Esse assunto vai ser polemico, polemico devido a algumas respostas mas vamos lá:
A) Conheço, Jogo e sou Colecionador há 21 anos. Tanto de Wargames da Games Workshop quanto de BoardGames. Tive a honra de jogar um Aliens de 1989 e um Dune de 1979.
B) Atualmente na base de 50 jogos, e umas 20 expansões nem tudo eu coloco na Ludopedia. Preguiça, rs. Ja tive por volta de 200 jogos e vendi a coleção praticamente toda só para, recomeçar ela mais uma vez. Adaptando ao gosto da esposa. Poderia hoje em dia ter uns 150-190 mas acho besteira ao extremo, você não conseguiria jogar todos eles mais de 15x por ano. Acho besteira uma coleção igual eu tinha antigamente e quando ia ver tinha jogo que eu joguei 3x e larguei no canto. Se eu não jogo um jogo pelo menos umas 30x eu desconsidero ele. E acho muito engraçado um cara que joga 3x falar de rejogabilidade.
C) Depende da quantidade de vezes que estou jogando. Levando por base essa época minha inteira, teve mês que comprei 5-6 títulos, teve mês que comprei 1 jogo. Hoje compro na media de 1-2 jogos por mês, as vezes são expansões, as vezes são jogos. Os jogos precisam estar vendo mesa com frequência para eu comprar. Vida de casado, mais filhos, mais trabalho, mais acompanhar o que vocês fazem aqui leva um tempo grande. Mas consigo jogar na frequência de dia sim, dia não.
Se compro jogo demais, eu acabo vendendo jogos tb.
Um conselho se for levar em conta esses dados meus e de outros usuários. Desconsidere isso como base, desconsidere também que determinado jogo é obrigatório. Isso é BESTEIRA. Quanto mais tempo eu tenho, mais eu vejo gente falando que você precisa "ter" este jogo, e acredite nos últimos 4 anos esse número tem aumentado. Não existe uma coleção essencial, existem pessoas empurrando guela abaixo o gosto delas
.