Por Fernando da Taberna do Giba
Em Chronos Conquest você irá batalhar pelo trono dos deuses, como um dos filhos de Chronos, o Deus do Tempo. Para ser bem sucedido você precisará conquistar as ilhas e ganhar o favor dos deuses. Você pode passar por este teste do tempo?

Chronos Conquest, de Witty Editions, é um inovador jogo em tempo real, em que você batalha por pontos usando uma ampulheta. Apesar de ser tempo real, Chronos Conquest não é apenas um caos. Táticas e estratégias vão fazer a diferença entre a vitória e a derrota. Em 2010 uma versão anterior do jogo “'Witty Chronos'” foi homenageado com o prêmio do designer francês Boulogne-Billancourt boardgame, cedido desde 1977.

Qual a novidade de Chronos Conquest?
Como Chronos Conquest é jogado em tempo real, você não terá muito tempo para tomar suas decisões - as ampulhetas correm em apenas 30 segundos. Jogadores que conseguirem pensar rápido e ajustar suas táticas em reação às circunstâncias em constante mudança vão ganhar a vantagem. As regras do jogo são intuitivas e fáceis de entender.
Não apenas jogadores veteranos apreciarão Chronos Conquest, mas também mais jogadores casuais devido à grande variedade de maneiras de jogar. Um grande grau de re-jogabilidade é conseguido com as inúmeras combinações de cartas de Deus e Cidades, que fazem cada rodada ser diferente. Chronos Conquest é projetado para ser jogado por três a seis jogadores.

Como jogar?
O setup do jogo é simples. Cada um recebe dois ou três ampulhetas, dependendo do número de jogadores. Seis cartas de Deus e duas de Cidade serão também aleatoriamente colocado para fora. Os campos de batalha dos jogadores são pilhas de cartas do Arquipélago. Estas cartas de arquipélago consistem de Monstros, Ilhas, Ventos e Pragas. Cada jogador vira uma de suas ampulhetas e o coloca sobre uma pilha de cartas. Quando a ampulheta se esvaziar, se nenhuma outra ampulheta for colocada na pilha, o jogador pode receber a carta de cima.

No entanto, se dois jogadores tiverem suas ampulhetas na mesma pilha, nenhum conseguirá a carta. Em vez disso, você terá que fazer um acordo, ou esperar o outro jogador sair. As cartas de ilha valem pontos diferentes (10 a 100). O vencedor é o primeiro a conseguir 200 pontos. Cartas diferentes de vento podem multiplicar pontos, permitindo-lhe chegar mais cedo em seu objetivo.
As cartas de Deus e Cidade permitirão vários efeitos serem ativado, que podem mudar o rumo de cada jogo. Hades, por exemplo, pode punir seus oponentes por mudar suas ampulhetas para o Mundo Inferior. Ares permite roubar outras cartas de jogadores, e o ciclope fornece uma nova condição de vitória alternativa. Há mais de 40 cartas de Deuses, 12 cartas de Cidade e 120 cartas de Arquipélago, além de 16 ampulhetas disponíveis. Cada uma das cartas com habilidades únicas.

O jogo ainda se encontra em financiamento coletivo, mas já ultrapassou o limite para ser lançado. Casos novas metas sejam alcançadas, terá um tabuleiro maior e ampulhetas personalizadas para cada jogador.