Gattoni::rafa.soliveira::Gattoni::Isso não faz sentido nenhum.
Porque uma empresa vai colocar no catarse um jogo já em produção q ela já tinha o dinheiro pra investir (pois já pagou a produção) e deixar o catarse morder uma comissão de 13% do valor. Porque a editora não lança pré venda no próprio site. ou até pega um empréstimo que até agosto vai ter pago menos do que os 13% se pegar uma linha bacana. Ou eles não tem noção nenhuma de finanças, ou fizeram um baita acordo diferenciado com o catarse.
A explicação que elas deram foi que como elas são novas no mercado, usando o Catarse daria mais confiança do que elas venderem por conta própria e como elas vão vender só depois para as lojas, eu acho que margem delas ainda está boa. E sobre não terem noção de finanças, relaxa que elas tem contador.
velho imagina se elas conseguem a meta de 45mil... o catarse vai levar 6 mil. Elas poderiam vender 40 copias a menos do do metro que ganhariam a mesma coisa. já mandou fazer os jogos, se não vender muito na pré venda elas teriam o jogo em agosto pra vender tudo, e a pronta entrega esse jogos tem boas chances de vender pois está com preço bacana e são consolidados. Alem de tudo reduziria o risco de dar algo errado e atrasar tudo e já nascer queimada a empresa.
Mas de qualquer forma torço demais que uma empresa aqui de BH creça e dê certo.. só achei mega esquisito dar 13% pra alguem assim. Catarse nem faz nada, não ajuda nem o dono do projeto nem os apoiadores...
Esse esquema quem saiu mesmo ganhando foi o catarse... imagina se elas fazem o preço 13% mais barato... iria vender ainda mais na pré venda
Desculpa, mas de quanto seria a margem de lucro do lojista? Você acha que é menos que 13%? Aqui eu não sei, mas lá nos EUA alguns falam de 50%. Acho que aqui deve ser menor, mas enfim. Mesmo se eles fizessem a venda por conta própria, teria o problema de você estar comprando dealguém desconhecido, o Catarse pelo menos entrega uma segurança que se elas fizessem por um site próprio, elas nunca teriam. Voltando pro lojista, se fosse tirar lucro da editora + lucro do lojista, tenho quase certeza que este jogo sairia mais caro.
A questão de pré-venda não é só de financiar o jogo (algo que malandramente algumas editoras fazem e não falam), mas de gerar caixa. Quanto mais rápido a editora faz caixa, mais capital ela tem para financiar outros jogos. As editoras que abandonaram pré-venda foram aquelas que tem um caixa grande o suficiente para bancar produções, não é o caso aqui e nem de todas as outras que ainda usam dessa modalidade. O problema disso, é aquilo que todo mundo tá cansando de saber pré-vendas estão queimadas.
Só pra deixar claro, não condeno o lucro de ninguém, empresas/lojas TEM que ter seu lucro, sem lucro ninguém ganha dinheiro, ninguém reinveste e o hobby estagna, simples assim. A questão disso nunca foi "ganância" de x ou y, mas de quanto você pode cobrar por algo e quando o consumidor pode pagar. No momento que o quanto o consumidor está disposto a pagar por produto x não dá lucro suficiente para reinvestir o sinal amarelo está aceso e daí a coisa fica ruim.
Deixando isso claro, agora vem meu "problema" com isso, se minha hipótese está certa, essa forma de pré-venda enfraquece o lojista e o lojista é essencial para o hobby, primeiro porque te dá publicidade com o jogo na prateleira, segundo porque te dá um local para jogar e terceiro dá a opção de comprar online e espalhar mais o produto. Eu não acho que essa modalidade irá ser usada por muito tempo ou vai virar moda, mas acho ela complicada.