Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Bullfrogs
  4. Dúvidas sobre decisão

Dúvidas sobre decisão

Bullfrogs
  • avatar
    Dr. Estranho20/04/15 12:21
    avatar
    Dr. Estranho
    20/04/15 12:21
    120 mensagens MD

    Ontem fizemos nossa primeira partida de Bullfrogs. E foi muito divertido. Porém fiquei com algumas dúvidas com relação as decisões que o jogador do turno encontra durante as rodadas.

    Pelo que entendi, em caso de empate o jogador da vez escolhe entre os sapos derrotados e faz o salto deles para as VR adjacentes.

    -Nossa primeira dúvida ficou em caso de empate com mais de um sapo. Um par ou trio de sapos verdes com um par ou trio de sapos azuis, por exemplo, e tendo apenas 2 VR possíveis para salto. 
    O jogador da vez pode escolher um de cada para fazer o salto, ou ele necessariamente tem que escolher uma cor e saltar todos os possíveis e só depois passar para outra e assim por diante?

    -Outra dúvida está com relação a resolução das VRs. Supondo que depois de suas ações (recrutar e sabotar), exista mais de um VR para ser resolvida e aplicado os saltos dos sapos. O jogador pode escolher qual das VRs ele irá começar ou precisa ser na ordem em que elas foram sendo ocupadas?

    -O jogador é obrigado a fazer todas as ações ou ele pode se abster e fazer menos ações? 

    -Depois de feito dos os saltos o jogador precisa algumas vezes deslizar as VRs para reconectar com cartas adjacentes ao tronco.  Porém algumas vezes uma cadeia inteira se desligou. Existe uma ordem correta a ser seguida para o deslize? 
    Necessariamente temos que começar pela a carta que estava conectada a carta retirada ou pode ser a carta da ponta ou qualquer uma da sequência de cartas?
    Essa dúvida surgiu porque muitas vezes dependendo da combinação será preciso mudar várias cartas de lugar, as vezes apenas uma, que será o suficiente para reconectar todas novamente...

    Espero que não tenha ficado confuso... 
    Nesses casos na nossa partida, tomamos decisão de comum acordo. Mas gostaria da ajuda de vocês para tomar as decisões de maneira correta e equilibrada.

    Obrigado,

    5
    0
    4
  • Compre agora o jogo Bullfrogs na LUDOSTORE
    R$ 136,00 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • yxhjsk
    732 mensagens MD
    avatar
    yxhjsk20/04/15 14:39
    yxhjsk » 20/04/15 14:39

    Dr. Estranho::Pelo que entendi, em caso de empate o jogador da vez escolhe entre os sapos derrotados e faz o salto deles para as VR adjacentes.

    -Nossa primeira dúvida ficou em caso de empate com mais de um sapo. Um par ou trio de sapos verdes com um par ou trio de sapos azuis, por exemplo, e tendo apenas 2 VR possíveis para salto. 
    O jogador da vez pode escolher um de cada para fazer o salto, ou ele necessariamente tem que escolher uma cor e saltar todos os possíveis e só depois passar para outra e assim por diante?

    - Não é bem assim que funciona... de acordo com as regras:

    • "Se a batalha terminar em empate, o JOGADOR DO TURNO é considerado o VENCEDOR apenas para a prioridade de pular."


    Portanto, em caso de empate numa VR, o jogador do turno deve começar movendo TODOS os sapos dos outros jogadores e por último os seus (podendo ficar sem alternativa de salvá-los).

    Dr. Estranho::-Outra dúvida está com relação a resolução das VRs. Supondo que depois de suas ações (recrutar e sabotar), exista mais de um VR para ser resolvida e aplicado os saltos dos sapos. O jogador pode escolher qual das VRs ele irá começar ou precisa ser na ordem em que elas foram sendo ocupadas?


    Também de acordo com o manual:

    • "Se mais de uma Carta Vitória-Régia puderem ser pontuadas, o jogador do turno escolhe a ordem em que serão pontuadas."


    Portanto, o jogador escolhe mesmo. 

    Dr. Estranho::-O jogador é obrigado a fazer todas as ações ou ele pode se abster e fazer menos ações? 


    Bom, aqui vai da interpretação do termo usado no manual, onde diz que:

    • "O número de Ícones de Vitória-Régia no canto superior esquerdo das Cartas Vitória-Régia jogadas na primeira etapa determina o número de ações que o jogador pode realizar durante seu turno."

     Considerando o termo PODE no texto, acredito que o correto é que você possa fazer "até aquela quantidade de ações", não sendo obrigado a fazer todas (caso não queira ou não possa por qualquer motivo).

    Dr. Estranho::-Depois de feito dos os saltos o jogador precisa algumas vezes deslizar as VRs para reconectar com cartas adjacentes ao tronco.  Porém algumas vezes uma cadeia inteira se desligou. Existe uma ordem correta a ser seguida para o deslize?  Necessariamente temos que começar pela a carta que estava conectada a carta retirada ou pode ser a carta da ponta ou qualquer uma da sequência de cartas?


    Nesse caso, o manual também descreve uma série de pontos a serem observados ao deslizar as VR, mas os três abaixo estão diretamente ligados à sua dúvida:

    • "Cartas Vitória-Régia são deslizadas uma por vez, em qualquer ordem."
    • "Ao deslizar mais de uma Carta Vitória-Régia, o JOGADOR DO TURNO escolhe a ordem em que serão deslizadas."


    E ainda sobre essa dúvida:
    Dr. Estranho::Essa dúvida surgiu porque muitas vezes dependendo da combinação será preciso mudar várias cartas de lugar, as vezes apenas uma, que será o suficiente para reconectar todas novamente...


    • "Deslizar uma Carta Vitória-Régia pode criar um novo grupo de cartas separadas. Estas também devem ser deslizadas uma por vez até que todas estejam adjacentes."


    Portanto, quando sobram várias cartas separadas do grupo central, devem ser deslizadas uma a uma todas elas até que todas estejam conectadas. 

    Por exemplo: duas cartas ficaram desconectadas, o jogador do turno pega uma das duas (à escolha dele) e move para conectar em algum ponto. Depois pega a outra que ficou (ou não) separada após o movimento da primeira e a move também, para onde ele quiser. 



    Bem, acho que é isso... :woot:
    Espero ter ajudado... se alguma coisa não ficou muito clara, pergunte... ;)

    5
  • Chacheto
    14 mensagens MD
    avatar
    Chacheto20/04/15 14:42
    Chacheto » 20/04/15 14:42

    Vou tentar ajudar pelo que entendi.

    "Pelo que entendi, em caso de empate o jogador da vez escolhe entre os sapos derrotados e faz o salto deles para as VR adjacentes.

    -Nossa primeira dúvida ficou em caso de empate com mais de um sapo. Um par ou trio de sapos verdes com um par ou trio de sapos azuis, por exemplo, e tendo apenas 2 VR possíveis para salto. 
    O jogador da vez pode escolher um de cada para fazer o salto, ou ele necessariamente tem que escolher uma cor e saltar todos os possíveis e só depois passar para outra e assim por diante?"


    O jogador vencedor escolhe qualquer sapo derrotado para o salto e pode escolher um da mesma cor (mesmo jogador derrotado), ele que decide. Só precisa ser um derrotado. Me baseio pelo exemplo da página 10 (são sapos de VR diferentes mais ele salta a mesma cor) e a regra da página 5 que só me obriga a escolher sapos derrotados (não importa a cor). Lembre-se também que primeiro vão os sapos depois os sapos-boi. Se tiver 2 sapos verdes e 1 sapo-boi azul e o vermelho ganhou e tem 2 VR os 2 sapos verdes é que vão se salvar.

    3
  • yxhjsk
    732 mensagens MD
    avatar
    yxhjsk20/04/15 14:49
    yxhjsk » 20/04/15 14:49

    Chacheto::
    O jogador vencedor escolhe qualquer sapo derrotado para o salto e pode escolher um da mesma cor (mesmo jogador derrotado), ele que decide. Só precisa ser um derrotado. Me baseio pelo exemplo da página 10 (são sapos de VR diferentes mais ele salta a mesma cor) e a regra da página 5 que só me obriga a escolher sapos derrotados (não importa a cor). Lembre-se também que primeiro vão os sapos depois os sapos-boi. Se tiver 2 sapos verdes e 1 sapo-boi azul e o vermelho ganhou e tem 2 VR os 2 sapos verdes é que vão se salvar.

    Bem observado também (acho que não havia entendido exatamente a dúvida do Dr. Estranho)... 

    Se existiam 3 cores na VR e rolou empate entre os 3 (por exemplo 2 vermelhos, 2 verdes e 2 azuis) e o turno é do vermelho e só existem 2 VR disponíveis, ele pode mover 1 sapo verde e 1 azul (perdendo seus 2 sapos vermelhos e 1 de cada adversário, retornando-os para as reservas). 

    Caso existam Sapos-Boi na parada, nesse exemplo, eles não se salvariam. :woot:

    2
  • Chacheto
    14 mensagens MD
    avatar
    Chacheto20/04/15 15:00
    Chacheto » 20/04/15 15:00

    Isso me deixou na duvida:

    "Ele novamente vence a batalha,
    agora com Força 4 (1+1+2).
    O jogador azul tem Força 2, e o
    jogador verde tem Força 1.
    O Sapo do jogador verde deve ser
    pulado primeiro, então o jogador
    vermelho decide pulá-lo para a
    Carta Tronco. Como a única outra
    carta adjacente é a da direita, o
    jogador vermelho deve pular o
    Sapo-Boi do jogador azul para ela."

    Pois achei que podia mover qualquer derrotado, tipo os dois de um mesmo jogador e não manter o equilíbrio, mas pelo texto devo saltar sempre o com menos força. Se bem que essa regra só tá no exemplo da pagina 11 e não fala nas regras. Fiquei na duvida!

    1
  • Chacheto
    14 mensagens MD
    avatar
    Chacheto20/04/15 15:03
    Chacheto » 20/04/15 15:03

    Apesar que nesse exemplo o Azul só tem um sapo-boi e o verde um sapo e o resto é vermelho, então faz sentido começar pelo verde, mas o texto deixa algumas duvidas.

    1
  • tiofe
    156 mensagens MD
    avatar
    tiofe21/04/15 12:04
    tiofe » 21/04/15 12:04

    Pelo o que entendi das regras, não importa em qual combinação você vai pular os sapos para as vitórias régias adjacentes, desde que comece pelos sapos derrotados, seguidos pelos sapos-boi derrotados, depois os sapos do jogador vencedor, seguidos pelos sapos-boi do jogador vencedor.

    Exemplo: uma vitória régia termina em empate com 3 sapos verdes, 1 sapo azul, 1 sapo-boi azul e 1 sapo vermelho. É o turno do jogador vermelho, então como houve empate ele é considerado o vencedor, mesmo tendo a menor pontuação na vitória-régia. Com apenas três vitórias-régias adjacentes à que irá afundar, o jogador vermelho tem a opção de pular:

    • 3 sapos verdes e nenhum sapo azul;
    • 2 sapos verdes e 1 sapo azul;

    O sapo-boi azul não tem chance de pular, pois o jogador vermelho teria de, primeiro, pular todos os sapos azuis e verdes. Da mesma forma, o sapo vermelho não tem chance de pular pois ele vem depois do sapo-boi azul (derrotado) na ordem de prioridade, já que o jogador vermelho foi considerado vencedor.

    5
  • MVMVasconcelos
    649 mensagens MD
    avatar
    MVMVasconcelos22/04/15 10:30
    MVMVasconcelos » 22/04/15 10:30

    tiofe::Pelo o que entendi das regras, não importa em qual combinação você vai pular os sapos para as vitórias régias adjacentes, desde que comece pelos sapos derrotados, seguidos pelos sapos-boi derrotados, depois os sapos do jogador vencedor, seguidos pelos sapos-boi do jogador vencedor.

    Exemplo: uma vitória régia termina em empate com 3 sapos verdes, 1 sapo azul, 1 sapo-boi azul e 1 sapo vermelho. É o turno do jogador vermelho, então como houve empate ele é considerado o vencedor, mesmo tendo a menor pontuação na vitória-régia. Com apenas três vitórias-régias adjacentes à que irá afundar, o jogador vermelho tem a opção de pular:



    • 3 sapos verdes e nenhum sapo azul;
    • 2 sapos verdes e 1 sapo azul;



    Eu já acho diferente, pois o empate é entre verde e azul. Neste caso, o jogador vermelho moveria primeiro o sapo vermelho. Só que para os 2 outros sapos a serem movidos é que fica a dúvida. Nas nossas partidas, em caso de empate, movemos primeiro os sapos de quem está a direita do jogador ativo. 

    Então no caso de ser o jogador azul à direita do jogador vermelho, a jogada terminaria assim: 
    O jogador vermelho moveria: o sapo vermelho, o sapo azul, o sapo-boi azul e nenhum sapo verde .

    No caso de ser o jogador verde à direita do jogador vermelho, a jogada terminaria assim: 
    O jogador vermelho moveria: o sapo vermelho, dois sapos verde e nenhum sapo azul.

    Usamos isso do jogador a direita, só pra evitar confusões; não é nada que esteja nas regras que determine qual deve ser movido primeiro.

    tiofe::O sapo-boi azul não tem chance de pular, pois o jogador vermelho teria de, primeiro, pular todos os sapos azuis e verdes. Da mesma forma, os sapos vermelhos não tem chance de pular pois eles vem depois do sapo-boi azul (derrotado) na ordem de prioridade, já que o jogador vermelho foi considerado vencedor.


    Entretanto, seguindo a sua lógica, o que teríamos feito aqui é mover todos os sapos de uma cor e depois todos os sapos de outra cor. Dessa maneira, ou seria movido todos os sapos verdes ou os dois sapos azuis e um sapo verde.

    1
  • tiofe
    156 mensagens MD
    avatar
    tiofe23/04/15 00:10
    tiofe » 23/04/15 00:10

    Poxa, joexadrez, quanto ao exemplo que dei, tinha certeza de que o sapo vermelho pularia por último. Ou seja, nesse caso, não pularia. Portanto, resolvi consultar o BGG e o próprio Keith Matejka diz que é isso mesmo:

    http://boardgamegeek.com/thread/1317242/order-jumping-when-there-tie-and-active-player-min

    joexadrez::Entretanto, seguindo a sua lógica, o que teríamos feito aqui é mover todos os sapos de uma cor e depois todos os sapos de outra cor. Dessa maneira, ou seria movido todos os sapos verdes ou os dois sapos azuis e um sapo verde.

    Na verdade, não foi bem isso o que eu quis dizer. Ainda acho que o jogador do turno pode escolher pela combinação que preferir, desde que siga a ordem de prioridade. No caso de termos dois sapos azuis e dois sapos verdes e apenas duas vitórias-régias adjacentes, o jogador do turno, supondo que seja vermelho ou amarelo, poderia escolher pular:
    • 2 sapos azuis;
    • 2 sapos verdes;
    • 1 sapo azul 1 sapo verde;

    A sua regra quanto à disposição dos jogadores na mesa é interessante, porém do modo que descrevi acho que temos mais espaço para estratégias (e conflitos, hehehe).

    3
  • MVMVasconcelos
    649 mensagens MD
    avatar
    MVMVasconcelos23/04/15 09:03
    MVMVasconcelos » 23/04/15 09:03

    tiofe::Poxa, joexadrez, quanto ao exemplo que dei, tinha certeza de que o sapo vermelho pularia por último. Ou seja, nesse caso, não pularia. Portanto, resolvi consultar o BGG e o próprio Keith Matejka diz que é isso mesmo:

    http://boardgamegeek.com/thread/1317242/order-jumping-when-there-tie-and-active-player-min


    Bom, então isso vai mudar bastante a maneira como jogamos! É bom porque sempre tem uma regra nova hahahah

    tiofe::A sua regra quanto à disposição dos jogadores na mesa é interessante, porém do modo que descrevi acho que temos mais espaço para estratégias (e conflitos, hehehe).


    Fizemos isso já pra evitar conflitos, o que vai acontecer se for possível escolher qualquer combinação de cor de sapo para mover no caso de empate. Tentaremos assim e diremos adeus às amizades :P

    2
Responder
  • 1(current)
  • 2
Bullfrogs - Dúvidas sobre decisão
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.