Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Orléans
  4. Torre da Pólvora -- como utilizar?

Torre da Pólvora -- como utilizar?

Orléans
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal29/05/18 12:34
    Ovatsug Rednal » 29/05/18 12:34

    E2EK1EL::
    Ovatsug Rednal::acredito que a vantagem da torre é poder planejar melhor um turno futuro.

    lembre que nesse jogo vc não é obrigado a alocar todos os trabalhadores e nem a faze a ação quando todos já estão alocados.. pode deixar a ação "preparada" para utilizar num turno seguinte.

    lembrando que a regra permite que vc não aloque todos os trabalhadores do mercado e que tire a diferença no próximo turno. (exemplo: vc pode retirar 6 trabalhadores mas guardou 2, então retira 4)..

     tendo dois "guardados" na torre vc retiraria os 6 e teria 8 pra utilizar.

    não sei se ficou muito confusa minha explicação mas é assim que eu entendo a torre.

    Vc retira sempre o máximo de acordo com a posição do castelo, OU, até enxer o mercado.
    Exemplo: se na trilha do mercado vc pode retirar 6 fichas, já tem 2 fichas no mercado, ainda sim vc retira 6 do saco, uma vez que o mercado cabe 8 fichas.
    Agora se tivesse 3 fichas no mercado, vc retirava somente 5.

    então.. mas o que eu entendo é o seguinte: mercado é mercado, torre de pólvora é torre de pólvora.
    assim, eu entendo que: numa rodada você tira 5 trabalhadores por exemplo e coloca no mercado. na fase de planejamento, você começa a alocar esses 5. dois deles, você resolve colocar na torre. Lembrando que você não é obrigado a utilizar uma ação nem mesmo se já estiver com todos os trabalhadores no local.
    numa próxima rodada, você tem 0 trabalhadores no mercado, então vai sacar 5 de novo. porém, a habilidade da torre de pólvora diz que durante a fase de planejamento, você pode alocar as fichas da torre de pólvora em espaços de ação.
    ao meu ver, então você teria 7 trabalhadores para utilizar neste turno. 5 que puxou do mercado e 2 que estavam na torre de pólvora e de lá podem ser alocados para qualquer lugar de ação.

    1
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL29/05/18 13:00
    E2EK1EL » 29/05/18 13:00

    Ovatsug Rednal::
    E2EK1EL::
    Ovatsug Rednal::acredito que a vantagem da torre é poder planejar melhor um turno futuro.

    lembre que nesse jogo vc não é obrigado a alocar todos os trabalhadores e nem a faze a ação quando todos já estão alocados.. pode deixar a ação "preparada" para utilizar num turno seguinte.

    lembrando que a regra permite que vc não aloque todos os trabalhadores do mercado e que tire a diferença no próximo turno. (exemplo: vc pode retirar 6 trabalhadores mas guardou 2, então retira 4)..

     tendo dois "guardados" na torre vc retiraria os 6 e teria 8 pra utilizar.

    não sei se ficou muito confusa minha explicação mas é assim que eu entendo a torre.

    Vc retira sempre o máximo de acordo com a posição do castelo, OU, até enxer o mercado.
    Exemplo: se na trilha do mercado vc pode retirar 6 fichas, já tem 2 fichas no mercado, ainda sim vc retira 6 do saco, uma vez que o mercado cabe 8 fichas.
    Agora se tivesse 3 fichas no mercado, vc retirava somente 5.

    então.. mas o que eu entendo é o seguinte: mercado é mercado, torre de pólvora é torre de pólvora.
    assim, eu entendo que: numa rodada você tira 5 trabalhadores por exemplo e coloca no mercado. na fase de planejamento, você começa a alocar esses 5. dois deles, você resolve colocar na torre. Lembrando que você não é obrigado a utilizar uma ação nem mesmo se já estiver com todos os trabalhadores no local.
    numa próxima rodada, você tem 0 trabalhadores no mercado, então vai sacar 5 de novo. porém, a habilidade da torre de pólvora diz que durante a fase de planejamento, você pode alocar as fichas da torre de pólvora em espaços de ação.
    ao meu ver, então você teria 7 trabalhadores para utilizar neste turno. 5 que puxou do mercado e 2 que estavam na torre de pólvora e de lá podem ser alocados para qualquer lugar de ação.

    Sim, seu pensamento está correto.

    0
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL29/05/18 17:47
    E2EK1EL » 29/05/18 17:47

    Agora eu fiquei com uma dúvida, se tiver a torre de polvora, eu posso enviar 4 fichas de uma só vez para Benfeitorias? (2 da torre de polvora + 2 da prefeitura)

    0
  • marciothiago
    34 mensagens MD
    avatar
    marciothiago29/05/18 18:00
    marciothiago » 29/05/18 18:00

    E2EK1EL::Agora eu fiquei com uma dúvida, se tiver a torre de polvora, eu posso enviar 4 fichas de uma só vez para Benfeitorias? (2 da torre de polvora + 2 da prefeitura)

    pelo que foi exposto aqui no tópico, a resposta seria sim. mas, pelo que li no board game geek, você NÃO poderia enviar os 4 para as benfeitorias em um só turno, pois seriam ações diferentes. assim, numa mesma rodada você pode enviar os 4, mas 2 em um turno e 2 em outro.
    acredito que, de fato, fique mais balanceado dessa forma, pois penso que seria vantagem demais colocar os 4 de vez e já ocupar completamente alguns espaços de benfeitoria em um único turno.

    1
  • marciothiago
    34 mensagens MD
    avatar
    marciothiago29/05/18 18:06
    marciothiago » 29/05/18 18:06

    E2EK1EL::
    Ovatsug Rednal::acredito que a vantagem da torre é poder planejar melhor um turno futuro.

    lembre que nesse jogo vc não é obrigado a alocar todos os trabalhadores e nem a faze a ação quando todos já estão alocados.. pode deixar a ação "preparada" para utilizar num turno seguinte.

    lembrando que a regra permite que vc não aloque todos os trabalhadores do mercado e que tire a diferença no próximo turno. (exemplo: vc pode retirar 6 trabalhadores mas guardou 2, então retira 4)..

     tendo dois "guardados" na torre vc retiraria os 6 e teria 8 pra utilizar.

    não sei se ficou muito confusa minha explicação mas é assim que eu entendo a torre.

    Vc retira sempre o máximo de acordo com a posição do castelo, OU, até enxer o mercado.
    Exemplo: se na trilha do mercado vc pode retirar 6 fichas, já tem 2 fichas no mercado, ainda sim vc retira 6 do saco, uma vez que o mercado cabe 8 fichas.
    Agora se tivesse 3 fichas no mercado, vc retirava somente 5.

    eu concordo com o colega que diz que, se você deixa personagens no mercado de uma rodada pra outra, eles são descontados do número de fichas que você vai tirar do saco. então se seu nível no castelo é 6 e você deixa 2 personagens no mercado para a próxima rodada, você então sorteará somente 4 fichas para repor o mercado (mesmo que aí haja espaços vagos). MAS se deixou os personagens na torre, de fato -- você pode então sortear 6 para pôr no mercado, pois mercado e torre são coisas diferentes.

    0
  • marciothiago
    34 mensagens MD
    avatar
    marciothiago29/05/18 18:09
    marciothiago » 29/05/18 18:09

    aproveito para tirar mais uma dúvida, só para confirmar algo que não está explicitamente nas regras: quando vamos alocar os personagens na torre da pólvora, fazemos isso aleatoriamente ou podemos escolher quais personagens sorteados colocaremos lá? (eu acredito que se pode escolher)

    0
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL29/05/18 21:45
    E2EK1EL » 29/05/18 21:45

    marciothiago::
    E2EK1EL::
    Ovatsug Rednal::acredito que a vantagem da torre é poder planejar melhor um turno futuro.

    lembre que nesse jogo vc não é obrigado a alocar todos os trabalhadores e nem a faze a ação quando todos já estão alocados.. pode deixar a ação "preparada" para utilizar num turno seguinte.

    lembrando que a regra permite que vc não aloque todos os trabalhadores do mercado e que tire a diferença no próximo turno. (exemplo: vc pode retirar 6 trabalhadores mas guardou 2, então retira 4)..

     tendo dois "guardados" na torre vc retiraria os 6 e teria 8 pra utilizar.

    não sei se ficou muito confusa minha explicação mas é assim que eu entendo a torre.

    Vc retira sempre o máximo de acordo com a posição do castelo, OU, até enxer o mercado.
    Exemplo: se na trilha do mercado vc pode retirar 6 fichas, já tem 2 fichas no mercado, ainda sim vc retira 6 do saco, uma vez que o mercado cabe 8 fichas.
    Agora se tivesse 3 fichas no mercado, vc retirava somente 5.

    eu concordo com o colega que diz que, se você deixa personagens no mercado de uma rodada pra outra, eles são descontados do número de fichas que você vai tirar do saco. então se seu nível no castelo é 6 e você deixa 2 personagens no mercado para a próxima rodada, você então sorteará somente 4 fichas para repor o mercado (mesmo que aí haja espaços vagos). MAS se deixou os personagens na torre, de fato -- você pode então sortear 6 para pôr no mercado, pois mercado e torre são coisas diferentes.

    Nesse caso você retiraria 6 fichas. Você sempre vai tirando as fichas de acordo com sua trilha de cavaleiro até o limite do mercado, que e 8.
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/0a9fc_izfvnl.png

    0
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL29/05/18 21:47
    E2EK1EL » 29/05/18 21:47

    marciothiago::
    E2EK1EL::Agora eu fiquei com uma dúvida, se tiver a torre de polvora, eu posso enviar 4 fichas de uma só vez para Benfeitorias? (2 da torre de polvora + 2 da prefeitura)

    pelo que foi exposto aqui no tópico, a resposta seria sim. mas, pelo que li no board game geek, você NÃO poderia enviar os 4 para as benfeitorias em um só turno, pois seriam ações diferentes. assim, numa mesma rodada você pode enviar os 4, mas 2 em um turno e 2 em outro.
    acredito que, de fato, fique mais balanceado dessa forma, pois penso que seria vantagem demais colocar os 4 de vez e já ocupar completamente alguns espaços de benfeitoria em um único turno.

    Concordo, faz mais sentido.

    0
  • marciothiago
    34 mensagens MD
    avatar
    marciothiago29/05/18 22:04
    marciothiago » 29/05/18 22:04

    E2EK1EL::
    marciothiago::
    E2EK1EL::
    Ovatsug Rednal::acredito que a vantagem da torre é poder planejar melhor um turno futuro.

    lembre que nesse jogo vc não é obrigado a alocar todos os trabalhadores e nem a faze a ação quando todos já estão alocados.. pode deixar a ação "preparada" para utilizar num turno seguinte.

    lembrando que a regra permite que vc não aloque todos os trabalhadores do mercado e que tire a diferença no próximo turno. (exemplo: vc pode retirar 6 trabalhadores mas guardou 2, então retira 4)..

     tendo dois "guardados" na torre vc retiraria os 6 e teria 8 pra utilizar.

    não sei se ficou muito confusa minha explicação mas é assim que eu entendo a torre.

    Vc retira sempre o máximo de acordo com a posição do castelo, OU, até enxer o mercado.
    Exemplo: se na trilha do mercado vc pode retirar 6 fichas, já tem 2 fichas no mercado, ainda sim vc retira 6 do saco, uma vez que o mercado cabe 8 fichas.
    Agora se tivesse 3 fichas no mercado, vc retirava somente 5.

    eu concordo com o colega que diz que, se você deixa personagens no mercado de uma rodada pra outra, eles são descontados do número de fichas que você vai tirar do saco. então se seu nível no castelo é 6 e você deixa 2 personagens no mercado para a próxima rodada, você então sorteará somente 4 fichas para repor o mercado (mesmo que aí haja espaços vagos). MAS se deixou os personagens na torre, de fato -- você pode então sortear 6 para pôr no mercado, pois mercado e torre são coisas diferentes.

    Nesse caso você retiraria 6 fichas. Você sempre vai tirando as fichas de acordo com sua trilha de cavaleiro até o limite do mercado, que e 8.
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/0a9fc_izfvnl.png

    então, eu interpreto de um outro jeito. essa última frase das regras que você colocou pra mim significa que, se você deixar personagens no mercado para a próxima rodada, eles ocuparão um espaço que você usaria para pôr novos personagens tirados do saco. ou seja -- você não tiraria ALÉM dos que já tem no mercado, você tiraria COMPLETANDO com os que já tem. acho que fica meio fácil demais o jogo se você puder ir deixando gente no mercado sem uma "penalidade". pra mim, a forma de você segurar personagens fora da bolsa pra próxima rodada é ou posicionando eles nas ações ou na torre da pólvora (e mesmo assim agora estou em dúvida se pode mesmo deixar na torre para a próxima rodada, já que em teoria ela é uma extensão do mercado... essas regras podiam ser mais detalhadas no manual, né?) =P

    0
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL29/05/18 23:50
    E2EK1EL » 29/05/18 23:50

    marciothiago::
    E2EK1EL::
    marciothiago::
    E2EK1EL::
    Ovatsug Rednal::acredito que a vantagem da torre é poder planejar melhor um turno futuro.

    lembre que nesse jogo vc não é obrigado a alocar todos os trabalhadores e nem a faze a ação quando todos já estão alocados.. pode deixar a ação "preparada" para utilizar num turno seguinte.

    lembrando que a regra permite que vc não aloque todos os trabalhadores do mercado e que tire a diferença no próximo turno. (exemplo: vc pode retirar 6 trabalhadores mas guardou 2, então retira 4)..

     tendo dois "guardados" na torre vc retiraria os 6 e teria 8 pra utilizar.

    não sei se ficou muito confusa minha explicação mas é assim que eu entendo a torre.

    Vc retira sempre o máximo de acordo com a posição do castelo, OU, até enxer o mercado.
    Exemplo: se na trilha do mercado vc pode retirar 6 fichas, já tem 2 fichas no mercado, ainda sim vc retira 6 do saco, uma vez que o mercado cabe 8 fichas.
    Agora se tivesse 3 fichas no mercado, vc retirava somente 5.

    eu concordo com o colega que diz que, se você deixa personagens no mercado de uma rodada pra outra, eles são descontados do número de fichas que você vai tirar do saco. então se seu nível no castelo é 6 e você deixa 2 personagens no mercado para a próxima rodada, você então sorteará somente 4 fichas para repor o mercado (mesmo que aí haja espaços vagos). MAS se deixou os personagens na torre, de fato -- você pode então sortear 6 para pôr no mercado, pois mercado e torre são coisas diferentes.

    Nesse caso você retiraria 6 fichas. Você sempre vai tirando as fichas de acordo com sua trilha de cavaleiro até o limite do mercado, que e 8.
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/0a9fc_izfvnl.png

    então, eu interpreto de um outro jeito. essa última frase das regras que você colocou pra mim significa que, se você deixar personagens no mercado para a próxima rodada, eles ocuparão um espaço que você usaria para pôr novos personagens tirados do saco. ou seja -- você não tiraria ALÉM dos que já tem no mercado, você tiraria COMPLETANDO com os que já tem. acho que fica meio fácil demais o jogo se você puder ir deixando gente no mercado sem uma "penalidade". pra mim, a forma de você segurar personagens fora da bolsa pra próxima rodada é ou posicionando eles nas ações ou na torre da pólvora (e mesmo assim agora estou em dúvida se pode mesmo deixar na torre para a próxima rodada, já que em teoria ela é uma extensão do mercado... essas regras podiam ser mais detalhadas no manual, né?) =P

    Sim o manual devia ser mais detalhado, mas essa dúvida em especifico foi tirada no bgg, vou ver se acho.

    0
Responder
  • 1
  • 2(current)
  • 3
Orléans - Torre da Pólvora -- como utilizar?
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.