Rafa, conforme o manual fala na pg 11, você só joga cartas no turno do seu oponente:
"
- quando o oponente atacar você;
- depois de você bloquear; e
- quando o oponente tenta terminar o turno dele.
"
É só seguir a sequência de combate descrita no manual, mas em resumo:
- O jogador atacante escolhe os campeões que usará no ataque.
- Depois, ele e o jogador defensor poderão jogar cartas e ativar poderes alternadamente. Lembrando que não existe pilha de resolução como em Magic, ou seja, as habilidades e cartas de evento são executadas imediatamente e só depois o outro jogador poderá jogar algo ou ativar algo;
- Então o jogador defensor declara os campeões que irão defender o ataque;
- Após declarar os defensores, ambos jogadores executarão o segundo descrito acima novamente, de jogar eventos e ativar poderes;
- Por fim, os jogadores distribuem os danos do combate.
Obs: Um único Defensor bloqueia o ataque de um grupo inteiro de atacantes. Se no meio dos atacantes tiver campeões voadores e campeões terrestres, então a habilidade de vôo será inútil e um campeão terrestre poderá bloquear todo o grupo. Ou seja, geralmente é mais vantajoso você ir atacando com um campeão de cada vez em vez de usar um grupo, pois aí você não corre o risco de perder todo seu ataque pra um único campeão defensor.
Exemplo de combate:
O Jogador Atacante possui 3 campeões para atacar: 1 voador 3/3, 2 terrestres 4/4 e 1 terrestre 10/10 .
O Jogador Defensor possui 2 campeões para defender: 1 terrestre 1/1 e 1 terrestre 5/5
Exemplo de ataque 1:
- O Atacante ataca com todos os seus campeões em grupo;
- O Defensor usa seu campeão terrestre 1/1 para defender;
- Apesar do Atacante usar um voador no grupo, seus outros campeões são terrestres, então a habilidade de vôo é inútil;
- O Defensor bloqueia o ataque do grupo todo e seu campeão 1/1 é derrotado e ele causa apenas 1 de dano em um dos campeões do Atacante;
- O Atacante não possui mais campeões pra atacar e encerra seu ataque;
Exemplo de ataque 2:
- O Atacante ataca apenas com um dos seus campeões terrestres 4/4;
- O Defensor resolve bloquear o ataque com seu campeão terrestre 1/1;
- O campeão do Defensor morre e o campeão do Atacante sofre 1 de dano;
- O Atacante agora faz outro ataque usando seu campeão voador 3/3;
- O Defensor não possui nenhum voador na defesa, então não consegue bloquear o ataque e o Defensor leva 3 de dano;
- O Atacante agora ataca com seu segundo campeão terrestre 4/4;
- O Defensor bloqueia o ataque com seu campeão terrestre 5/5;
- O campeão do Defensor sofre 4 de dano e o campeão do Atacante sofre 5 de dano e morre;
- Por fim, o Atacante realiza mais um ataque com seu campeão terrestre 10/10;
- O Defensor já usou todos seus campeões para bloquear os ataques anteriores e não possui mais nenhum pra bloquear o ataque;
- O Defensor sofre 10 de dano;
- O Atacante não possui mais campeões para atacar e encerra seus ataques.
Espero que tenha ajudado.