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  3. B-Sieged: Sons of the Abyss
  4. Análise B-Sieged (versão de teste)

Análise B-Sieged (versão de teste)

B-Sieged: Sons of the Abyss
  • avatar
    Fel Barros05/05/15 14:18
    avatar
    Fel Barros
    05/05/15 14:18
    190 mensagens MD

    Nota: Essa resenha é baseada em uma partida de 6 jogadores com o protótipo da expansão do B-Sieged. Os componentes e artes da foto não são finais. 

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/25347_m.jpg


    Como em todas as minhas resenhas, não focarei em 'como jogar'. Para isso, recomendo a leitura do manual: http://cmon.co/BSG_Rules_Preview ou assistir o vídeo do gameplay: https://youtu.be/qyiIuZ4CoJE

    Mecânica:


    B-Sieged é um jogo totalmente cooperativo (um modelo que , de modo geral , não me agrada) , para até 6 jogadores (um número ingrato, poucos jogos funcionam para 6 pessoas) reproduzindo em um boardgame a mecânice de 'tower defense' (coincidentemente, uma das minhas favoritas no mundo digital). Ele envolve ainda bastante rolagem de dados , uso de pontos de ação (estilo Pandemic) e um 'quê' de Ghost Stories (você tem acesso a lugares da cidade para te ajudar na sua jornada, em especial uma catapulta muito bacana que fica no meio do tabuleiro e é atacado de 4 lados diferentes). Os personagens são super assimétricos, com pontos de vida,habilidades únicas, precisam se alimentar e tem funções bem distintas no jogo (alguns são melhores para atacar de longe, outros de perto, outro para usar a catapulta e assim vai. Além disso, vários decks com upgrades para os personagens (armas, habilidades, magias...). Como todo jogo cooperativo, muitas maneiras diferentes de perder o jogo e só uma de ganhar. A partida teve uma duração de aproximadamente 90 minutos. 


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/127/qo88f5.jpg



    Temática:

     Você controla um dos heróis encarregados de defender a cidade enquanto um emissário vai em busca de um artefato (item mágico ou algo do gênero) que pode acabar de uma vez por todas com a invasão. Enquanto isso, monstros tentam entrar na cidade vindo de 4 direções diferentes (e eles sempre aparecem). Além deles, um super monstro final boss das galáxias pode aparecer dependendo dos gatilhos tudo isso com o mensageiro tentando fugir/retornar. 


    Apresentação:

    Como é de praxe da Cmon, a apresentação é fantástica. A arte é muito bacana, design gráfico bem limpo, dados legais, miniaturas grandes , cheio de tabuleiros , cartas e marcadores. O protótipo ficou bonito na mesa, tenho certeza que o final será show de bola.


    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/25342_m.png


    Feeling:

    Pessoalmente, esse é o critério mais importante (e subjetivo) de avaliação de um jogo. Como eu me 'sinto' jogando B-Sieged. Na expansão, os monstros chegam muito rápido nas muralhas da cidade e a 'tensão' do 'vai dar problema' é rapidamente sentida pelos jogadores. Agora, o grande trunfo do B-Sieged, ao meu ver, é o famoso (e raro) 'gostoso de jogar'. Você explode monstros com catapultas, deixa seu herói mais forte, sofre com monstros gigantes destruindo a cidade, fica tenso com a derrota sempre eminente e aquela sensação 'sadomasoquista' do 'agora não dá mais'. Tudo isso, no entanto, é conduzido de forma muito leve e divertida.

    Com a arte bacana e a produção caprichada, é o tipo de jogo que me agrada. Não é 'queima-mufa' apesar de ter uma boa dose de decisões (especialmente gerenciamento de risco com os dados e uma certa ganância/necessidade de melhorar o personagem), não é robótico (você TEM que fazer X TODA rodada ou perde o jogo) , uma armadilha muito comum em jogos cooperativos e, acima de tudo, emula bem o que um tower defense leve faz: O prazer de matar os bichos e o impacto psicológico do desespero de estar 'soterrado' de inimigos. 



    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/222/7p8bhn.jpg


    Conclusão:

    B-Sieged é um co-op leve, divertido, bonito que entrou na minha (muito) restrita lista de jogos cooperativos que eu faço questão de ter (junto com Ghost Stories e Mice and Mystics). 





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  • Ralsater
    826 mensagens MD
    avatar
    Ralsater05/05/15 15:01
    Ralsater » 05/05/15 15:01

    Vlw pelo Review Fel, jogou uma luz sobre o jogo.
    Eu estava de olho nele quando a Cmon anunciou antes mesmo de iniciar o KS, em mãos deles tenho os Zombicide o Arcadia Quest (um dos meus top 3) e estou aguardando chegar o Rum & Bones e o BloodRage, logo que abriu fiz o meu pledge. Sobre as, (a) por enquanto, expansão, o que você achou dela, necessária? passável? Sabe se a Cmon vai fazer duas Waves ou só uma de envio? Não me lembro de ter lido sobre isso em nenhum update deles.
    É que já tive uma grande rombo orçamentário com o envio do Zombicide S3 e esse negocio de 2 waves U$70 e soube de gente que levou U$100 de envio, Rum & Bones foi pior U$83 e o Blood Rage foi o menor U$53.

    0
  • doizinho
    222 mensagens MD
    avatar
    doizinho05/05/15 16:01
    doizinho » 05/05/15 16:01

    Fel, eu vi no manual que o setup é determinista, e a única variação que se tem nele são os monstros iniciais. A minha dúvida é, as cartas de evento poderão fazer as partidas diferentes, ou o jogo terá sempre a mesma cara? Isso poderá fazer a diferença na minha decisão de compra. Valeu.

    1
  • Marcolino
    1406 mensagens MD
    avatar
    Marcolino06/05/15 08:57
    Marcolino » 06/05/15 08:57

    interessante, estou de olho...

    0
  • edilsoncs
    228 mensagens MD
    avatar
    edilsoncs06/05/15 09:06
    edilsoncs » 06/05/15 09:06

    Boa Analise !!

    Compenentes de monte.
    Entrou no radar.

    0
  • dcarvalheiro
    11 mensagens MD
    avatar
    dcarvalheiro06/05/15 10:39
    dcarvalheiro » 06/05/15 10:39

    Fiquei com a mesma dúvida do doizinho ...

    0
  • Descolado
    815 mensagens MD
    avatar
    Descolado06/05/15 13:31
    Descolado » 06/05/15 13:31

    Cooperativo... tabuleiro... cartas... dados... combate... MINIATURAS... 

    https://lh3.googleusercontent.com/-wx9Gq7V1pA8/VUpBsli_tkI/AAAAAAAAHxk/3nmMKK_LD7s/s320/homer-simpson-canta-eu-quero-tchu-tcha-LESSP.jpg

    1
  • Fel Barros
    190 mensagens MD
    avatar
    Fel Barros08/05/15 12:02
    Fel Barros » 08/05/15 12:02

    Fala galera. Vamos lá:

    Eu achei a expansão BEM legal porque é praticamente outra experiência (baseado nos relatos/algumas simulações que vi do jogo-base). Enquanto o base tem uma pegada de 'explore a cidade/arme-se/a porrada vai comer', enquanto a expansão é 'não dá tempo de respirar'.

    Quanto ao replay, eu só joguei uma vez mas eu diria que ele tem uma boa 'milhagem' sim, especialmente porque é um jogo 'gostoso de jogar'. Ainda que as partidas não sejam incrivelmente diferentes, a experiência é bacana. Sobre os fatores que dão replay, os heróis criam uma partida bem única pra você. Na nossa partida, eu era bom de ataque à distância, então foquei em combater um determinado tipo de inimigo e ser da 'contingência' (estava com o orc de canhão e tinha algumas restrições). Outro personagem não precisava se preocupar com comida enquanto um terceiro era bom quando os inimigos se aproximavam do muro, então ele "apagava incêndios". As cartas de evento ajudam a ditar a dificuldade do jogo (tem algumas bem cascudas e outras leves) assim como a quantidade de spawn points e jogadores. 

    Não é um jogo com o replay de um Race for the Galaxy mas é um que vai dar umas boas partidas antes de você enjoar, isso com certeza.

    0
  • doizinho
    222 mensagens MD
    avatar
    doizinho08/05/15 12:03
    doizinho » 08/05/15 12:03

    Fel Barros::Fala galera. Vamos lá:

    Eu achei a expansão BEM legal porque é praticamente outra experiência (baseado nos relatos/algumas simulações que vi do jogo-base). Enquanto o base tem uma pegada de 'explore a cidade/arme-se/a porrada vai comer', enquanto a expansão é 'não dá tempo de respirar'.

    Quanto ao replay, eu só joguei uma vez mas eu diria que ele tem uma boa 'milhagem' sim, especialmente porque é um jogo 'gostoso de jogar'. Ainda que as partidas não sejam incrivelmente diferentes, a experiência é bacana. Sobre os fatores que dão replay, os heróis criam uma partida bem única pra você. Na nossa partida, eu era bom de ataque à distância, então foquei em combater um determinado tipo de inimigo e ser da 'contingência' (estava com o orc de canhão e tinha algumas restrições). Outro personagem não precisava se preocupar com comida enquanto um terceiro era bom quando os inimigos se aproximavam do muro, então ele "apagava incêndios". As cartas de evento ajudam a ditar a dificuldade do jogo (tem algumas bem cascudas e outras leves) assim como a quantidade de spawn points e jogadores. 

    Não é um jogo com o replay de um Race for the Galaxy mas é um que vai dar umas boas partidas antes de você enjoar, isso com certeza.

    Valeu, meu nobre!

    0
  • Fel Barros
    190 mensagens MD
    avatar
    Fel Barros08/05/15 16:54
    Fel Barros » 08/05/15 16:54

    Só para não me comprometer: Isso é baseado em UMA partida de playteste da expansão! Posso estar errado mas é como eu enxergo baseado em outros jogos assimétricos que tem esse lance da experiência mudar baseado no seu herói!

    0
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