Magnunm::jhamiltonf::Mustella::jhamiltonf::Mustella::Loud::que dizer que se um assasino vir me matar eu posso falar que blqueio sem precisa mostra a condessa , e so mostro se o assasino ou ouutra pessoa contesta?
Você não precisa mostrar a Condessa. Nesse caso, somente o assassino pode contestar e desafiar sua palavra. Por ser uma interação que acontece apenas entre vocês dois e não prejudica outros jogadores, eles não podem participar do desafio e pedir que você mostre sua carta.
Isso ta errado, a contestação pode ser feita por qualquer jogador em qualquer momento, não somente os envolvidos.
Posso não estar envolvido mas saber que já saíram 2 condessa de jogo e estar com a terceira, então faz sentido contestar.
Revi o livro de regras aqui e, realmente, todos os tão habilitados para qualquer contestação.
Acho que me ensinaram errado e eu nunca me dei o trabalho de ler o manual. Vou editar o post.
Essa é uma das belezas do jogo. Dependendo o que já tem de informação aberta no jogo, o blefe vai ficando mais difícil já que qualquer um pode contestar.
Eu até gostei da regra de não poder atrapalhar, porque o CApitão praticamente não consegue roubar outra pessoa, sempre tem algum intrometido com outro capitao ou embaixador que nao deixa extorquir.
Mas ai está outro erro... Repare que são duas coisas diferentes,
bloquear e
contestar.
Bloquear: Somente os jogadores envolvidos podem fazer, salvo bloquear a "Ajuda Externa" que pode ser feito por qualquer pessoa que diga ter o Duque.
Contestar: Qualquer um pode fazer a qualquer momento, correndo o risco de perder uma influência caso o contestado comprove ser quem diz.
Exemplo: Existem 2 embaixadores já revelados na mesa.
O jogador A diz ter o capitão e vai extorqui o jogador B.
O jogador B diz ter o embaixador e bloqueia a extorsão.
O jogador C que tem o embaixador (e não pode bloquear porque a ação de extorsão não foi direcionada a ele) sabe que B está mentindo e contesta B.
B releva o blefe, perde uma influência e toma a extorsão.
Um outro exmplo: Existem 2 capitães já revelados na mesa.
O jogador A diz ter o capitão e vai extorqui o jogador B.
O jogador C que tem um capitão sabe que A está mentindo e mesmo não sendo o alvo da extorsão, contesta o jogador A revelando o blefe e fazendo A perder uma influência.