Dr. Estranho::Pelo que entendi, em caso de empate o jogador da vez escolhe entre os sapos derrotados e faz o salto deles para as VR adjacentes.
-Nossa primeira dúvida ficou em caso de empate com mais de um sapo. Um par ou trio de sapos verdes com um par ou trio de sapos azuis, por exemplo, e tendo apenas 2 VR possíveis para salto.
O jogador da vez pode escolher um de cada para fazer o salto, ou ele necessariamente tem que escolher uma cor e saltar todos os possíveis e só depois passar para outra e assim por diante?
- Não é bem assim que funciona... de acordo com as regras:
- "Se a batalha terminar em empate, o JOGADOR DO TURNO é considerado o VENCEDOR apenas para a prioridade de pular."
Portanto, em caso de empate numa VR, o jogador do turno deve começar movendo TODOS os sapos dos outros jogadores e por último os seus (podendo ficar sem alternativa de salvá-los).
Dr. Estranho::-Outra dúvida está com relação a resolução das VRs. Supondo que depois de suas ações (recrutar e sabotar), exista mais de um VR para ser resolvida e aplicado os saltos dos sapos. O jogador pode escolher qual das VRs ele irá começar ou precisa ser na ordem em que elas foram sendo ocupadas?
Também de acordo com o manual:
- "Se mais de uma Carta Vitória-Régia puderem ser pontuadas, o jogador do turno escolhe a ordem em que serão pontuadas."
Portanto, o jogador escolhe mesmo.
Dr. Estranho::-O jogador é obrigado a fazer todas as ações ou ele pode se abster e fazer menos ações?
Bom, aqui vai da interpretação do termo usado no manual, onde diz que:
- "O número de Ícones de Vitória-Régia no canto superior esquerdo das Cartas Vitória-Régia jogadas na primeira etapa determina o número de ações que o jogador pode realizar durante seu turno."
Considerando o termo PODE no texto, acredito que o correto é que você possa fazer "até aquela quantidade de ações", não sendo obrigado a fazer todas (caso não queira ou não possa por qualquer motivo).
Dr. Estranho::-Depois de feito dos os saltos o jogador precisa algumas vezes deslizar as VRs para reconectar com cartas adjacentes ao tronco. Porém algumas vezes uma cadeia inteira se desligou. Existe uma ordem correta a ser seguida para o deslize? Necessariamente temos que começar pela a carta que estava conectada a carta retirada ou pode ser a carta da ponta ou qualquer uma da sequência de cartas?
Nesse caso, o manual também descreve uma série de pontos a serem observados ao deslizar as VR, mas os três abaixo estão diretamente ligados à sua dúvida:
- "Cartas Vitória-Régia são deslizadas uma por vez, em qualquer ordem."
- "Ao deslizar mais de uma Carta Vitória-Régia, o JOGADOR DO TURNO escolhe a ordem em que serão deslizadas."
E ainda sobre essa dúvida:
Dr. Estranho::Essa dúvida surgiu porque muitas vezes dependendo da combinação será preciso mudar várias cartas de lugar, as vezes apenas uma, que será o suficiente para reconectar todas novamente...
- "Deslizar uma Carta Vitória-Régia pode criar um novo grupo de cartas separadas. Estas também devem ser deslizadas uma por vez até que todas estejam adjacentes."
Portanto, quando sobram várias cartas separadas do grupo central, devem ser deslizadas uma a uma todas elas até que todas estejam conectadas.
Por exemplo: duas cartas ficaram desconectadas, o
jogador do turno pega uma das duas (à escolha dele) e move para conectar em algum ponto. Depois pega a outra que ficou (ou não) separada após o movimento da primeira e a move também, para onde ele quiser.
Bem, acho que é isso...

Espero ter ajudado... se alguma coisa não ficou muito clara, pergunte...