E aí galera, hoje muita análise. Vamos começar analisando a composição dos tickets da expansão.
12 bilhetes de rotas longas azuis.
45 bilhetes de rotas grandes cidades.
44 bilhetes de rotas regulares.
A expansão traz o conceito de grandes cidades. São ao todo 9 grandes cidades com rotas interligadas (Paris, Madrid, London, Berlin, Wien, Roma, Athína, Angora e Moskva). Algumas destas cidades também compõe rotas longas azuis (Paris-Sevastopol) e também se interligam com cidades de rotas regulares (Madrid-Dieppe). Esta cidades possuem uma grande quantidade de tickets de viagens, segue com 11 bilhetes (Paris); 10 (Angora, Athína e Madrid); 9 (Berlin, London, Moskva, Roma e Wien). É correto afirmar que uma boa estratégia é tentar conectar estas cidades para aumentar as possibilidades de compra de novos tickets. Quatro cidades conectadas oferece 6 cartas no monte. Cinco oferecem de 10 cartas. Quem consegue conectar Moskva, Angora ou Athína com as demais tem a possibilidade de conseguir uma rota longa. Kyiv, Budapest, Venezia e Warszawa também surgem como opções de rota para a compra de novos bilhetes
Baseado na pontuação das cartas da expansão, criei um outro jeito de classificar os tickets. Esta nova forma também orienta minha customização.
21 bilhetes de rotas longas (de 25 a 16 pontos), sendo 12 de rotas azuis e 9 de grandes cidades.
31 bilhetes de rotas médias (de 14 a 10 pontos) sendo 19 de grandes cidades e 12 de rotas regulares.
49 bilhetes de rotas curtas (de 9 a 2 pontos) sendo 17 de grandes cidades e 32 de rotas regulares.
Excluídas as 12 rotas longas azuis, sobram no monte 89 tickets, sendo 9 longas, 31 médias e 49 curtas. Assim a probabilidade de receber estas rotas nas suas sete cartas inicias são (lembrando que 2 são azuis):
Nº de Tickets Longas Médias Curtas
0 88,3% 46,2% 8,5%
1 10,5% 26,5% 11,5%
2 1,1% 14,5% 15,0%
3 0,1% 7,5% 18,5%
4 ----- 3,7% 21,9%
5 ----- 1,7% 24,6%
Se você é daqueles que reclama que não recebe boas cartas, confira a tabela acima. A chance de receber receber mais uma rota longa é de 10,5%, mas de não receber nenhuma é de 88,3%. A de receber pelo menos uma rota média é de 26,5%. E repare que nas rotas curtas suas chances recebê-las aumentam quanto maior o número de tickets. Em 1 para 4 partidas você receberá apenas elas, e o contrário, só receber rotas longas e médias é de 8,5%. Simplificando, chances de receber rotas longas: 11,7%; rotas médias: 53,9%, rotas curtas: 91,5%.
Voltando ao assunto da quantidade de tickets por cidade, analisando os bilhetes que são não rotas longas e nem grandes cidades (ressalvados os casos em que pelo menos uma das cidades é de rota regular) observamos um certo desequilíbrio na sua distribuição:
Qtde. de Tickets Nº de Cidades
4 4
3 14
2 19
1 1
Esse desequilíbrio faz algumas cidades serem mais atraentes e outras não. Isso polariza ainda mais a disputa por rotas. Em breve, vou disponibilizar nos downloads um arquivo no excel com a lista de cidades e análises. Quando formos falar da customização, esta foi a questão que abordei. Nela encontrei uma solução para deixar cada cidade com 3 bilhetes (menos Lisboa, que ficou com duas).
Quem leu a parte um de nossa saga lembra da análise ocidente-oriente. Nessa divisão, 25 cidades ficam do lado ocidental (6 grandes cidades) e 22 do lado oriental (3 grandes cidades). Analisando os 101 bilhetes de viagem gera a seguinte tabela:
Tipo de Bilhete Excl.¹ Ocidental Excl.¹ Oriental Inter.² Ocidental-Oriental Total
Rotas Longas Azuis 1 0 11 12
Rotas Longas Gr. Cidades 0 0 9 9
Demais Rotas Gr. Cidades 19 5 12 36
Rotas Regulares 16 16 12 44
Total 36 21 44 101
¹Excl.: Exclusivamente ²Inter.: Inter-relação
Repare que os bilhetes de rotas longas impõem ao jogador a inter-relação entre ocidente e oriente (20 de 21). Os bilhetes de grandes cidades provocam um desequilíbrio em favor da região ocidental, já que em quantidade de rotas regulares eles estão iguais. Excluindo as rotas longas, as demais rotas apontam para uma concentração maior na parte ocidental (35) e de inter-relação (33). Por isso temos a impressão de uma maior concentração de vagões dos jogadores nestas regiões. Poderíamos dividir a análise em 3, 4, 6 quadrantes, mas teria pouca relevância, pois através observação, percebe-se uma maior concentração está no eixo Madrid-Paris-London-Berlin-Wien.
Vamos falar agora um pouco do valor pro-rata de cada bilhete. E isto responde a pergunta do nosso tópico anterior. Em regra geral, o criador do jogo definiu como o valor de cada ticket a quantidade mínima de vagões para cumpri-la. Por exemplo, Kobenhavn-Erzurum oferece 21 pontos, que é exatamente a quantidade mínima de vagões para cumprir sua rota. A regra funciona para quase todos os bilhetes, e sem saber o motivo, em 8 tickets a relação está acima ou abaixo: Edinburgh-Athína (vale 21 pontos e precisa de 20 vagões); Essen-Angora (vale 16 e precisa de 15); Paris-Angora (vale 16 e precisa de 17); London-Wien (vale 10 e precisa de 9); Paris-Roma (vale 10 e precisa de 7); Sochi-Smyrna (vale 9 e precisa de 8); Bucuresti-Erzurum (vale 7 e precisa de 8); e Paris-Berlin (vale 7 e precisa de 6). Como foi dito anteriormente, quando você for customizar o jogo e criar seus próprios bilhetes, basta considerar a quantidade mínima de vagões para se obter o valor.
O valor pro-rata dos tickets considera a melhor pontuação de rotas obtida na rota mínima mais o valor do bilhete dividido pelo número de vagões. Não se pode calcular pela rota máxima porque é extremamente variável. E por se tratar de um jogo de economia, é interessante para o jogador que cada cidade que ele interligue seja com o bônus oferecido pelo valor de um ticket, salvo um monte de exceções (fim de jogo, rotas que oferece de 7 a 21 pontos, rotas que interliguem grandes cidades e etc). O valor pro-rata serve para dizer quais cartas são mais valiosas na sua rota mais curta, mas como dito anteriormente, não servirá de fator definitivo para se ganhar o jogo.
Bilhete Total de Vagões Total de Pontos¹ Pro-rata
Stockholm-Wilno 12 40 3,33
Palermo-Constantinople 8 25 3,13
Pamplona-Palermo 12 33 2,75
Warszawa-Sevastopol 12 33 2,75
Palermo-Moskva 20 54 2,70
Bucuresti-Erzurum 7 21 2,63
Pamplona-Kyiv 18 47 2,61
Essen-Kyiv 10 26 2,60
Dieppe-Marselle 5 13 2,60
¹Total dos pontos das rotas + o valor do ticket
No futuro estarei disponibilizando no aquivo, as planilhas do excel com estas análises completas. O interessante no conceito pró-rata é ver que cartas pequenas também são valiosas. O principal ensinamento que o conceito nos dá e que a otimização das rotas (quanto mais cartas cumprimos com o segmento planejado) permite perceber seu o jogo esta forte ou fraco com relação aos rivais. Se você gasta muitos vagões (fazer muitas voltas) para cumprir seus objetivos, além de atrasar seu jogo, o distância do valor pro-rata ideal das cartas. Com sorte, na compra de novos bilhetes, elas até podem encaixar no seu itinerário e levantar o seu valor pro-rata, mas se isso não acontecer, você dificilmente conseguirá a vitória. Além do que, o conceito sugere que quantos mais vagões sobrem na sua mão, maior a possibilidade de completar novos bilhetes.
Pessoal, desculpa o atraso, mas teve dia das mães e todas as homenagens a mães aqui do forum, inclusive a minha esposa e nosso bebê. Em breve, as customizações. Um abraço.
Se houver algum erro, sugestão ou comentário, por gentileza coloquem no post. Obrigado.
DCCQM