências com novatos e com os experientes, além de vc variar o cardápio, terá chance de desenvolver melhor seu jogo em vários níveis. Falo por mim mesma: sou novata ainda, tenho poucos jogos, não tenho grupos e jogo mais em casa com minha mãe. Quando vem um amigo meu jogar conosco, ele traz os jogos que tem e nos ensina, mas ele dá a vara pra eu pescar, não fica me ensinando macetes ou dando dicas, ele quer que EU chegue à mesma conclusão que ele, acontece que ele tem que saber respeitar o meu tempo, assim como eu respeito o fato de ele disponibilizar um tempo valioso com toda a experiência que ele sempre procura ter. Foi assim que tive vontade de jogar mais títulos, de experimentar novas mecânicas e crescer com minha curva de aprendizado, que é ainda pequena. O ruim é que como ele tem muita experiência, deve ser chato pra ele sempre vencer ou jogar com a gente que ainda tem muita AP e tal - por isso acho a dica do Groo bem interessante. Mas, por outro lado, é bom ele vir e jogar com as novatas pq ele nos ensina coisas novas, a gente se diverte e eu aproveito pra explorar os ensinamentos dele e o hobby cresce para os dois, fazendo com que tenhamos vontade de comprar mais jogos pra testar juntos.
Quem é experiente tem mais é que tentar se surpreender, jogar com gamers mais pesados, jogos mais difíceis e testar novas estratégias e táticas. É sempre bom ter essa competição, mas tb é bom ensinar novos jogadores, curtir um party game e um gateway de vez em qd e n ser tão marrento com os novatos ou só jogar pra curtir ver a desgraça alheia da derrota (eu sou sempre zoada e tb tenho "minha partida pra esquecer", a "mecânica mais detestável do mundo" ou "o jogo traumático" da lista rsrs). Eu jogo pq me surpreendo comigo mesma, pq gosto do desafio e pela diversão em família, com os amigos, sem cobranças pra ser sempre a vencedora, mas tb quero melhorar minha curva de aprendizado e crescer, tentar novas mecânicas, tal. Fora o crescimento que temos com informação e pesquisa geradas pelo aprofundamento da temática (vc estudar o tema, como um tópico que foi abordado pelo pessoal da On Board aqui). 