Mestre dos Dados Resenha #67: O Vale dos Monstros
Olá galera, voltando com mais uma resenha para vocês, dessa vez com um jogo que foi um dos primeiros que comprei para a minha coleção e acredito que seja um dos primeiros jogos (se não o primeiro) feito pelo Marcos Macri. Hoje vou falar um pouco mais sobre O Vale dos Monstros.
Sobre o Jogo
O Vale dos Monstros é um jogo para 2 a 5 jogadores, com uma duração média de 40 minutos e que traz como o seu tema principal os jogadores controlando diferentes tipos de monstros para assustar campistas que estão em suas barracas no vale. O objetivo do jogo é bem simples, cada jogador vai ter que acumular pontos de diversas formas, como dominando barracas espalhadas pelo vale, recrutando novos monstros para a sua legião, e assustando os campistas em suas barracas. Ao final da noite, quando todas as barracas tiverem sido visitadas pelos monstros, o jogador que tiver acumulado a maior quantidade de pontos se torna a legião predominante no vale.
Porém, ao longo da partida, os jogadores poderão atrapalhar as outras legiões de monstros, encurralando-os e mandando-os para fora do vale, além da possível ajuda do vigia do vale que vai dificultar um pouco a vida dos monstros. Cada tipo de monstro tem uma habilidade única que vai lhe ajudar na sua noite de sustos e terror contra os campistas, use com sabedoria, pois são essenciais para a sua vitória.
Jogo em andamento.
Sequência de Turno
Em “O Vale dos Monstros” as ações possíveis para os monstros são bem fáceis, cada jogador vai poder fazer três ações na sua vez, sendo que ele pode repetir qualquer uma dessas ações caso seja da vontade dele. Entre as ações disponíveis para cada jogador estão a de mover, revelar uma barraca, assustar um visitante, capturar e transformar em monstro, e colocar um monstro no vale.
As ações poderão ser escolhidas pelos jogadores para serem usadas da maneira que eles acharem melhor, para se mover pelo vale e assim completar os seus objetivos para acumular seus pontos. Uma boa escolha de ações durante a sua vez pode lhe garantir uma boa quantidade de pontos e evitar que seus monstros sejam encurralados pelos monstros dos outros jogadores, fazendo com que a sua legião de monstros sempre tenha uma boa quantidade de membros dentro do vale.
Componentes do Jogo
O Vale dos Monstros é um jogo com uma quantidade mediana de componentes, e para a época em que o jogo foi feito todos os componentes da caixa até que são de uma qualidade muito boa, melhor até que alguns jogos feitos recentemente. Entre os componentes que mais se destacam, em minha opinião, estão os meeples de monstros, todos feitos em madeira e com uma forma própria para representar a sua legião de monstros, e as barracas, que também são pequenas peças bem legais feitas em madeira. Os demais componentes são também de uma qualidade muito boa, porém alguns tokens poderiam ser em dupla face para facilitar, mas não é nada que deixe o jogo ruim. Abaixo eu vou falar um pouco sobre os componentes e suas funções dentro de jogo.
Tabuleiro do jogo.
O tabuleiro do jogo possui a ilustração do que seria o vale onde os campistas estão com suas barracas, o tabuleiro é bem simples e tem uma imagem bem simples também, e em suas bordas há guias para ajudar os jogadores com algumas regras do jogo e facilitar a vida deles.
Biombos das legiões de monstros.
Os biombos dos jogadores têm a ilustração da sua legião de monstros na frente, e no seu verso tem as ações que os jogadores podem fazer, além de mostrar as habilidades únicas da sua legião de monstros.
Meeple de monstros e barracas dentro de jogo.
Os meeples de monstros e de barracas são, como eu falei, os ítens mais legais desse jogo, todos são feitos em madeira e com acabamentos bem legais para a época em que o jogo foi feito, cada um dos monstros tem uma forma única para os diferenciar dentro de jogo, e as barracas tem uma forma triangular similar a uma barraca de camping mesmo.
Tokens de visitantes.
As fichas de visitantes são os campistas que os monstros vão assustar durante a noite, eles têm vários modelos, podendo variar entre homens, mulheres e crianças, esses tokens servem para lhe dá pontos extras no final de jogo e para trocar por tokens de sustos.
Tokens de sustos.
As fichas de susto, por sua vez, podem servir para lhe fornecer pontos bônus no final. As outras duas funções para os marcadores de sustos são lhe ajudar a expulsar os monstros inimigos do vale quando eles estão encurralados, e desvirar cartas de ação adicional.
Cartas de monstros.
As cartas de ações são iguais para todos os monstros, apenas sendo diferenciadas pela ilustração da sua legião de monstros. Elas servem para fornecer uma ação extra para os jogadores durante um turno, caso seja o interesse dele, basta virar a carta com a face para baixo e se ganha uma ação extra nesse turno, todos os monstros começam o jogo com 3 cartas de ações extras.
Por fim, nós temos os tabuleiros de visitantes campistas, são neles que está descrita a quantidade de pessoas que há dentro de cada barraca durante o jogo. Esses tabuleiros são o que vão dá uma aleatoriedade maior ao jogo e possibilitar uma grande opção de variedade para as suas jogatinas.
Considerações sobre o jogo
O Vale dos Monstros é um jogo de uma época em que mal se podia imaginar jogos nacionais por aqui, ele foi o segundo ou terceiro jogo que comprei para a minha coleção. É um jogo com regras muito simples, porém com um bom nível de estratégia envolvida em suas ações e escolhas durante a partida, mas mesmo assim é um jogo que pode ser apresentado para qualquer público, inclusive para crianças devido ao seu tema e imagens mais infantis.
Visão geral dos componentes do jogo.
No entanto, por mais que o jogo seja voltado mais para o público infantil, ele tem um bom nível de estratégia envolvida nas suas escolhas, fazendo com que os jogadores tenham um AP para ver as melhores possibilidades de movimentos para os seus monstros, pois ninguém quer ser expulso do vale prematuramente e assim perder de assustar alguns campistas.
Barraca com os visitantes do lado de fora.
Por fim, posso falar que entre os jogos do Macri que tenho, esse é um que ainda me dá muita vontade de jogar, o tema é bem inusitado, pois coloca os jogadores na pele dos monstros, e o seu sistema de regras simples e o pouco tempo de duração da partida o tornam uma ótima escolha para se colocar na mesa e apresentar novos jogadores e crianças ao hobby.
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: