Hof der Heidmark em Bad Fallingbostel, Alemanha - típica Fachhallenhaus de 1642
Agricola é um jogo criado por Uwe Rosenberg em que os jogadores assumem o papel de fazendeiros alemães do final do século XVII.
Para musicar este excelente jogo, optei por utilizar música barroca, focando em obras de compositores alemães para dois instrumentos muito populares do período, o alaúde barroco e a flauta doce.
O
alaúde é um cordofone comumente associado à música Medieval e Renascentista, mas que também foi amplamente utilizado no Período Barroco (1600 até aproximadamente 1750). O instrumento surgiu na Europa por volta do século XII, embora não haja consenso entre musicólogos sobre o local exato de seu surgimento - alguns apontam a Península Ibérica, enquanto outros creditam a Sicília. Seja qual for sua origem, o instrumento logo se popularizou entre menestréis e trovadores europeus.
Desde que foi criado o alaúde mudou bastante: enquanto sua versão medieval possuía de 4 a 5 pares de cordas e era tocado com uma palheta, na Renascença, ele passou a ter 6 a 10 pares e a ser tocado com os dedos. Já o alaúde barroco possuía, em média, 14 pares de cordas (com algumas versões chegando a 19 pares!). Vários instrumentos barrocos como a teorba e o arquialaúde originaram-se dele.
Com o passar do tempo, o alaúde barroco foi sendo paulatinamente relegado ao papel de baixo contínuo (isto é, o instrumento responsável por fornecer a estrutura harmônica da música) até ser completamente suplantado por outros instrumentos do período, como o cravo.
A
flauta doce, como a conhecemos, surgiu na Europa durante o Período Medieval e atingiu enorme popularidade na Renascença.
A partir do século XVII o instrumento sofreu alterações em suas características que lhe deram um som mais brilhante e expressivo, principalmente na segunda oitava. Atribuídas à família Hotteterre da França, essas alterações foram responsáveis por distingüir a flauta doce barroca dos instrumentos que a antecederam e por padronizar o instrumento em toda a Europa.
Muitos compositores do período, como Purcell, Bach, Telemann, Vivaldi e van Eyck ajudaram a popularizar o instrumento em suas obras de música de câmara, e costumeiramente associavam a flauta doce a cenas pastorais e campestres.
GEORG PHILIPP TELEMANN (1681 - 1767)
Nascido na cidade alemã de Magdeburgo, Telemann foi um dos mais prolíficos compositores da História. Multi-instrumentista e auto-didata, foi um importantíssimo expoente do Barroco Alemão e amigo pessoal de
J. S. Bach (foi, inclusive, padrinho de seu filho Carl Philipp Emmanuel) e
Händel. Ele trabalhou como
kapellmeister de várias igrejas em diversas cidades alemãs, incluindo Leipzig, Frankfurt e Hamburgo - nesta última, tornou-se diretor musical de cinco de suas principais igrejas. Sua obra inclui óperas, cantatas, oratórios, música de câmara e suítes orquestrais, além de dezenas de concertos e suítes para diversos instrumentos.
O álbum indicado abaixo traz doze fantasias originalmente escritas para flauta transversal e violino, mas transcritas para flauta doce e executadas pelo músico holandês Peter Holtslag.
TWELVE FANTASIES FOR RECORDER - Peter Holtslag
https://open.spotify.com/album/17Qb9svlgf9ehChRc3Mwnt
DAVID KELLNER (1670 - 1748)
Nascido em Libertwolkwitz, uma vila próxima a Leipzig, Kellner foi um advogado, organista, poeta, compositor e teórico da música alemão. Ainda criança recebeu de seu pai sua formação musical no órgão e, ao longo de sua vida, morou e trabalhou como organista, professor de música e advogado em diversas cidades da Suécia, Finlândia, Estônia e Alemanha. Em 1732 ele publicou sua primeira obra de teoria musical sobre o
basso continuo. Embora tenha estabelecido sua carreira como organista, Kellner escreveu diversas obras para o alaúde, que foram reunidas na coleção
Auserlesene Lauten-Stücke (
obras selecionadas para alaúde), publicada pela primeira vez em Hamburgo em 1747.
No álbum abaixo o alaudista espanhol José Miguel Moreno reproduz impecavelmente dezessete composições de Kellner para o alaúde barroco.
PHANTASIA - José Miguel Moreno
https://open.spotify.com/album/22tQdsrU7NmN6tI84hk6V2
SYLVIUS LEOPOLD WEISS (1687 - 1750)
Nascido em uma vila próxima à cidade alemã de Breslau (hoje Wroclaw, na Polônia), Weiss foi um dos mais importantes e prolíficos compositores para o alaúde de toda a história da música. Filho do também alaudista Johan Jacob Weiss, Sylvius tornou-se famoso e reconhecido por seu enorme talento e técnica ao instrumento, fazendo com que fosse contratado como músico das cortes de Breslau, Roma e Dresden, e como professor de música dos príncipes da casa Lobkowicz, da Boêmia. Foi também amigo de Wilhelm Friedmann Bach, através do qual conheceu seu pai, J. S. Bach. Ele compôs mais de 1000 obras para o alaúde, das quais 850 sobreviveram até os dias de hoje, incluindo sonatas, suítes, música de câmara e concertos.
O álbum escolhido é o primeiro volume de sonatas para o alaúde compostas por Weiss e magistralmente reproduzidas pelo músico sueco Jakob Lindberg.
LUTE SONATAS (VOL. 1) - Jakob Lindberg
https://open.spotify.com/album/16DdviHNogPBdi7J2z5b0i
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