Essa relação é facilmente percebida quando penso em jogos de guerra que adquiri recentemente.
Manoeuvre é um jogo brilhante - rápido, inteligente, dinâmico e com a carga certa de tensão. Ele está alocado dentro da história das Guerras Napoleônicas, mas não retrata nenhuma dessas de forma exclusiva, nem apresenta modo campanha. Mesmo assim é um ótimo jogo.
De outro lado, o 1914: Glory's End / When Eagles Fight apresenta um conceito de jogabilidade via campanhas. Em Glory's End temos o início da Primeira Guerra Mundial com a Alemanha invadindo a Bélgica para atingir e dominar a França, o chamado Plano Schlieffen. Se o jogador que controla a Alemanha passar pela Bélgica no mapa do jogo, isso libera ao outro jogador os exércitos belgas e britânicos - ou seja, a determinação da "história" é feita pelos jogadores, ainda que seja completamente baseado nos eventos.
Assim, acho que ambos conseguem dar seu ritmo e imprimir sua qualidade. Alguns acharão as ações e a jogabilidade do segundo travadas, outros que adoram a história das guerras irão adorar.
Concordo que um jogo que traga o fator histórico da guerra, sem limitar em demasia a sua jogabilidade será mais facilmente apreciado por um público maior.
Belo post.
Abraços