fredbarcelos:ar o trabalho do designer do jogo no lixo, afirmando que o jogo é "quebrado" ou "desbalanceado" pq vc não tem tempo de aprender todas os caminhos que ele desenvolveu para o jogo, pois isso, na minha opinião, é falta de respeito com o trabalho realizado.
Mas as vezes o jogo e quebrado e desbalanceado msm, faz parte. Não vejo como desrespeito. Tem muitos jogos com expansão ou regras que corrigem depois do lançamento. Pois por mais que o designer teste seus jogos, nada se compara quando o jogo vai para as prateleiras e centenas de pessoas jogam no msm dia, milhares de jogatinas ao mês.
(Apaguei as mensagens anteriores para não ficar um fórum gigante)
Em primeiro lugar, você precisa aprender interpretação de texto. Eu nunca disse que Feast era quebrado. Nem Mombasa. Alias nem o criador do tópico disse isso. Você (e vários outros) que entendem errado. Mas tudo bem ter falta de interpretação de texto. é dificil mesmo no brasil as pessoas conseguirem ler direito rsrsrsrs.
Vamos lá. (falando só por mim e não pelo criador do tópico.
EU, Gustavo, NÃO SOU FÃ de jogos onde uma estratégia tem muita vantagem sobre as demais repare que estou falando de ESTRATÉGIA DESTACADA. Ponto. Se o jogo te dá dois caminhos (ou mais) e um você consegue pontuar bem desde as primeiras partidas e outro você tem que jogar o jogo umas 15/20 vezes pra aprender a dominar aquilo, eu não curto.
O exemplo de Orleans: avançar na trilha de universidade e construir guildas é o único jeito de fazer pontuação alta no jogo base. Eu joguei focando em outras coisas até com iniciantes. Peguei manufatura de todos os itens e coloquei engrenagens que fazem utilizar menos trabalhadores pra manufaturar. Consegui com isso gerar uns 10 pontos por rodada até acabar os tokens de manufatura. também peguei algumas moedas. Mas quase não fui na trilha de universidade e fiquei uns 30 pontos atrás de alguém que nunca tinha jogado e só fez aquilo. e é um jogo que eu "domino".
em mombasa, sinto a mesma coisa. uma trilha mal te dá recompensas e, se vc não jogar várias vezes, não vai conseguir usar. a outra te dá as mesmas recompensas e você usa de boa. EU não gosto de jogos assim. Gosto de jogos que qualquer caminho que você seguir vai te dar oportunidades iguais. que nenhum fique destacado sobre os outros.
conheço um grupo que compra um jogo novo e eles ficam uns 6 meses só jogando esse jogo, até dominar cada aspecto do jogo, ter certeza que exploraram todas as probabilidades e depois quase nunca mais jogam. você e seus amigos parecem se divertir com algo parecido e é bom pra vocês. sério mesmo. mas não venha com ironia chamando os outros de burro ou coisa do tipo por que nem todos gostam de jogos assim.
Mombasa é um baita jogão. mas pra mim é ÓBVIO que a trilha de escriturário não foi bem balanceada com o resto do jogo. e tem vários jogos que são assim também. eu vejo muita diferença entre uma curva de aprendizado que te permite pegar qualquer estratégia e te fazer pontuar mais nela conforme você vai dominando e um jogo que uma estratégia se sobressai sobre as demais.